Nova edição da revista científica da Capes

Compartilhe
Já está disponível a edição número cinco da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG).
Editada desde 2004 pela Capes/MEC, a RBPG é uma publicação técnico-científica que tem como objetivo a difusão, o debate de idéias, estudos e relatos de experiências sobre a pós-graduação, além da política de ciência e tecnologia, com enfoques interdisciplinares. Segundo a editora e coordenadora de Estudos e Divulgação Científica da Capes, Isabel Canto, nos próximos números, o objetivo é trazer para o debate assuntos tratados também no âmbito dos acordos internacionais de parcerias financiados pelas agências de fomentos brasileiras.
Ela cita como exemplo questões mais amplas relacionadas, por exemplo, à internacionalização da pós-graduação. “A RBPG pretende ampliar a sua abrangência, com a inclusão de artigos inéditos voltados ao estudo da colaboração científica internacional e sua intrínseca relação com a pesquisa e a pós-graduação”, diz. Isabel Canto adianta que a RBPG, que passou a ter periodicidade semestral, ao invés de quadrimestral, já está recebendo colaborações para a edição número 6. O prazo para o envio de artigos vai até o próximo dia 30 de setembro.
Um dos dez artigos que fazem parte da edição nº 5 é “Especialização: falácia ou conhecimento aprofundado?”, escrito pelo coordenador-geral de Acreditação de Cursos e Instituições de Ensino Superior da Secretaria de Ensino Superior (Desup/SESu/MEC), Orlando Pilati.
O artigo apresenta um perfil dos cursos de pós-graduação lato sensu de 1950 até hoje. Pode ser lido na seção Debates. O mestrado profissional, foco principal da edição anterior da RBPG, aparece em quatro dos seis artigos da seção Experiências. A produção do conhecimento e a construção da autoria online são aspectos abordados em Estudos. E a seção Documentos apresenta as normas que a RBPG adota com relação a colaborações.
Os interessados em adquirir a revista devem acessar a página da Capes: http://www.capes.gov.br/rbpg/portal/.
(Fátima Schenini, da assessoria de comunicação do MEC)
Fonte: JC e-mail 3075, de 08 de Agosto de 2006.
8 de agosto de 2006

Publicado por Gabriela Marchioro