Mês: maio 2013 (Página 1 de 5)

UFRGS no ENED 2013!

O ENED 2013 (Encontro Nacional de Estudantes de Direito) vai ser em Pelotas, nos dias 29 de julho a 4 de agosto! O evento, que tem como tema “Universidade e Mundo do Trabalho“, vai contar com painéis, grupos de discussão, ENAJU (Encontro Nacional das Assessoria Jurídica Universitária), minicursos, oficinas, mostra de pesquisa e extensão (edital aqui) e muito mais (além de festas, é claro). É uma ótima oportunidade para debater e conhecer estudantes de Direito de todo o Brasil!

Programação completa aqui

Ônibus da UFRGS
O CAAR está organizando um ônibus da UFRGS para o encontro, com saída no dia 29 e volta a Porto Alegre no dia 4 de agosto. Como reservar o seu lugar?
1. Faça a inscrição no ENED, pelo site: http://www.inscricaoened2013.tk/inscricao.php (o primeiro lote vai até dia 24/06!)
2. Envie a caar@ufrgs.br o comprovante de inscrição no ENED + comprovante de matrícula na UFRGS (ou em outra instituição, se for o caso) + nº do RG, para incluir seu nome na lista do ônibus! Lugares limitados! A Faculdade vai auxiliar com o ônibus, por isso não mais será necessário pagar R$ 17,00.

Dúvidas? caar@ufrgs.br

Participe da comissão editorial do jornal A Toga!

Estão abertas 5 vagas para a comissão editorial da 1ª edição de 2013 do A Toga, jornal dos/as estudantes da Faculdade de Direito, a serem preenchidas por alunos/as de qualquer turma, regularmente matriculados/as no curso de graduação de Direito da UFRGS. As atividades envolvem elaboração conjunta do conteúdo editorial do jornal, criação e divulgação do edital para chamamento de material para publicação, redação de reportagens e negociação com possíveis anunciantes.

Quer trocar o direito pelo jornalismo por uns tempos? Envie e-mail até o dia 31 de maio para caar@ufrgs.br, com nome e turma!

A seleção se dará por meio dos seguintes critérios: 1) preferência, em 3 das 5 vagas, por estudantes que não participaram de comissões editoriais anteriores; 2) ordem de envio dos e-mails manifestando interesse.

Quer saber mais sobre o jornal? Clique aqui para ler as edições anteriores.

Venha pra luta contra o machismo você também!

Nesse domingo, dia 26/05/2013, a partir das 16h, ocorrerá a 3ª edição da Marcha das Vadias em Porto Alegre.

Esse movimento surgiu em 2011, no Canadá, após uma série de estupros ocorridos no campus de uma universidade em Toronto, ocasião na qual o policial Michael Sanguinetiti afirmou que as mulheres estudantes deveriam evitar se vestir como “vadias” para não serem estupradas. O movimento vem, então, ressignificar o termo “vadia” e afirmar que nenhuma mulher que sofreu abuso sexual é culpada por ele. O único culpado é o estuprador. O estupro, o abuso sexual ou qualquer outra forma de violência contra a mulher jamais deveria ser justificada em razão das vestimentas dela. A maneira com a qual uma mulher se veste não autoriza a violência, não dá direito ao homem de tocá-la. Parafraseando um dos cartazes da 2ª edição da marcha, realizada no ano passado na capital gaúcha: “Ensinem seus filhos a não estuprar, não as suas filhas a como se vestir”.

Dar um novo significado a palavra “vadia” é afirmar que “se ser vadia é ser livre, somos todas vadias”. É questionar a lógica patriarcal na qual estamos enclausuradas(os) desde antes do nosso nascimento, é perguntar como e porque surgem as opressões de gênero, é afirmar, categoricamente, os direitos da mulher.

Nesse sentido, o Centro Acadêmico André da Rocha, além de expressar seu reconhecimento à causa e reafirmar a sua luta contra as opressões, se soma ao movimento e convida às(aos) suas(seus) associadas(os) e a toda comunidade a participar da sua oficina de cartazes, no próprio domingo, dia 26/05, a partir das 14h30, no arco da Redenção. Esperamos todas(os) lá!

O quê? Oficina de onfecção de cartazes do CAAR para a Marcha das Vadias.
Quando? dia 26 de maio, às 14h30.
Onde? No arco da Redenção.

 

Investimento no Brasil: confiar desconfiando – 5 de junho, no Salão Nobre

Evento promovido pelo M&A Estudos e a Assessoria Jurídica Hernani Estrella (AJHE)!

Inscrições: inscricoes.ma@gmail.com ou na secretaria do CAAR. Entrada gratuita. Para quem quiser certificado: R$ 5,00 para estudantes.

Atenção estudante e ex-estudante da Faculdade: retirada de certificados de eventos de 2008 até 7 de junho!

Devido à necessidade de abrir mais espaço para certificados novos no arquivo do CAAR, que está superlotado, iremos ENVIAR PARA RECICLAGEM os certificados do ano de 2008 que não forem retirados até o dia 7 de junho, sexta-feira. Solicitamos que aqueles/as que têm certificados pendentes (confira aqui a lista) compareçam na sede do CAAR para retirá-los até esta data, porque após não serão feitas reimpressões. Caso não seja possível o comparecimento até o final do prazo, entre em contato conosco pelo e-mail caar@ufrgs.br.

Os certificados de 2009 em diante seguirão no CAAR, mesmo porque as turmas que se formam no final deste ano ingressaram no curso em 2009, mas pedimos que estes também sejam retirados quando possível.

Por favor, avisem colegas!

Página 1 de 5

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén