Plano de ensino

O Plano de Ensino é elaborado pelo/a professor/a responsável[1] pela cadeira, que nem sempre é aquele/a que a está ministrando. As atividades em sala de aula deverão ser baseadas no Plano de Ensino, que precisa ser atualizado de semestre em semestre se houver modificação, e aprovado pela COMGRAD. O Plano de Ensino deve ser apresentado aos alunos até o primeiro dia de aula daquela atividade, via Portal do Aluno, podendo também ser entregue em sala de aula ou por e-mail.

O Plano de Ensino deve apresentar, obrigatoriamente, alguns itens relativos às atividades ministradas em sala de aula:

a)     identificação, contendo nome do departamento, nome da atividade de ensino, curso(s) de oferecimento, pré-requisitos por curso, etapa aconselhada no curso, corpo docente, súmula, regulamento ou plano de atividades, créditos quando aplicável, e carga horária;

b)    os objetivos;

c)     o conteúdo programático na forma de unidades ou sequências;

d)    a metodologia adotada;

e)     o cronograma de atividades;

f)      as experiências de aprendizagem;

g)     os critérios de avaliação;

h)    as atividades de recuperação;

i)       a bibliografia básica.

Preste atenção

O conteúdo do Plano de Ensino é apenas uma previsão para as atividades de sala de aula. Isso significa que, a qualquer momento, o/a professor/a pode adaptá-lo para melhor rendimento em sala de aula. Isso deve ser feito sempre com a concordância dos alunos.

O/A professor/a pode incluir em suas aulas a atuação aluno/a pós-graduando/a. Nesse caso, essa atuação deve estar prevista no respectivo Plano de Ensino.

O Plano de Ensino contém todas as informações importantes para que o aluno organize seu semestre letivo antecipadamente, tais como cronograma de conteúdos, formas e critérios de avaliação, atividades de recuperação e a bibliografia utilizada ao longo da cadeira. Por isso, é muito importante que os/as professores/as cumpram o Plano de Ensino, sem alterações significativas (a não ser que combinadas previamente com a turma), para que não prejudique àqueles que se organizaram antecipadamente para o semestre letivo. Cabe aos alunos fiscalizar e exigir uma conduta correta do professor diante do Plano de Ensino.


[1] O professor responsável pela cadeira nem sempre é aquele que ministras as aulas dessa cadeira no semestre. Em caso de cadeiras em que há mais de um professor ministrando aulas em turmas diferentes, o Departamento responsável pela cadeira indica um deles para ser o responsável – professor que deve estabelecer o Plano de Ensino e garantir unidade em sua execução nas diferentes turmas.

  1. Julia

    Excelente texto!

  2. Cris San Atek

    Através do plano de ensino o professor junto com os seus alunos executará
    as atividades dentro deste plano previsto sem alterações independentemente pelo professor sem que os alunos não participem. Assim prejudicará no desenvolvimento das suas aprendizgens. Pois é necessário que qualquer alteração tenha a participação dos alunos.

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén