Indicadores alternativos de pesquisa

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Indicadores
de Pesquisa são ambíguos – um trabalho pode ser citado por razões positivas ou
negativas.
Agências
de financiamento e universidades focam no impacto positivo na avaliação da
pesquisa, o que inclui cada vez mais métricas/ indicadores alternativos.
Os pesquisadores podem gerar um relatório mais completo de seu
impacto se incluir indicadores aparentemente negativos – tais como
comparações/confrontos com pessoas importantes ou ações jurídicas – assim como
indicadores aparentemente positivos.
Para
explorar essa ideia o Centro de Estudos de Interdisciplinaridade (da Universidade do North Texas) discutiu meios
para avaliar o impacto de suas atividades de pesquisa. Começaram com
indicadores de impacto acadêmico (número e local de publicações, citação de
medidas de indexação, número e tamanho de prêmios recebidos) e, após sugeriram
diversos outros indicadores, incluindo os negativos.
Veja
alguns dos indicadores apontados:

Engajamento público
Comunidade acadêmica
Mídia
Despertar grande público para a pesquisa
Convites para apresentar, revisar ou deliberar
Downloads de artigos
Engajamento com os cidadãos no exterior
Realizações interdisciplinares
Acesso ao website
Cartas de pessoas
importantes
Nomeações como conselheiro
Entrevistas em rádio e televisão
Encontros com pessoas importantes
Reputação de colaboradores próximos e/ou como
membro de um time/equipe
Citações na mídia
Participação na educação pública
Autoria de livros-texto
Cunhagem de uma frase
Citações em documentos políticos
Citações em depoimentos e pesquisas
Tendências em mídias sociais
Discussões públicas de pesquisas
Audiência em congressos e eventos
Menções em blogs
Protestos, demonstrações
Entradas no currículo
Venda de livros

Texto de J. Britt Holbrook, Kelli R. Barr e Keith Wayne Brown da University of North Texas, USA.

Confira o texto original (em inglês) na íntegra: http://www.nature.com/nature/journal/v497/n7450/pdf/497439a.pdf
29 de maio de 2013

Publicado por Priscila Jacobsen