Programas oferecem bolsas voltadas à pesquisa e à popularização da ciência

Estão abertos os períodos de submissão de propostas para os programas “Ciência na Sociedade Ciência na Escola” e de “Bolsas de Iniciação Científica” (PIBIC), gerenciados pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

O primeiro contempla projetos desenvolvidos na UFRGS com bolsas de Iniciação à Popularização da Ciência (BIPOP) e de Iniciação ao Ensino de Ciências (BIENC), incentivando docentes pesquisadores e estudantes de graduação a promoverem e participarem de atividades de Popularização da Ciência e ou Ensino de Ciências. A quota de bolsa BIPOP destina-se para atividades voltadas ao desenvolvimento social (divulgação), e a BIENC, mais especificamente ao desenvolvimento no ensino (formação), através de ações direcionadas a este público em questão. Propostas devem ser enviadas até 11 de maio. A página da Propesq traz informações mais detalhadas sobre o programa. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail difusaodaciencia@propesq.ufrgs.br.

Já o PIBIC busca proporcionar aos alunos de graduação da Universidade a integração em atividades de pesquisa, contribuindo para a formação acadêmica e profissional do estudante. Esse programa oferece bolsas institucionais provenientes de variadas fontes (BIC/UFRGS, BIC-Multidisciplinar/UFRGS, PIBIC/CNPq-UFRGS, PIBIC-AF/CNPq-UFRGS e PROBIC/FAPERGS-UFRGS), além da modalidade voluntária, registro de bolsas externas e aluno externo em pesquisa. Para o PIBIC, a submissão das propostas ocorre até dia 12 de maio. Outras informações na página da Propesq ou pelo e-mail bolsas.ic@propesq.ufrgs.br.

17 de abril de 2017

Publicado por Priscila Jacobsen