Morre primeira juíza do país, antiga aluna da UFRGS

Thereza Grisólia Tang, a primeira desembargadora do país, morreu aos 87 anos, em Florianópolis, no último sábado e foi sepultada no dia 18 no Cemitério Jardim da Paz. Thereza Grisólia Tang se formou na UFRGS na turma de 1951, mesma turma do ex-diretor da Faculdade de Direito da UFRGS, José Sperb Sanseverino.

Nascida em São Luiz Gonzaga, no interior do Rio Grande do Sul, prestou concurso para a magistratura catarinense, e em 1954 foi nomeada juíza substituta da 12ª circunscrição judiciária, com sede em Criciúma. Foi a primeira mulher a tornar-se juíza no Brasil, ingressando na magistratura de Santa Catarina em 1954. Nesta condição, única mulher no Judiciário estadual, manteve-se por quase 20 anos, pois a segunda juíza do estado viria a ser nomeada apenas em 28 de maio de 1973.

Ela ocupou também a presidência do TJSC em 13 de dezembro de 1989, concluindo o mandato do desembargador Nelson Konrad – aposentado por idade naquela data. A desembargadora Thereza Tang, até então vice-presidente, ocupou o mais alto cargo do Judiciário de Santa Catarina até 5 de março de 1990. Foi magistrada em várias comarcas de SC: Araranguá, Criciúma, Turvo, Timbó, Palhoça, São José, Laguna, Joaçaba e Florianópolis. Nestes últimos 10 anos nenhuma outra mulher alcançou o cargo de Desembargador no Tribunal de Justiça catarinense.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2689172.xml&template=3898.dwt&edition=13345&section=134

43 pensamentos sobre “Morre primeira juíza do país, antiga aluna da UFRGS”

Comentários estão fechados.