Criminologia Cultural e Rock!

Acontece nos dias 16 e 17 de dezembro, das 19h30 às 22h, na Sala Alberto Pasqualini da Faculdade de Direito da UFRGS, o minicurso ministrado pelo Mestre em Ciências Penais pela PUCRS Moysés da Fontoura Pinto Neto, professor da UFRGS e da ULBRA.

As palestras e debates dos dois dias versarão sobre as contraculturas e movimentos de contestação ocorridos dos anos 60 aos anos 90. Entre os artistas abordados, há Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Velvet Underground na quarta-feira e Sex Pistols, Nirvana e Radiohead na quinta-feira.

As inscrições devem ser feitas pelo CAAR, na sua sede (AV. João Pessoa, 80), através do telefone (51)33083598 ou pelo e-mail  caarufrgs@gmail.com. O evento é gratuito, e o certificado de 5 horas de atividades complementares custa R$4,00.

Leituras recomendadas para o debate:

FERREL, Jeff. Cultural Criminology. Annual Rev. Social, 1999. 25:395-148. (Disponível em www.culturalcriminology.org)
FERREL, Jeff. Cultural Criminology (verbete da Stanford Enciclopedia of Sociology). (Disponível em www.culturalcriminology.org)
PINTO NETO, Moysés da Fontoura & PANDOLFO, Alexandre Costi. Criminologia e Narratividade: fazendo ecoar a alteridade. Revista Novatio Juris, v.1, pp. 102-118, 2009.
CARVALHO, Salo de. Criminologia e Arte. In: Antimanual de Criminologia. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2008.
AGAMBEN, Giorgio. Elogio da Profanação. In: Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
Grupo “Criminologia Cultural” (tópico: “Criminologia CULTURAL? O que é cultura?”) em http://criminologiaealteridade.ning.com.