Journal Citation Report 2015: Fator de Impacto dos periódicos

Compartilhe

Estão no ar as estatísticas de 2015 do Journal Citation Reports (JCR), editado pela Thomson Reuters. A base, disponível para usuários do Portal de Periódicos da Capes, apresenta dados de mais de 11 mil revistas científicas, indicando quais são as principais e mais relevantes publicações do mundo.

Desde 1975 – e disponível na internet a partir de 1997 –, o JCR fornece informações estatísticas que auxiliam pesquisadores, editores e outros profissionais a selecionarem os periódicos mais expressivos em determinadas áreas do conhecimento. A plataforma é integrada à Web of Science – ferramenta multidisciplinar de referências que reúne somente os títulos mais significativos em seus respectivos campos.

Com uma interface dinâmica e interativa, o JCR permite ao usuário realizar pesquisas específicas, refinando os resultados a serem mostrados, além de uma interação direta com outras bases da Thomson Reuters. Os dados e resultados dos filtros podem ser baixados, salvos e compartilhados por e-mail, além de permitirem visualizações gráficas e pesquisas por diversos parâmetros.

O JCR fornece avaliação da posição de um determinado periódico na literatura acadêmica por meio da avaliação objetiva de informações quantificáveis. A análise compreende dados de citação, métricas de impacto e influência. O processo de seleção de cada título é um exercício contínuo com foco na identificação, na avaliação e na seleção das revistas científicas internacionais e regionais mais importantes e influentes. 

“Ser capaz de reconhecer insights significativos de influência de um periódico é um componente crítico no processo de avaliação para editores, pesquisadores e bibliotecários”, afirma Emmanuel Thiveaud, executivo da editora. “Ao quantificar o impacto de milhares de publicações ao redor do mundo com uma metodologia confiável e consistente, fornecemos métricas potentes, seguras e significativas para a comunidade científica”, complementa.

Os usuários podem acessar o JCR por meio da opção “Buscar base” do Portal de Periódicos, buscando por JCR. É possível verificar, por meio de pesquisa na base, os dez periódicos com maior fator de impacto das Science Edition (SCIE) e Social Science Edition (SSCI). Com exceção de um título da SSCI, todos os outros estão disponíveis para consulta no Portal de Periódicos.

Fonte: Biblioteca do ICBS

27 de junho de 2016

Publicado por Priscila Jacobsen