Portal de Periódicos da Capes é tema de encontro internacional

Compartilhe
Representantes do Brasil, Espanha, Portugal, Chile e EUA estarão reunidos em Brasília, na quinta-feira, dia 1º de dezembro, na Conferência Internacional sobre Acesso à Informação Científica e Tecnológica. Estarão em debate os cincos anos de existência do Portal de Periódicos da Capes.
O encontro será realizado das 9h às 18h30, no Hotel Nacional, em Brasília. Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da C&T, Sergio Rezende, participam da cerimônia de abertura. Além de reunir pró-reitores, pesquisadores, professores e bibliotecários, a Capes convidou José Joaquim Gomes Fernandes, da Fundação para a Computação Científica Nacional, de Portugal; Luís Anglada de Ferrer, do Consórcio de Bibliotecas Universitárias da Espanha; Anna Maria Prat Trabal, da Comissão de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Chile, dentre outros participantes.
Outro tema de discussão será a atuação das editoras e formas de utilizar melhor as bases de dados. As principais revistas e periódicos científicos internacionais estão reunidos no portal (http://www.periodicos.capes.gov.br), uma das maiores bases de dados eletrônicas do mundo.
Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o portal é um instrumento fundamental de apoio à pesquisa brasileira. “O Portal reduz as desigualdades regionais e democratiza o uso da informação científica porque qualquer pessoa pode ir a uma biblioteca das instituições credenciadas e fazer a consulta”, afirmou. O portal oferece 9.527 periódicos com textos completos a 163 instituições de ensino superior e institutos de pesquisa. De fácil acesso, coloca à disposição conteúdo atualizado sobre as descobertas científico-tecnológicas mundiais de todas as áreas do conhecimento. É reconhecido como instrumento de excelência pelo Institute for Scientific Information (ISI). As inscrições para a conferência podem ser feitas pelo endereço eletrônico cac@capes.gov.br
(Adriane Cunha, da Assessoria de Imprensa da Capes)
Fonte: JC e-mail 2904, de 29 de Novembro de 2005.
30 de novembro de 2005

Publicado por Gabriela Marchioro