Mineração e sustentabilidade

Mineração e sustentabilidade

A mineração é uma atividade milenar que tem acompanhado o desenvolvimento da humanidade. Os minérios obtidos com essa prática estão presentes no dia-a-dia de todos: são utilizados na produção de combustíveis, geração de energia, construção civil, equipamentos eletrônicos e até mesmo no sistema financeiro, com a produção de moedas.

Em contrapartida, por ser uma atividade que impacta diretamente o meio ambiente, o custo desse desenvolvimento econômico se reflete muitas vezes na sustentabilidade dos locais em que a mineração ocorre. O professor do Instituto de Geociências da UFRGS, Rualdo Menegat, destaca que a mineração em pequena escala pode garantir um desenvolvimento local mais interessante: “Nós precisamos de uma mineração que tenha práticas mineiras sustentáveis e negociadas com a sociedade, principalmente com a comunidade local.”

Atualmente, a mineração também está em pauta pelos desastres socioambientais ocorridos em Mariana, em 2015, e em Brumadinho, em 2019. O professor do Departamento de Engenharia de Minas da UFRGS, Carlos Otávio Petter, diz que a prática da mineração deve se preocupar cada vez mais com os impactos que essa atividade pode gerar. “Isso é um sinal de alerta quando temos em jogo a rentabilidade das operações e muitas vezes pode colocar em risco a segurança das pessoas”, conta.

Nesse sentido, o programa Multiponto Mineração aborda a mineração através da sua importância para a economia e como essa atividade pode causar impactos, tanto para o meio ambiente quanto para as comunidades que estão envolvidas nessa prática.

Thaynan Schroeder, estudante do 5º semestre de Jornalismo da UFRGS

Assista ao programa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *