Plano de ensino

O Plano de Ensino é elaborado pelo/a professor/a responsável[1] pela cadeira, que nem sempre é aquele/a que a está ministrando. As atividades em sala de aula deverão ser baseadas no Plano de Ensino, que precisa ser atualizado de semestre em semestre se houver modificação, e aprovado pela COMGRAD. O Plano de Ensino deve ser apresentado aos alunos até o primeiro dia de aula daquela atividade, via Portal do Aluno, podendo também ser entregue em sala de aula ou por e-mail.

O Plano de Ensino deve apresentar, obrigatoriamente, alguns itens relativos às atividades ministradas em sala de aula:

a)     identificação, contendo nome do departamento, nome da atividade de ensino, curso(s) de oferecimento, pré-requisitos por curso, etapa aconselhada no curso, corpo docente, súmula, regulamento ou plano de atividades, créditos quando aplicável, e carga horária;

b)    os objetivos;

c)     o conteúdo programático na forma de unidades ou sequências;

d)    a metodologia adotada;

e)     o cronograma de atividades;

f)      as experiências de aprendizagem;

g)     os critérios de avaliação;

h)    as atividades de recuperação;

i)       a bibliografia básica.

Preste atenção

O conteúdo do Plano de Ensino é apenas uma previsão para as atividades de sala de aula. Isso significa que, a qualquer momento, o/a professor/a pode adaptá-lo para melhor rendimento em sala de aula. Isso deve ser feito sempre com a concordância dos alunos.

O/A professor/a pode incluir em suas aulas a atuação aluno/a pós-graduando/a. Nesse caso, essa atuação deve estar prevista no respectivo Plano de Ensino.

O Plano de Ensino contém todas as informações importantes para que o aluno organize seu semestre letivo antecipadamente, tais como cronograma de conteúdos, formas e critérios de avaliação, atividades de recuperação e a bibliografia utilizada ao longo da cadeira. Por isso, é muito importante que os/as professores/as cumpram o Plano de Ensino, sem alterações significativas (a não ser que combinadas previamente com a turma), para que não prejudique àqueles que se organizaram antecipadamente para o semestre letivo. Cabe aos alunos fiscalizar e exigir uma conduta correta do professor diante do Plano de Ensino.


[1] O professor responsável pela cadeira nem sempre é aquele que ministras as aulas dessa cadeira no semestre. Em caso de cadeiras em que há mais de um professor ministrando aulas em turmas diferentes, o Departamento responsável pela cadeira indica um deles para ser o responsável – professor que deve estabelecer o Plano de Ensino e garantir unidade em sua execução nas diferentes turmas.

  1. Julia

    Excelente texto!

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén