Mês: setembro 2009 (Página 1 de 8)

Reinauguração da Torre do Petróleo: monumento colocado pelo CAAR na Praça da Alfândega em 1963.

No próximo dia 1º de outubro, à tarde, haverá a reinauguração da “Torre do Petróleo”, monumento colocado pelo CAAR e pelo Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, no ano de 1963, por ocasião das comemorações dos 10 anos da promulgação da Lei Federal que instituiu o monopólio do petróleo pela União e criou a Petrobras.

A reinauguração será precedida por solenidade na Assembléia Legislativa do Estado. Por proposição do Dep. Raul Carrion haverá um “Grande Expediente Especial” da Assembléia em homenagem aos 55 anos do início das atividades da Petrobras. A solenidade terá início às 14hs do dia 1º de outubro. Após a sessão, haverá o deslocamento até a Praça da Alfândega onde será reinaugurada a Torre do Petróleo.

Um pouco da história da Torre do Petróleo.

Após sua instalação pelo CAAR e pelo Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos, em 1963, a Torre do Petróleo se transformou em um local de referência de atos e mobilizações populares contra o Regime Militar instalado no ano seguinte, 1964. Assim, em 1972 os militares decidiram retirar a Torre do Petróleo da Praça da Alfândega para impedir a continuidade dos protestos.

Por muitos anos a Torre do Petróleo ficou desaparecida.

Como primeiro Prefeito eleito após o Regime Militar, Alceu Collares – ao reencontrar a Torre do Petróleo em um depósito do município – decidiu reinstalá-la. Então em 1986 ela foi recolocada, mas não em seu local original: instalou-se a Torre do Petróleo na Praça Barão do Rio Branco, em frente ao prédio dos antigos Correios e Telégrafos. Em 1989 colocou-se, junto à Torre, também uma placa em “homenagem aos petroleiros do povo gaúcho em defesa do Monopólio Estatal do Petróleo e da Petrobras, contra os contratos de risco”.

Em 1993 o então vereador Raul Carrion, em contato com a prefeitura, conseguiu que se recolocasse a Torre do Petróleo na Rua Sete de Setembro, próximo a agencia Matriz do Banrisul. Já em 2006 a Torre foi novamente deslocada para a Rua Capitão Montanha, em frente à agência Matriz do Banrisul, através de um ato em homenagem à conquista da auto-suficiência em petróleo.

Em 2007, para obras de recuperação da Praça da Alfândega, a Torre foi novamente retirada com o compromisso de que seria realocada tão-logo fosse possível. Contudo, em fevereiro de 2009 ela foi encontrada abandonada em um parque, sem previsão de retorno à Praça, o que foi denunciado à época pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul nos órgãos de imprensa.

A partir de então, sob a coordenação do Dep. Raul Carrion, diversas entidades se mobilizaram para que a Torre fosse reinstalada na Praça da Alfândega, a saber: Sindipetro-RS, Sintramico, Sulpetro, Comissão Gaúcha em Defesa do Monopólio Estatal do Petróleo, UNE, UBES, Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos e CAAR.

Assim, com o apoio do Secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, foi realizada, em 30 de março deste ano, uma reunião com o Prefeito José Fogaça para tratar do assunto – reunião esta a que o CAAR esteve presente. Ali se firmou o compromisso de que a Torre do Petróleo retornaria ao seu devido local.

Assim, agora, em vista do dia 3 de outubro, que marca as comemorações dos 55 anos do início da Petrobras, a Torre do Petróleo será reinaugurada no dia 1º de outubro, após Grande Expediente Especial da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

(fonte: “O Lugar da Torre do Petróleo é na Praça da Alfândega!”, Dep. Raul Carrion)

Prorrogado prazo de inscrições no SIC da Faculdade de Direito

Foram prorrogaradas as inscrições do Salão de Iniciação Científica da Faculdade de Direito, as inscrições que terminariam sexta-feira (15.09.2009) encerram-se na próxima quarta-feira (30.09.2009). Não deixe de inscrever sua pesquisa!
O SIC da Faculdade ocorrerá entre os dias 13 e 16 de outubro.

Prazos para as seleções de materiais para o próximo A Toga e para a próxima Res Severa Verum Gaudium

Continuam abertas as inscrições de materiais para o jornal e a revista científica dos estudantes da Faculdade de Direito da UFRGS.

Aqueles que quiserem disponibilizar seus textos, artigos, crônicas, opiniões, charges, fotografias para publicação no jornal A Toga devem  enviá-los, até o dia 07 de outubro de 2009, para o e-mail jornalatoga@gmail.com, com o título “Material para A Toga”. Mais informações podem ser encontradas em http://www6.ufrgs.br/caar/?p=1023 .

Já os interessados em ter publicados seus artigos na Res Severa deverão enviar, até 16 de outubro, seus trabalhos para o e-mail caarufrgs@gmail.com, com o assunto “Artigo para a RSVG”, de acordo com as normas disponibilizadas no site (www.ufrgs.br/ressevera).

CAARbaré nesta sexta!

Conforme o definido anteriormente, o próximo CAARbaré acontece nesta sexta-feira, dia 02/10, a partir das 23h00. É a festa que ocorre no estacionamento da Faculdade, com entrada gratuita, bebida barata e música a noite toda. O estacionamento custa apenas R$3,00, mas se for beber, não dirija!

Caso chova, a festa será adiada.

Faculdade de Direito ganha selo de qualidade do Guia do Estudante

O curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da editora Abril e constará da publicação “GE Melhores Universidades 2009”.

Segue link para visualização do selo de qualidade referente à avaliação, o qual poderá ser usado pela instituição em seu material de comunicação e divulgação. http://gevestibular.abril.com.br/selos_ge2009.asp?CursoGraduacaoID=235462&opid=154661 . A lista completa pode ser conferida em www.melhoresuniversidades.com.br.

Página 1 de 8

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén