Mês: abril 2013 (Página 1 de 7)

Reunião do CAAR 18/2013 – terça-feira (30/04), 10h45

Nossa próxima reunião será na terça-feira, dia 30 de abril, às 10h45, na sede do CAAR!

Pauta:
1. Aprovação de atas anteriores (em breve nº das reuniões).
2. Semana acadêmica: contatos com palestrantes e fechamento de nomes.
3. Destinação dos selos do estacionamento concedidos ao CAAR.
4. Posicionamento do CAAR acerca da redução da maioridade penal.
5. Fixação dos formulários de ausência de professor/a nas salas de aula: relato de reclamações de professores/as e da direção e encaminhamento.
6. Convite para compor com o Seminário Estadual sobre Drogas.
7. Assuntos gerais.

Retornos:
– ENED debate estatuinte: alojamento e ônibus.
– Materiais para a lojinha.
– Questionário sobre disciplinas eletivas.
– Microfone e chave das salas de aula da reitoria.

Ciclo de Cinema ILEA

O Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS convida para o Ciclo de Cinema.

Próximo Filme: 2001, uma Odisseia no Espaço

Data: 30/04/2013

Horário: 17h

Entrada Franca 

Local: Auditório do ILEA – Av. Bento Gonçalves,9500 – Prédio 43.322 – Campus do Vale

Confira o que ILEA já organizou neste mês de abril:

Informações para abono de faltas de alunos/as com atestado médico

 

Pessoal!

Como a maioria já sabe, podemos abonar as nossas faltas quando em licença de tratamento de saúde, conforme prevê o art. 57 da Resolução número 17/2007 da Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE):

Art. 57 – A licença para tratamento de saúde deverá ser requerida à Junta Médica no prazo de 10 (dez) dias úteis, observadas as seguintes regras:

I – a contagem do prazo estabelecido no caput inicia-se no primeiro dia útil do período pretendido para gozo, considerando-se dias úteis de segunda a sexta-feira, excetuando-se os feriados;

II – quando houver internação hospitalar, o prazo para requerimento à Junta Médica será de 10 (dez) dias úteis, a partir do primeiro dia útil após a data da alta hospitalar.

III – quando da solicitação de licença, o discente ou seu representante legal apresentará atestado do médico que o assiste, o qual deve indicar o Código Internacional da Doença (CID), e o período de licença pretendido;

IV – médico da Junta Médica – Departamento de Assuntos da Comunidade Universitária – deverá, na forma da lei, emitir Laudo Médico, especificando o período de licença concedido; V – o período concedido para a licença poderá, quando necessário, ser prorrogado mediante nova avaliação médica;

VI – quando houver concessão de licença, deverão ser cientificados os Departamentos responsáveis pelas atividades de ensino em que o discente estiver matriculado, os quais tomarão as providências cabíveis;

VII – quando o período de licença coincidir com o período de matrícula, o discente ou seu representante legal deverá renovar sua matrícula ou solicitar afastamento, a fim de manter o seu vínculo. (Art. 57 alterado pela Res. 51/2008 CEPE)

 

Portanto, para garantir que as faltas sejam de fato abonadas é necessário mais do que meramente entregar o atestado médico a/ao professor/a que ministra a disciplina.

Assim, quem precisar dessa licença para abonar até dois dias deverá dirigir-se diretamente a Divisão de Saúde e Junta Médica da UFRGS, localizada na Av. Protásio Alves, 297, esquina com a rua São Manoel (perto da Casa do Estudante do Campus Saúde).

Já para os atestados que afastam a/o discente por mais de dois dias é necessário agendar perícia médica através do telefone 3308-2014. Por ocasião da perícia, o/a aluna/o deverá apresentar-se munido dos seguintes documentos:

a) solicitação de emissão de laudo;

b) atestado médico original, onde conste a evolução, data de diagnóstico e respectivo CID (Código Internacional de Doença);

c) originais de exames complementares referentes à patologia;

d) comprovante de matrícula (emitido no Portal do Aluno).

Além disso é importante a solicitação referida na letra “a” contenha o nome completo da/o aluna/o (sem abreviações), número de matrícula, curso, Unidade, endereço residencial, data a partir da qual está ausente das aulas e assinatura da/o professor/a regente da disciplina ou da chefia de departamento. Pode ser usado como modelo o formulário padrão da PRORH para servidores, que pode ser encontrada aqui.

Após exame conclusivo, a Junta Médica emitirá laudo que será encaminhado ao DECORDI e aos Departamentos das disciplinas em que a/o aluna/o estiver matriculada/o.

OBS.: A/O aluna/o que tiver impedimento físico para se deslocar à Junta Médica poderá solicitar visita domiciliar ou hospitalar.

 

Grupo de Orientação Profissional para Universitários/as – NAE

Segue o cartaz de divulgação do Grupo de “ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA UNIVERSITÁRIOS”, que será oferecido pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), aos estudantes da UFRGS indecisos ou insatisfeitos com sua escolha de curso e que estejam cogitando um redirecionamento de carreira.

Será realizada uma entrevista de triagem com cada estudante interessado em participar do grupo (a ser agendada após a inscrição). O grupo possui duração de 7 horas e 30 minutos, distribuídas em 3 encontros de 2 horas e 30 minutos será realizado nos dias 15, 22 e 29/05, quartas-feiras, das 9h às 11h30, na sala 320 da ex-Escola Técnica (Rua Ramiro Barcelos, 2777 – atrás do Planetário).

O objetivo desse grupo é de facilitar a escolha profissional através de atividades de autoconhecimento e exploração das possibilidades de estudo e trabalho.

O grupo será composto por vivências e discussões em grupo.

As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas pelo site www.ufrgs.br/nae. As vagas são limitadas.

 

Aula Magna UFRGS – Semestre 2013/1

Página 1 de 7

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén