Clique aqui para ler o Manual em PDF.

Introdução

A gestão democrática da Universidade é atividade que exige dos/as estudantes organização, representação e voz. Mesmo que hoje ainda estejamos longe de uma real democracia, em que teriam o mesmo peso as opiniões dos três segmentos da comunidade universitária – docentes, técnicos-administrativos e estudantes –, é preciso ocupar os espaços já conquistados e fazer valer, em uma extensão cada vez maior, a representatividade estudantil.

Para exercer essa função de verdade, não basta apenas frequentar reuniões de departamento. O papel do/a estudante escolhido representante discente (RD) ou representante da sua turma (RT) precisa ser ativo.

Foi pensando nisso que o CAAR elaborou este Material de Apoio Acadêmico. Queremos fornecer as ferramentas para que você – RD, RT ou estudante interessado nas questões da Faculdade de Direito – possa fiscalizar, identificar problemas, manifestar-se e exigir mudanças, com segurança, melhor representando seus/suas colegas.

O Material será constantemente atualizado, a partir do surgimento de novas demandas. Por isso, se você sentiu falta de algum assunto ou ficou com dúvidas, entre em contato através do e-mail para caar@ufrgs.br!

Boa leitura!

Sumário

Funções do/a Representante Discente (RD)

Funções do/a Representante de Turma

  • Atuação na Unidade, Departamentos e Comissões da Faculdade

Órgãos da Faculdade e suas funções

Reuniões: prazo para convocação

Funcionamento da nova administração

Eleições

Concurso público

Estágio probatório

Progressão funcional

Carga horária docente

Alteração do regime de trabalho

Professora/a substituto/a e temporário/a

Estágio de docência de pós-graduandos/as

Pós-Graduação: mestrado/doutorado e especializações

  • Atuação em Sala de Aula

Plano de ensino

Avaliação

Monitoria acadêmica

Ausência e atrasos do/a professor/a

Avaliações de desempenho dos/as docentes