Projeto UNAPI na Biblioteca Central

No dia 24 de maio, a Biblioteca Central recebeu a visita de participantes do projeto UNAPI (Universidade Aberta para Pessoas Idosas). A visita foi a atividade inicial de interação entre a UNAPI e as Bibliotecas da UFRGS, representadas neste encontro por alguns dos bibliotecários da Biblioteca Central e da Biblioteca da ESEFID (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança).

As participantes familiarizaram-se com o ambiente e acervo da Biblioteca Central. No Departamento de Obras Raras, conheceram algumas das obras raras ou preciosas do acervo Eichenberg.

No Laboratório de Conservação e Restauro, tiveram contato com parte das rotinas para conservação preventiva e reparos de livros.

Às participantes foi mostrada também a estrutura do Sistema de Bibliotecas da UFRGS e o funcionamento de alguns dos serviços oferecidos, como o empréstimo domiciliar, orientações sobre circulação e alguns dos muitos recursos online disponíveis para pesquisa.

Ao final deste encontro tão rico em troca de experiências, as participantes sugeriram alguns dos temas de interesse para as próximas visitas, como os cuidados com os livros emprestados e como criar caixas de acondicionamento para livros sem condições de conserto.

O projeto UNAPI é realizado em parceria com o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS e oferece oficinas e cursos ao público idoso interno e externo à UFRGS. Tem como princípios norteadores estudos realizados sobre velhice, envelhecimento e longevidade. Para saber mais sobre o projeto, entre em contato com o Centro Cultural da UFRGS.

Quer conhecer mais sobre a Biblioteca Central você também? Acesse nosso site, aqui.  E claro, não deixe de nos visitar!

 

28 de maio de 2019

Publicado por Zuleika Branco