Mês: junho 2013 (Página 1 de 3)

Votação novo logo do CAAR: 01 e 02 de julho!

Em busca de uma identidade visual permanente para o CAAR, o Conselho Geral de Representantes organizou a realização de um concurso para a escolha – por meio de votação dos/as alunos/as – de um LOGO para o nosso Centro Acadêmico.

Os projetos de LOGO foram enviados para o CAAR e divulgados aos alunos através dos meios eletrônicos e nos espaços da Faculdade!

Agora esperamos vocês para fazerem parte dessa escolha!!

–> A VOTAÇÃO OCORRERÁ DIAS 01 E 02 DE JULHO (SEGUNDA E TERÇA PRÓXIMAS) NA SEDE DO CAAR! <–

Terão direito a voto os/as associados/as efetivos/as do Centro Acadêmico André da Rocha, ou seja: todos os alunos da Graduação do Direito!

“Estatuto do CAAR: Art. 7º – São associados efetivos todos os estudantes dos cursos de Graduação, Diurno e Noturno, da Faculdade de Direito da UFRGS, regularmente matriculados.”

*) Será necessária apenas apresentação de algum documento com foto, como a carteirinha da UFRGS, RG, Tri, etc.

São quatro novas opções para a imagem que representará nosso Centro Acadêmico, além do logo atual (projeto nº 4)!

Venham todxs!


Conselho Geral de Representantes (CGR) 03/2013 – quinta-feira (27/06), 19h30

Conselho Geral de Representantes (CGR) 03/2013

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A Presidente do CAAR, conforme previsto nos artigos 21, II, e 27 do Estatuto do CAAR, convoca para o CONSELHO GERAL DE REPRESENTANTES – CGR todos/as os/as representantes de turma, as/os membros/as titulares da representação discente nos órgãos colegiados permanentes da Faculdade de Direito, os/as associados/as titulares da representação discente nos conselhos superiores da Universidade, além do Secretário-Geral do CAAR e da Secretária Acadêmica do CAAR.

A reunião deste Conselho se realizará no próximo dia 27 de junho, quinta-feira, às 19h30, na sede do Centro Acadêmico André da Rocha, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1) Aprovação das atas do CGR 06/2012, 01/2013 e 02/2013.

2) Demandas e informes do CAAR, das turmas e departamentos.

3) Salas de aula para o semestre de 2013/2 – discussão da possibilidade de nova rotatividade.

4) Definição de diretrizes para a reestruturação do Núcleo de Avaliação da Unidade – retorno da comissão.

5) Nome do jornal A Toga – discussão a respeito de manter ou não a proposta de realização de enquete para decisão acerca do nome do jornal, diante das manifestações no facebook.

6) Apresentação da prestação de contas da Gestão Voz Ativa (2011/2012) e designação de Comissão Fiscal.

7) Assuntos gerais.

Informamos que a sede do CAAR será utilizada exclusivamente para a reunião, da qual todos/as os/as estudantes estão convidadas/os a participar!

 Porto Alegre, 22 de junho de 2013.

 MARIANA MEDEIROS LENZ
Presidente do CAAR

Nota do CAAR sobre os protestos em Porto Alegre e demais cidades brasileiras

Não é sobre corrupção. Não é sobre aversão a partidos políticos. E muito menos sobre a PEC 37. O movimento que vem acontecendo em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e outras cidades do país ganhou seu ápice desde a semana passada e, com isso, milhares se somaram em gritos antes ouvidos de longe. Atarantada, a imprensa, que vinha em sua maioria apostando cegamente na “versão-depredação”, agora hesita, pede desculpas, mas continua entendendo quase nada ou fingindo não entender. Afinal, por que protestamos?

Essa manifestação é pelo transporte público. É contra o aumento das tarifas de ônibus, que parece rir da nossa cara, e pela total transparência das variáveis incluídas no cálculo do valor das passagens. E, acima disso, pelo espaço público. O que nos une é a vontade de defender nosso direito à cidade. Queremos fazer parte dela, construí-la, e não da forma higienizada e distante que nos oferecem hoje. Queremos ocupar as ruas e mostrar nossas bandeiras, sejam elas de partidos ou não. E queremos fazer isso sem o risco de sermos vítimas de balas de borracha, gás lacrimogêneo e camburões de uma “brigada” que só abriga coisas e estabelecimentos, nunca pessoas. Ainda que se possa discutir a respeito, ônibus incendiados e lixeiras derrubadas não são, nesse contexto, violência, mas um ato político. Violência é o esgotamento de cada pessoa que espera horas para entrar em um ônibus lotado e voltar para casa, e paga caro por isso. Violência é o que a polícia faz com pobres e negros/as todos os dias, e, em situações como essas, também com manifestantes. Violência é o homem dormindo na rua ao lado da vitrine quebrada; não a vitrine quebrada. Violência é a dificuldade que advogados/as enfrentam para contatar pessoas detidas em delegacias. Cuidado com os nossos parâmetros. ISSO é o que é inaceitável.

Para compartilhar essa indignação, convocamos: pega o teu cartaz e vem junto! As consequências na redução da tarifa já estão sendo sentidas em várias cidades, incluindo Porto Alegre, mas não é hora de parar. Pelo transporte e pela cidade, vem ocupar a tua rua!

Reunião do CAAR nº 22/2013 – quinta, 11h – pauta única: protestos em Porto Alegre e demais cidades brasileiras

Teremos reunião do CAAR amanhã, quinta-feira, dia 20, às 11h, com pauta única:

– Posicionamento do CAAR acerca dos protestos em Porto Alegre e demais cidades brasileiras.

Vem contribuir com o debate!

 

Programa oferece 15 oportunidades em universidades espanholas

O programa Santander Universidades recebe inscrições para alunos de graduação estudarem durante um semestre em universidades da Espanha. A cada selecionado, será oferecido um auxílio no valor de 3 mil euros, para custear as despesas com passagem aérea, seguro, alimentação, transporte, alojamento e taxas consulares.

As vagas são para diversas instituições espanholas com embarque previsto para 2014, nos dois semestres. Para participar, o interessado deve ter completado o primeiro ano de graduação e ter pelo menos 20% de seu curso concluído no momento da candidatura, apresentar mínimo de 80% de conceitos A e B, não estar em semestre de colação de grau, entre outros requisitos detalhados no edital. Além disso, os candidatos devem realizar prova de Língua Espanhola e obter pelo menos nota 7 para continuar no processo seletivo.

As inscrições serão recebidas até 18 de agosto pelo site do Santander. As candidaturas devem ser entregues à Relinter até 19 de agosto. Os nomes dos selecionados serão conhecidos somente em setembro.

Mais informações na página de editais abertos no site da Relinter ou pelo telefone 51 3308.4568.

Página 1 de 3

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén