Extensão

  • ADAAC - Associação de Defesa Animal e Ambiental do Campus do Vale / UFRGS – Bichos do Campus Open or Close

    Prof. Responsável: Mara Ritter

    Esta ação de extensão visa reduzir os problemas decorrentes do abandono de animais nas dependências do Campus do Vale da UFRGS, através do encaminhamento dos animais para adoção e incentivo à tutoria responsável. Também objetiva esclarecer a comunidade interna e externa da UFRGS sobre o controle populacional e a tutoria responsável, tentando eliminar as causas e os problemas decorrentes do abandono, através de palestras, oficinas e atividades educacionais.

  • Conhecendo o Herbário ICN - Portas Abertas/UFRGS Open or Close

    Prof. Responsável: Mara Ritter

    Esta ação promove uma visita orientada às dependências do Herbário ICN, com relatos da história do mesmo e demonstrações da rotina de trabalho, procurando mostrar aos visitantes a importância das coleções botânicas. Também é apresentada uma pequena exposição dentro do acervo, com alguns representantes dos diversos grupos vegetais e fungos existentes na coleção, incluindo espécies de interesse alimentício, ornamental e medicinal, entre outros.

  • Desafios das Políticas Públicas em Biodiversidade Open or Close

    Prof. Responsável: Paulo Brack

    Esta ação de extensão objetiva a organização e participação de debates e palestras voltados a estudantes, técnicos, gestores e público em geral, sobre o estado de conservação da biodiversidade no RS e no Brasil, a fim de se contribuir para o acompanhamento e avanços das políticas públicas na área. Apoiam-se ações com vistas à proteção e à promoção, em especial, da flora nativa, em campanhas, proposições para técnicos de órgãos ambientais, e ações do Ministério Público. Avaliam-se as políticas contraditórias entre o que se chama de desenvolvimento e a conservação da natureza e seus processos ecossistêmicos, buscando-se a convergência de políticas pela vida diversa e sustentável.

  • Guia de Campo da Flora do Parque Estadual Tainhas Open or Close

    Prof. Responsável: Ilsi Iob Boldrini

    A ação de extensão tem como objetivo geral a elaboração de guia de campo para a flora campestre das diferentes Unidades de Conservação no Rio Grando do Sul, destacando-se, inicialmente, o Parque Estadual Tainhas. Como objetivos específicos, pode-se destacar a divulgação de conhecimento científico para o público geral; a contribuição para o conhecimento da flora nas Unidades de Conservação (UC's) do sul do Brasil e o treinamento de estudantes de graduação e de técnicos responsáveis pelas UC's. O projeto foi criado por solicitação de gestores de Parques, e propõe-se a organizar livros com textos e imagens para servir de subsídio para estudantes de escolas, pesquisadores, turistas nacionais e estrangeiros que visitam os Parques. A atividade é de grande importância, considerando a falta de material de divulgação nas UC's. Além disto, pode ser considerada como uma contrapartida, já que diversos projetos de pesquisa são realizados em UC's, com apoio logístico e técnico por parte dos gestores.

  • Ilustração Botânica Open or Close

    Prof. Responsável: Joao Iganci

    A ilustração científica acompanha os botânicos e naturalistas ao longo da história da Ciência e está diretamente ligada aos estudos sobre biodiversidade e conservação de espécies. Representa uma importante ferramenta para a conservação de espécies. O objetivo deste projeto de extensão é estimular o interesse pela Ilustração Botânica e formar recursos humanos para atuar nesta área. De forma específica, serão organizados e ministrados cursos de curta duração; serão realizadas atividades de orientação aos estudantes para o desenvolvimento das diferentes técnicas de Ilustração Botânica; serão ilustrados trabalhos taxonômicos em dissertações, teses e outros e o tema Ilustração Botânica será discutido no meio científico, abordando seu papel para a divulgação da Ciência. As atividades serão dirigidas aos estudantes de graduação na área de Ciências Biológicas, Artes Visuais e afins; estudantes de pós-graduação em Botânica e áreas afins; comunidade em geral.

  • Viveirismo - Práticas de Promoção da Agrobiodiversidade no Campo e na Cidade Open or Close

    Prof. Responsável: Paulo Brack

    O Grupo Viveiros Comunitários (GVC), contribuinte na formação profissional e humana dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFRGS, desde 1997, desenvolve ações de valorização do tema da agrobiodiversidade, em especial com plantas nativas, por meio do que chamamos de viveirismo ecológico, aliando práticas de manejo e cultivo de plantas com educação ambiental, tanto no meio rural como no urbano, estreitando os saberes acadêmicos e populares.

    http://www.ufrgs.br/viveiroscomunitarios

    extensao-viveirismo-1

    extensao-viveirismo-2