Mecanismo de busca identifica contexto, opinião e ajuda a prever o futuro

Compartilhe

Mecanismo de busca identifica contexto, opinião e ajuda a prever o futuro:
A tecnologia de buscas na internet está se tornando capaz de abarcar a diversidade, identificando opiniões, tendências e até ajudando a prever o futuro.

Informações contextualizadas

Inspirados pelas ideias propostas por um bibliotecário indiano há quase um século, uma equipe europeia desenvolveu um novo sistema de buscas para a internet que leva em conta fatores como opinião, contexto, tempo e localização.

[ . . . ]
Fausto Giunchiglia, Univ. de Trento

“Os motores de busca atuais não levam em conta as dimensões da diversidade: fatores como quando a informação foi publicada, se há uma tendência de favorecer uma ou outra opinião, quem publicou e quando,” explica Fausto Giunchiglia, professor de ciência da computação na Universidade de Trento, na Itália.

Google da diversidade

Mas será que a tecnologia de buscas na internet poderá ser capaz de abarcar a diversidade? Poderá um mecanismo de buscas dizer-lhe, por exemplo, como a opinião pública sobre as mudanças climáticas mudaram na última década? Ou como a temperatura poderá estar daqui a um século, agregando estimativas atuais e do passado a partir de fontes diferentes?

[ . . . ]

Conhecimento aberto

O programa básico será disponibilizado como software de código aberto, e vários parceiros do projeto LivingKnowledge afirmaram que pretendem implementar a tecnologia em produtos comerciais.

[ . . . ]

Leiam na íntegra em:

5 de setembro de 2012

Publicado por Gabriela Marchioro