SAJU

O que é extensão?

A atividade extensionista propõe o contato e a construção conjunta do conhecimento entre a Universidade e a Sociedade. Paulo Freire diria que mesmo o termo “extensão” é ultrapassado, diz ele que esse termo indica uma forma de dominação no sentido de “que a Universidade intenta ‘estender’ o conhecimento àqueles que não o tem”. Freire sugere o termo “comunicação”, pois indica diálogo e crescimento mútuo. Essa é a concepção de extensão que levamos no SAJU: um espaço onde se possa colocar estudante e sociedade em diálogo e que, através do trabalho, se propicie a mútua emancipação.

O que é o SAJU?

O SAJU é uma das maiores e mais antigas atividades de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo sido criado em 1950 e contando hoje com 184 membros, dentre estudantes de diversos cursos, professores/as, advogados/as, psicólogos/as. Sua gestão administrativa do SAJU é inteiramente realizada por estudantes, através de uma Coordenação Discente eleita anualmente e composta por Coordenador/a, Vice-Coordenador/a e Tesoureiro/a.

O SAJU é dividido em grupos, que têm as suas atividades balizadas por projetos de extensão. Esses projetos indicam os diversos temas trabalhados SAJU: atendimentos casuísticos em diferentes temáticas (Família, Criança e Adolescente, Trabalhista, Cível, Penal, Consumidor), Hermenêutica, Prática de Mediação, Adolescentes em Conflito com a Lei, Imigrantes e Refugiados, Gênero e Direitos da Mulher, Alienação Parental, Direito à Moradia e Educação Popular.

Como posso entrar no SAJU?

Todo o ano no início de cada semestre é realizada uma seleção unificada, onde qualquer pessoa que tenha interesse em participar do SAJU poderá se candidatar. Não há qualquer requisito acadêmico para fazer parte do SAJU, podendo estudantes de qualquer semestre fazer parte da seleção. Já a seleção para advogados/as e psicólogos/as é feita em edital separado, lançado de acordo com a necessidade do programa.

GRUPO FOCO DE ATUAÇÃO HORÁRIO DE REUNIÃO
G1 Cível, Trabalhista, Família, Previdenciário Quintas, 18h30
G2 Cível, Trabalhista e Família Quartas, 18h30
G3 Cível e Família Terças, 18h30
G4 Cível e Família Segundas, 14h
G5 Criança e Adolescente Quintas, 14h
G6 Cível e Família Sextas, 18h30
G7 Consumidor Quartas, 14h
G8-G Direitos Sexuais e de Gênero Sextas, 14h
G9 Criança e Adolescente Terças, 14h
GEIP Penal Segundas, 19h
GAJUP Educação Popular Quartas, 11h30
GAIRE Imigrantes e Refugiados Terças, 10h
GAP Direito à Moradia e Assessoria Popular Quartas, 12h
GM Mediação Terças, 11h30
G10 Adolescentes em situação de conflito com a lei Terças e sextas, 11h30
G11 Adolescentes em situação de conflito com a lei Segundas, 11h30
GAMAI Grupo Antimanicomial de Atenção Integral Sextas, 12h30

Sítio: www.ufrgs.br/saju
E-mail: saju@ufrgs.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *