Mês: maio 2015

Semana Acadêmica Serviço Social UFRGS

CAAR em DEBATE- TERCEIRIZAÇÕES

A terceirização, originalmente, é uma forma de contratação que permite a transferência das atividades meio de uma empresa (seja ela privada ou estatal) para que uma empresa intermediária execute tais tarefas. Isso ajuda a empresa a reduzir seus custos, seus gastos em recursos. A terceirização só surgiu no Brasil em 1966, e foi somente parcialmente regulamentada pela lei que permitia a contratação de seguranças para bancos.

Atualmente, vivemos um período que o regime de trabalho no Brasil pode sofrer um novo golpe: com o Projeto de Lei 4330/2004, existe a previsão de contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade de determinada instituição, sem estabelecer limites ao tipo de serviço que pode ser alvo de terceirização; em outras palavras, as “atividades fim” também poderiam vir a ser desempenhadas por trabalhadxs terceirizadxs. Atividades fim, para quem não sabe, é a atividade que identifica a área de atuação de uma empresa: por exemplo, na UFRGS, temos como atividade principal o ensino; nesse caso, professorxs são trabalhadorxs de atividades-fim, enquanto que auxiliares de limpeza são trabalhadorxs de atividades-meio.

Isso, nas palavras de Sebastião José da Silva, da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Rio de Janeiro (NCST-Rio), amplia a precarização do trabalho, que, diga-se de passagem, já é sofrida pelxs empregadxs de “atividades meio” que já trabalham sob esse regime de contratação, que vivem diariamente a violação de seus direitos e garantias: “Esse projeto acaba com a legislação trabalhista, acaba com os direitos dos trabalhadores. A legislação trabalhista vai para o buraco”, afirmou durante uma manifestação contrária ao PL”.

O PL, que tramita há nove anos na Câmara dos Deputados, está previsto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no dia 13 de agosto.

Nós, como estudantes do ensino público e futuros trabalhadores, pensando no que queremos para a nossa sociedade e comunidade para as próximas décadas, precisamos debater e nos posicionar a respeito dessa pauta.

Tendo em vista a importância dessa discussão, trazemos para dentro da faculdade o CAAR em DEBATE: TERCEIRIZAÇÕES, no dia 28 de maio (quinta-feita), 19h, no CAAR.

Pensando na importância de dialogar com pessoas que são atingidas e trabalham com o tema diretamente em seu dia-a-dia, chamamos as seguintes figuras para facilitarem a discussão e realizar falas de abertura a fim de aprofundar mais o tema:

=> Bernadete Menezes (Coordenadora da ASSUFRGS – Associação de Servidores da UFRGS)

=> Professora Sonilde Lazzarin ou Rodrigo Coimbra (Ambos professores da UFRGS – a confirmar)

AINDA, contamos com a presença de todxs no 29 de maio, DIA NACIONAL DE PARALISAÇÕES E MANIFESTAÇÕES.

O CAAR estará promovendo, juntamente com as outras entidades de base da UFRGS (Centros Acadêmicos e DCE) uma concentração “pré-ato”, às 9h, na frente da FACED, para que todo mundo possa caminhar junto rumo a greve geral :)

evento do CAAR em DEBATE no facebbok: https://www.facebook.com/events/843332429054697/
evento da paralisação no facebbok: https://www.facebook.com/events/1425500107758585/

Convocação Reunião Ordinária #4

O CAAR convoca as pessoas associadas a participarem da reunião ordinária, a ocorrer no dia 26/05, às 18h30, na sede do CAAR, com a seguinte pauta:

1. Informes
2. Mudança conta corrente CAAR
3. Sinuca – orçamento e arrecadação
4. 1 ano da ocupa
5. CAARbarinho
6. Comissão infraestrutura
7. Passagem conered minas
8. Relato CONERED Piauí
9. Pré-ENED
10. Relato reunião Lojinha e algumas deliberações
11. Assembleia Campus Centro 27/05 – divulgação e mobilização
12. Paralisação dia 29/05 – divulgação e mobilização

 
A tua presença é muito importante!
Ocupa teu CA!

XXVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS

Estão abertas até o dia 23 de junho as inscrições para o XXVII Salão de Iniciação Científica, evento que compõe o Salão UFRGS 2015. A edição desse ano ocorre entre os dias 19 e 23 de outubro no Campus Vale.
As inscrições são realizadas no sistema eventos da UFRGS, disponível na página do SIC. Esclarecimentos devem ser remetidos exclusivamente ao e-mail: salao@propesq.ufrgs.br.

Mais informações clicando na imagem abaixo.

 

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén