Direito Privado e Processo Civil

Seu grupo não está aqui? Envie um e-mail com as informações (área, coordenação, descrição, dias e horários dos encontros, local dos encontros, processo seletivo e forma de contato) para caar@ufrgs.br para inclui-lo!

 

PROCESSO CIVIL NORTE-AMERICANO E BRASILEIRO

Professor Coordenador: Sérgio Luís Wetzel de Mattos

Descrição: O grupo tem por objetivo desenvolver pesquisas nas áreas do processo civil norte-americano e brasileiro. Assim, no âmbito do grupo, serão incentivadas a realização de estudos sistemáticos dos institutos fundamentais do processo civil norte-americano e brasileiro, a preparação e o desenvolvimento de projetos de pesquisa, a apresentação de trabalhos em congressos, seminários, salões de iniciação científica etc., a orientação e a elaboração de trabalhos de conclusão de curso, a publicação de artigos em periódicos, bem como de livros ou capítulos de livros, a organização de eventos, a participação em bancas de trabalhos de conclusão de curso etc. Dessa forma, o conhecimento do direito processual norte-americano e brasileiro poderá ser difundido dentro e fora dos limites da Faculdade de Direito da UFRGS.

Processo seletivo: São critérios de seleção: Estar regularmente matriculado no curso de graduação da Faculdade de Direito da UFRGS; Ter Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/); Ter cursado, com aprovação, as disciplinas de Teoria Geral do Processo, Direito Processual Civil I e Direito Processual Civil II; e Ler e compreender bem a língua inglesa.

Encontros: o Grupo realiza reuniões regulares, em princípio quinzenais, às quintas-feiras, das 11h às 12h15, na Sala do Departamento de Direito Privado e Processo Civil.

Contato: não há seleção sendo divulgada atualmente. O contato do Prof. coordenador é pelo e-mail sergiomat@terra.com.br.


DIREITO PRIVADO COMPARADO

Professora Coordenadora: Lisiane Feiten Wingert Ody

Descrição: O grupo se dedica a conhecer o direito privado de outros países, especialmente França, Alemanha, Itália, GB e EUA (sem excluir outro pelo qual eventualmente haja interessado). O método de trabalho envolve leitura dirigida, aula expositiva e, a partir de 2014/1, exame de casos. O grupo se insere em meu projeto de pesquisa e tem entre suas finalidades, buscar similitudes e diferenças entre os diversos ordenamentos jurídicos, estimular a iniciação científica, inclusive oferecendo subsídios para futuro TCC.

Encontros: O grupo se reúne às quintas-feiras, semanalmente, em sala da faculdade (neste semetre, a definir), das 11h30min às 13h.

Seleção: Os encontros são abertos aos interessados que, se assim quiserem, podem participar de acordo com suas preferências. O requisito indispensável é o conhecimento de idioma estrangeiro, para que o aluno possa ter acesso ao direito estrangeiro.

Contato: Profa. Lisiane – lfwo@terra.com.br

 

DIREITO EMPRESARIAL E LIBERDADE NEGOCIAL

Professores Coordenadores: Gerson Luiz Carlos Branco e Carlos Klein Zanini

Descrição: O grupo de pesquisa visa agregar estudos e atividades de pesquisa vinculadas ao projeto de pesquisa O regime da autonomia privada, liberdade de iniciativa e função social nos contratos empresariais, além de outros projetos e pesquisas vinculados ao tema do grupo, que é a vida da empresa e o exercício da liberdade contratual e empresarial. O grupo tem por objetivo o estudo e pesquisa de temas relacionados ao exercício da liberdade contratual no Direito Empresarial, contemplando em suas linhas de pesquisa as limitações da liberdade de contratar, a liberdade de iniciativa, a função social dos contratos, os contratos típicos do Direito Empresarial e as relações desses contratos com os contratos civis e de consumo, bem como a liberdade da empresa como atividade econômica. A linha geral de pesquisa do grupo são os Fundamentos Dogmáticos da Experiência Jurídica.


PROCESSO CIVIL E O ESTADO CONSTITUCIONAL

Professor Coordenador: Daniel Francisco Mitidiero

Descrição: O grupo tem por objetivo criar um fórum permanente de discussões sobre o Direito Processual Civil dentro do âmbito da Faculdade de Direito da UFRGS, promovendo a formação de alunos de graduação e pós-graduação para o enfrentamento das questões estruturais do Processo Civil sob as bases do Estado Constitucional. Dialogar criticamente a respeito dos fundamentos do Processo Civil no Estado Constitucional na perspectiva da história, do direito comparado e da dogmática jurídica visando ao desenvolvimento do direito processual civil brasileiro. Propiciar ambiente acadêmico de debate, fomento de pesquisa científica mediante o estabelecimento de laços acadêmicos com grupos de estudo de outras instituições superiores de ensino brasileiras e estrangeiras, estímulo à produção intelectual com a participação em salões de iniciação científica e redação de ensaios e livros para publicação no Brasil e no exterior.

  1. Vanessa Reginatto

    Olá

    Gostaria de saber se posso participar desses grupos de estudo no direito?
    Não sou aluna da UFRGS, mas me interesso.
    Grata, Vanessa

  2. amanda

    Gostaria de saber se há a possibilidade de participar desses grupos de estudo na área do Direito, principalmente na área de DIREITO PROCESSUAL CIVIL.
    Não sou aluna da UFRGS, mas sou muito interessada em participar destes grupos.

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén