ORCID e publishers: conectando pesquisadores e pesquisa

O SciELO Brasil, membro do consórcio brasileiro do ORCID e pioneiro da publicação em acesso aberto, é parceiro do ORCID desde 2017. Com seu incentivo, mais de 75 dos periódicos que utilizam a plataforma SciELO agora solicitam iDs ORCID durante a submissão de artigos e vários também assinaram nossa Carta Aberta. Até o final de 2019, cerca de 290 periódicos indexados pelo SciELO Brasil exigirão dos autores iDs ORCID durante o processo de submissão.

O SciELO faz parte da comunidade editorial mais ampla que tem adotado entusiasticamente o ORCID. Os publishers vem incorporando iDs nos sistemas de submissão de manuscritos desde o lançamento do ORCID e estão liderando o campo no uso do ORCID para reconhecer atividades de avaliação por pares. Os pesquisadores são ainda mais propensos a usar seu iD no fluxo de trabalho de publicação, e existem mais de 32 milhões de obras conectadas com registros ORCID, representando mais de 10 milhões de DOIs exclusivos.

Para alcançar nosso mantra de “ingressar uma vez, reutilizar com frequência”, confiamos nas organizações para conectar – confirmar – dados validados nos registros ORCID dos pesquisadores. Para os publishers, isso significa confirmar metadados de obras (publicações, conjuntos de dados, atividades de revisão por pares etc.). Para assegurar que estas afirmações sejam confiáveis, é essencial que os publishers e os periódicos reúnam iDs autenticados. Quando um pesquisador faz login (ou “autentica”) com seu iD e concede permissão a uma organização para acessá-lo, você pode estar certo de que o controle e a privacidade do pesquisador são respeitados, além de garantir que você tenha o iD correto para este autor. Os pesquisadores se beneficiam desta cooperação, sendo identificados de forma correta e exclusiva ao usar seu iD durante a submissão e sendo conectados com precisão às suas contribuições.

Com a permissão do pesquisador, os membros do ORCID (“Organizações confiáveis”) também podem ler, adicionar e atualizar informações deste registro. Os editores desempenham um papel importante: cerca de 2.000 periódicos estão exigindo iDs para autores correspondentes durante a submissão do manuscrito, cerca de 9.000 periódicos estão coletando iDs e mais de 2.400 publishersestão incorporando iDs nos metadados DOI fornecidos ao Crossref, que podem atualizar automaticamente o registro ORCID do autor.

Para o ORCID, tudo se resume à comunidade, e nos envolvemos de perto com organizações de todos os setores. Para a comunidade de publishers, isso inclui:

  • Publishers Open Letter 1: os signatários se comprometem a solicitar os iDs ORCID seguindo nossos padrões de implementação de boas práticas. Mais de 60 publishers já assinaram
  • ORCID for Publishers 2: uma página web com recursos e guias de boas práticas, incluindo sistemas de publicação habilitados para ORCID, estudos de caso e guias de visualização de iDs.
  • ORCID & Peer Review3: como e por que usar a API do ORCID para reconhecer as atividades do parecerista.
  • ORCID Publishing User Group4: um fórum da comunidade para qualquer pessoa envolvida na publicação, com webinários regulares sobre assuntos de interesse.
  • User Facilities and Publications Working Group5: um grupo da comunidade que usa o ORCID e outros identificadores para facilitar a citação de coleções e recursos de pesquisa.

Há muito mais a fazer para simplificar a entrada de dados para pesquisadores, garantir que o crédito pelo trabalho seja reconhecido e para divulgar a ampla gama de atividades em que os pesquisadores participam. Convidamos todos que estiverem interessados em tornar esta visão uma realidade para se juntar a nós! Inscreva-se no nosso grupo de Publishers4 dedicados para se manter informado e participar da discussão.

Você também é bem-vindo a nos contatar diretamente pelo e-mail <community@orcid.org>. Nós falamos sua língua e adoraríamos ouvir o que tem a dizer!

Texto de Ana Heredia e Gabriela Mejias para Scielo em Perspectiva

11 de dezembro de 2018

Publicado por Priscila Jacobsen