Mês: outubro 2009 (Página 1 de 5)

Resultado das Eleições para a Diretoria Executiva do CAAR

Parabéns à Chapa 01: CAAR em movimento - Concretizando Ideias

Votos na chapa 2: contaram-se 168 (cento e sessenta e oito) votos válidos na chapa 2, correspondendo a 32,63% dos votos válidos.

Votos na chapa 1: contaram-se 232 (duzentos e trinta e dois) votos válidos na chapa 1, correspondendo a 45,04% dos votos válidos.

Assim, proclamou-se como eleita para a Diretoria Executiva do CAAR a Chapa 01 – “CAAR em movimento – concretizando ideias”, com mandato a contar de 11 de novembro de 2009.

A Comissão Eleitoral parabeniza a todos os concorrentes e deseja sucesso para a nova gestão do CAAR.

Morre primeira juíza do país, antiga aluna da UFRGS

Thereza Grisólia Tang, a primeira desembargadora do país, morreu aos 87 anos, em Florianópolis, no último sábado e foi sepultada no dia 18 no Cemitério Jardim da Paz. Thereza Grisólia Tang se formou na UFRGS na turma de 1951, mesma turma do ex-diretor da Faculdade de Direito da UFRGS, José Sperb Sanseverino.

Nascida em São Luiz Gonzaga, no interior do Rio Grande do Sul, prestou concurso para a magistratura catarinense, e em 1954 foi nomeada juíza substituta da 12ª circunscrição judiciária, com sede em Criciúma. Foi a primeira mulher a tornar-se juíza no Brasil, ingressando na magistratura de Santa Catarina em 1954. Nesta condição, única mulher no Judiciário estadual, manteve-se por quase 20 anos, pois a segunda juíza do estado viria a ser nomeada apenas em 28 de maio de 1973.

Ela ocupou também a presidência do TJSC em 13 de dezembro de 1989, concluindo o mandato do desembargador Nelson Konrad – aposentado por idade naquela data. A desembargadora Thereza Tang, até então vice-presidente, ocupou o mais alto cargo do Judiciário de Santa Catarina até 5 de março de 1990. Foi magistrada em várias comarcas de SC: Araranguá, Criciúma, Turvo, Timbó, Palhoça, São José, Laguna, Joaçaba e Florianópolis. Nestes últimos 10 anos nenhuma outra mulher alcançou o cargo de Desembargador no Tribunal de Justiça catarinense.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2689172.xml&template=3898.dwt&edition=13345&section=134

Os 1164 novos livros para a Biblioteca do Direito

Está disponível, em arquivo cedido pela BIBDIR, a lista com os 1164 itens comprados para a Biblioteca do Direito com os R$111.00,00 de verba vinda da Reitoria, divididos em livros destinados a atender ao curso de Graduação (749 itens) e de Pós-Graduação (415 itens).

Os recursos são disponibilizados todos os anos pela Universidade, tendo a Faculdade de Direito deixado de aproveitar a oportunidade por mais de uma década, até recentemente. A lista, com 52 páginas, pode ser conferida no link abaixo.

Compras em 2009 para a BIBDIR GRAD e PG

Encerramento do XI Salão de Iniciação Científica da Faculdade de Direito (CAAR – COMPESQ/DIR)

Na última sexta-feira houve a Sessão Final do XI SIC da Faculdade de Direito, organizado pelo CAAR em conjunto com a Comissão de Pesquisa da Faculdade.
Onze pesquisadores haviam sido selecionados no decorrer da semana para nova apresentação perante a Sessão Final. A Banca composta pelo Prof. Humberto Ávila, pelo Prof. Danilo Knijnik e pela Prof. Martha Jimenez escolheu como destaque final do Salão a pesquisa da acadêmica RAQUEL LIMA SCALCON, do quinto ano manhã.
Sua pesquisa, intitulada “Mandados Constitucionais Implícitos de Criminalização: Análise de Fundamentos”, foi orientada pelo Prof. Tupinambá Pinto de Azevedo.
Parabéns a todos os pesquisadores!

XIII Semana Jurídica da UFSC

A diretoria do CAXIF/UFSC apresenta, nos dias 27, 28, 29 e 30 de outubro, a sua XIII Semana Jurídica, com a ideia de um ciclo online de palestras, que podem ser assistidas de qualquer lugar, com recebimento de certificado de 30 horas-aula pelo correio. O inscrito receberá login e senha para acessar o site e terá até 30 dias para assistir a todas as palestras. Programação, inscrições e demais informações no link: http://direitoufsc.com.br/semanajuridica/ .

Página 1 de 5

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén