Yahoo anuncia digitalização do conteúdo de bibliotecas

Compartilhe

Seguindo o rastro do Google, o Yahoo anunciou sua digitalização do conteúdo de bibliotecas ao redordo mundo e publicação gratuita.

Mas no caso do Yahoo, o portal juntou forças como Internet Archive, Adobe, HP, European Archive, Prelinger Archives, o National Archives do ReinoUnido, a editora O’Reilly e as universidades da Califórnia e de Toronto para formar a Open Content Alliance (OCA).

O grupo planeja digitalizar um vasto material,incluindo conteúdo impresso e multimídia histórico, cultural e tecnológico do acervo de bibliotecas, arquivos e editores”, de acordo com um comunicado da Open Content Alliance OCA.

Além de ser uma iniciativa solitária, o projeto Google Library tem outras diferenças. A empresa afirma que pode escanear obras protegidas por direito autoral, baseada na lei de Uso Justo que permite, por exemplo, o uso de trechos de livro sem críticas literárias. O Authors Guild, grupo que representa 8 mil autores, discorda da visão e está processando a empresa.

A OCA, por sua vez, digitalizará conteúdo protegido por direito autoral apenas com a autorização do seu detentor. A associação não centralizará as obras digitais no Yahoo, mas o portal terá prioridade na busca das obras. Não há certeza se o conteúdo do Google Library poderá ser achado a partir de outros mecanismos de busca.

As universidades envolvidas na OCA fornecerão oconteúdo inicial. Adobe e HP entrarão com a tecnologia.
(Dow Jones Newswires, E Jornal do Brasil de 10/10/2005, Caderno Internet.)

10 de outubro de 2005

Publicado por Gabriela Marchioro