O grupo de debates e oratória (GDO) é um grupo de extensão que surgiu em agosto de 2016 com a iniciativa de estudantes da Faculdade de Direito da UFRGS, tendo como propósito principal proporcionar um ambiente para desenvolvimento da oratória e da capacidade argumentativa da comunidade acadêmica.

Os debates constituem a principal atividade prática do grupo, com frequência de realização de duas a três vezes por mês. Para tanto, será utilizado um modelo predefinido, inspirado no parâmetro estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Debates, que, por sua vez, baseia-se no modelo do Parlamento Inglês (British Parliamentary). Os 32 membros do grupo, incluindo os discentes coordenadores, dividem-se em 4 casas legislativas, as quais concorrem entre si ao longo do semestre no Ranking de Casas.

A base do modelo de debates que o grupo utilizará é a divisão dos participantes em três categorias, Defesa, Oposição e Juízes (ou adjudicadores). Tanto a defesa quanto a oposição são compostas por 4 duplas, totalizando 8 debatedores, os quais irão discursar alternativamente (um membro da defesa, depois um membro da oposição e assim sucessivamente). De modo resumido, cabe aos membros da Defesa a argumentação em favor da sua proposta (moção); aos membros da Oposição, a argumentação a ela contrária; e, aos Juízes, a avaliação dos argumentos apresentados e da oratória de cada membro (devendo realizar um feedback oral ao final do debate), a classificação das duplas em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar e a definição do destaque do debate.

Além dos debates o grupo tem como atividades: Apresentações de seminários,  aulas expositivas/Palestras e dinâmicas de teatro e desinibição.

 

Mais informações em:

www.ufrgs.br/gdo

www.facebook.com/gdoufrgs

gdoufrgs@gmail.com