Journal Citation Reports 2019

Compartilhe

 

O Web of Science Group, pertencente à Clarivate Analytics, lançou em 20 de junho, a atualização anual de seu relatório de citações, o Journal Citation Reports.

Esse relatório agrega as interrelações mais relevantes de citações criadas pela comunidade de pesquisa através de um conjunto valioso, independente e neutro de dados, métricas e análises dos periódicos mais impactantes do mundo, por área do conhecimento. Os periódicos estão incluídos nos índices Science Citation Index Expanded (SCIE) e Social Sciences Citation Index (SSCI), parte da Coleção Principal da Web of Science.
 

O JCR é o único relatório de citações do seu gênero que é completo e editorialmente seletivo, contém todos os dados necessários para o entendimento dos critérios que agregam o valor e o impacto de cada publicação. Os dados das publicações são selecionados por uma equipe global de especialistas que avalia e seleciona as coleções dos periódicos, livros e atas de conferências cobertos na Coleção Principal da Web of Science, garantindo assim a precisão na avaliação do impacto do periódico.

Estas informações especializadas permitem que pesquisadores, editores, bibliotecários e financiadores, ou seja, toda a comunidade acadêmica, explorem os principais motivos do valor e impacto de uma publicação para os diversos públicos, fazendo melhor uso de um conjunto abrangente de dados e métricas disponíveis no JCR, incluindo o Journal Impact Factor (JIF), fator de impacto da publicação.   

Acesse o nosso website para explorar todos os dados disponíveis.

Principais Características:
 

  • Seletividade: Nossa base de dados é preservada e atualizada para refletir a evolução da pesquisa científica e da contribuição acadêmica. A edição de 2019 inclui 11.877 periódicos de mais de 80 países, listados em 236 disciplinas. Do total de periódicos, 283 periódicos foram adicionados ao JCR pela primeira vez.

 

  • Estrutura: A gestão criteriosa das categorias nas quais as publicações estão organizadas é fundamental para manter uma relação de conteúdo lógico, garantindo que as categorias sejam relevantes para os pesquisadores e acomodando novas áreas de pesquisa.  Em 2019, três novas categorias foram inseridas: Quantum Science & Technology (SCIE), Development Studies (SSCI) e Regional & Urban Planning (SSCI).

 

  • Aprimoramento da Lista: Neste ano, dezessete revistas foram retiradas do Journal Citation Reports para garantir a integridade dos relatórios, representando 0,14% dos periódicos listados. O Journal Citation Reports é o único índice de citações que monitora e exclui os periódicos que demonstram um comportamento de citação fora do normal, como evidência de autocitação excessiva ou direcionamento acumulado de citações.

 

  • Transparência: A nova interface mudou de métricas de periódicos para inteligência de periódicos, oferecendo dados mais ricos e maior transparência para uma avaliação mais abrangente.


Novidades e atualizações do JCR 2019
 

  • Um link aprimorado de Obtenção de Correspondências de Artigos, que direciona os editores ao perfil de sua revista e permite adicionar esse link no próprio website da revista.
  • É possível imprimir ou realizar o download de uma Página de Perfil do Periódico através do link ‘versão para imprimir’.

 

  • Há um detalhamento dos “Itens não citados” por artigo e a possibilidade de visualizar os dados de distribuição de citações, na nova página de perfil do JCR. Além disso, é possível visualizar novos gráficos que mostram, tanto a classificação de percentil da publicação em uma categoria por ano, quanto os principais indicadores de uma publicação na página do Perfil da Publicação.

Todo o periódico tem uma história para contar

As páginas do perfil do periódico permitem explorar os dados do artigo para entender quem está utilizando, citando e gerando impacto. As citações no numerador e nos itens citáveis do denominador apontam para as listas exportáveis de dados de artigos, fornecendo informações completas sobre o cálculo do Fator de Impacto.

Outros recursos incluem:

Confira os dados da Web of Science

Explore todos os aspectos envolvidos nos artigos de um periódico.

Contexto ao longo do tempo

Confira o contexto do Fator de Impacto ao longo do tempo, usando a tendência e a distribuição de citações.

Explore a contribuição da sua instituição

Entenda a contribuição da sua instituição para o Fator de Impacto de um periódico.

3 de julho de 2019

Publicado por vanessa