Mês: agosto 2015

Inscrições SIC de 1º a 15 de setembro!

CAAR em debate: greve na educação

No Brasil, o ano de 2015 veio acompanhado de fortes retrocessos na área da educação. Contando com cortes de orçamento e políticas pouco dialógicas, a administração do setor no país e a gestão financeira e política na Universidade destacam-se pelas recessões e falta de perspectivas na área.
A tesoura, que vem afastando a manutenção de políticas universitárias importantes, como a garantia à assistência estudantil e os direitos de melhoria salarial e de condições de trabalho de técnicxs-administrativxs e professorxs, retirou 1 bilhão de reais da verba destinada ao Ministério da Educação em seu último corte orçamentário, datado de 30 de julho.
O cenário nacional de mobilizações é visível. Em boa parte das universidades federais, as categorias docente e técnica-administrativa encontram-se em greve. Desde o final do mês de maio, universidades como a Universidade Federal do Alagoas, a Universidade Federal do Tocantins e a Universidade Federal Fluminense, entre outras, iniciaram movimentos grevistas. Atualmente, o cenário deflagrou-se. As universidades federais do Paraná (UFPR), do Piauí (UFPI), da Paraíba (UFPB), do Mato Grosso (UFMT), do Ceará (UFCE), de Juiz de Fora (UFJF), de Goiás (UFG) e do Rio de Janeiro (UFRJ e UFF) são apenas alguns exemplos.
Na UFRGS, é latente a mobilização instaurada frente aos retrocessos. A categoria técnica-administrativa de nossa Universidade, em conjunto com a UFCSPA e IFRS está em greve desde 28 de maio. Docentes, através da central sindical ANDES, estiveram em greve até a última terça-feira, 18/08.
A categoria estudantil, enquanto parte diretamente afetada pela área da educação, não podia ficar de fora, né? A articulação da categoria também está presente no cenário regional. Na UFRGS, estudantes do Serviço Social, da Biologia e da Administração Pública posicionaram-se pela greve estudantil nas últimas semanas. Cursos como a Psicologia, a Pedagogia e a Letras, por sua vez, têm protagonizado manifestações e debates importantes em relação à pauta.
O CAAR, por entender que nós, estudantes de universidade pública, somos sujeitos do processo educativo que ocorre dentro dos muros universitários e, essencialmente, fora deles, traz esse debate para a pauta: vamos debater os cortes na educação? O que nós, estudantes de direito, sabemos sobre as mobilizações que têm tomado a UFRGS e as universidades federais? Quais são os efeitos da redução de verbas na Universidade? Por que pouco ou nada se fala disso dentro da Faculdade de Direito? O que nós temos a ver com isso?
A educação pública é mais que um direito constitucional, é o processo de interação que vivenciamos em nosso cotidiano. Vem debater a conjuntura de cortes de verbas e as mobilizações na área!

Terça-feira, às 19h30min, no CAAR!

Confere quem vem compartilhar suas experiências conosco!
Micaela Gluz – Pedagogia UFRGS
Samara – Serviço Social UFRGS
Jerônimo – Representante ASSUFRGS

Ocupa teu CA!

Convite: Curso de Extensão Gênero, Saúde & Cinema

Divulgamos o próximo encontro do Curso de Extensão Gênero, Saúde & Cinema, a ser realizado na próxima quinta 20 de agosto, das 19h às 22h no Salão Nobre da UFCSPA.
Será exibido o filme sueco Patrik 1.5, seguido de debate sobre as novas configurações familiares com a presença da jurista Maria Berenice Dias. O evento é gratuito e aberto à comunidade externa, não havendo necessidade de inscrição prévia.
O curso é promovido pelo Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Saúde – EGSS e conta com o apoio do Núcleo Cultural da UFCSPA.
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) está localizada na Rua Sarmento Leite, 245 – Centro, Porto Alegre/RS.
Em anexo enviamos a mala direta do evento. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail:

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén