Microsoft publica 100 mil livros de acervo britânico

Compartilhe
A Microsoft declarou que assinou um contrato para escanear 100 mil livros da Biblioteca Britânica e publicar o material na internet. Pelo contrato, internautas poderão pesquisar em cerca de 25 mil páginas do material no próximo ano sem visitar a biblioteca ou pagar qualquer taxa.
O investimento inicial da Microsoft é de US$ 2,5 milhões, mas deve aumentar, já que o grupo e a biblioteca dizem que há planos de digitalizar mais publicações nos próximos anos.
Rival da Microsoft, o Google também tem planos para disponibilizar sua própria coleção digital, com material de quatro grandes bibliotecas, mas não será prejudicada pelo acordo.
A Biblioteca Britânica diz que o material parte do acordo com a Microsoft não é exclusivo e que também estará disponível no site da própria instituição, que pode ser pesquisado pelo Google.
“Essa é uma grande notícia para pesquisa e para trabalhos escolares. A ferramenta nos dará um enorme acesso das nossas coleções para pessoas em todo o mundo. Eles estarão acessíveis para todos, a todo momento, em qualquer lugar”, disse o diretor-executivo da Biblioteca Britânica, Lynne Brindley.
Fonte: Folha de S. Paulo, 05-11-2005
10 de novembro de 2005

Publicado por Gabriela Marchioro