Mês: julho 2011 (Página 1 de 7)

Funcionamento dos RUs da UFRGS durante as férias

Os RUs do Campus da Saúde, do Campus do Vale e da Escola de Educação Física estão fechados desde o início desta semana, com previsão de retorno para o começo das aulas do segundo semestre, dia 8 de agosto. Os RUs do Centro e da Agronomia permanecem abertos e funcionando no horário habitual. Para tirar dúvidas e obter mais informações, estão disponíveis os telefones 3308.4030 e 3308.4038.

2º Curso de Inverno de Análise Econômica do Direito

Estão abertas as vagas para o 2º Curso de Inverno de Análise Econômica do Direito, organizado pelo NEDEP e pelo IDERS.

As inscrições deverão ser feitas online, neste link. Maiores informações em nedep.org/cursoaed.

O Professor norte-americano Bruce Ackerman, da Universidade de Yale, afirmou que a análise econômica do direito foi a mais importante inovação no saber jurídico do século XX. Outros autores ainda definem a matéria como uma que ajudou a “redefinir o estudo do direito”. Apesar disso, os currículos de universidades brasileiras dificilmente incluem cadeiras de análise econômica do direito, mesmo em cursos de pós-graduação. Os alunos frequentemente saem da faculdade sem conhecer ideias que podem não apenas fazê-los compreender o substrato jurídico de seu pais, como também alterar esse próprio substrato. Termos como “teorema de Coase”, “Peltzman effect” e “cheapest cost avoider” quase nunca são compreendidos por estudantes brasileiros, o que pode resultar em um déficit educacional em um tempo em que essas expressões começam a ser utilizadas na prática jurídica.

Com o objetivo de suprir essa deficiência e de proporcionar aos alunos brasileiros uma introdução ao estudo da análise econômica do direito, foi desenvolvido o Curso de Inverno de Análise Econômica do Direito, que já se encontra em sua segunda edição. Após uma experiência de sucesso em 2010, a nova edição do curso contará com aulas no turno da noite e terá a participação de renomados professores de todo o Brasil. Temos certeza que o curso será ainda mais bem sucedido em 2011. Contamos com a sua presença.

Inscrições para estágio no TRF da 4ª Região

A DRH/SGEP informa que estarão abertas as inscrições para estágio nos cursos de nível superior. As inscrições para acadêmicos de Direito serão das 12h às 18h do dia 09.08.2011 (terça-feira).

Atenção:

O CADASTRAMENTO do candidato e a INSCRIÇÃO para estágio são etapas distintas e devem ser realizadas pelo site.

Maiores informações podem ser obtidas em www.trf4.jus.br (Concursos e Estágios / Estágios).

Seja bolsista de monitoria!

Estarão abertas as inscrições, de 06 a 10/08, para as bolsas de monitoria remuneradas. A monitoria é uma excelente oportunidade para os alunos inclinados à docência se envolverem nas atividades pedagógicas do(a) professor(a), como preparo de materiais de estudo, além de beneficiarem a própria turma monitorada, que passa a contar com uma fonte a mais de informações e resolução de dúvidas. A bolsa atual é de R$360,00 e requer 20h/ semanais de envolvimento nas atividades, vedando-se quem já tem vínculo de estágio ou outro tipo de bolsa remunerada. É necessário, também, já ter cursado a disciplina e possuir conta corrente no Banco do Brasil, para inscrição na monitoria.

As bolsas estão disponíveis pelo PORTAL DO ALUNO, na aba Monitoria, para as seguintes cadeiras:

DIR 1: Penal IV

DIR 2: Direito Desportivo, Empresarial II, Direito Romano, Parte Geral do Direito Civil, Responsabilidade Civil (são duas bolsas a serem escolhidas dentre as cinco cadeiras)

Dir 3: Metodologia Jurídica (prof. Alfredo), Introdução à Ciência do Direito II (prof. Wladimir)

DIR 4: Introdução ao Direito do Trabalho – profª Luciane Cardoso Barzotto

Clique aqui para descobrir mais sobre os requisitos e atribuições do monitor na instrução normativa do Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS.

Horário do CAAR nas férias

Durante as férias de julho, o CAAR funcionará em horário especial: de segunda à sexta, das 9h às 13h, exceto nas terças, em que fecha às 12h30.

Página 1 de 7

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén