“Cinema e Filosofia” apresenta duas leituras filosóficas feitas por alunas de graduação

Dia 02, às 16h30, o ciclo “Cinema e Filosofia” apresenta dois trabalhos de graduação em Filosofia da Ufrgs realizadas a partir da disciplina “Filosofia e Cinema”, ministrada pelo professor Jônadas Techio. Ana Clara Meneguzzi produz uma leitura filosófica do filme “Over the Garden Wall”, de Patrick McHale (2014), e Joice Monticelli Furtado analisa o documentário brasileiro “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”, de Marcelo Gomes (2019).

Meneguzzi traz a produção infanto-juvenil sob a perspectiva de um conto de fadas (existencialmente) inóspito. Ela estabelece paralelos com o Inferno de Dante, em que os personagens têm de escapar. Para a estudante, “O segredo além do jardim” tenta responder problemas relativos à existência humana.  

Furtado compreende o documentário brasileiro com a questão: pode a “realidade” atrapalhar o fazer filosófico de um documentário? Ela busca entender as limitações que a produção do filme possui ao se construir ao redor de testemunhos reais. A aluna propõe as seguintes perguntas:  o que pensam os habitantes de Toritama( local do filme)? O que pensa o diretor do filme? Que recursos fílmicos o diretor usa para expor o seu ponto de vista? Um documentário construído ao redor de testemunhos está limitado a transmitir a visão de mundo de seus entrevistados?
Ambas as apresentações já estão disponíveis no canal “Cinema e Filosofia UFRGS” no Youtube. (https://bit.ly/3o1NnXm) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.