Manter a qualidade do ensino acadêmico é uma preocupação geral da comunidade universitária, motivo pelo qual vários espaços de avaliação das condições de ensino estão disponíveis aos/às alunos/as – embora muitas vezes esses espaços ainda não sejam efetivos. É muito importante que os representantes de turma motivem e incentivem os seus/suas colegas a participarem dos diversos tipos de avaliação de desempenho acadêmico que são proporcionadas – é o momento em que o/a aluno/a tem voz para dizer o que precisa ser mudado na Universidade, o que está bom e o que poderia melhorar.

Avaliações Docentes no Portal do Aluno

A Avaliação Docente, que é respondida pelos discentes através do Portal do Aluno, em um período pré-estabelecido no Calendário Acadêmico da Universidade, é o instrumento oficial e universal de avaliação dos/das docentes da UFRGS e do espaço físico onde ocorrem as aulas. As perguntas são as mesmas para todos os cursos da Universidade e não levam em conta as particularidades de cada unidade acadêmica, nem permitem uma resposta mais precisa para as perguntas propostas (que somente comportam respostas valorativas – notas).

Avaliações realizadas pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU)

As avaliações feitas pelos Núcleos de Avaliação da Unidade (NAU) são muito mais profundas e próximas da realidade do estudante, uma vez que cada Unidade tem um Núcleo próprio. Ele é responsável por elaborar avaliações direcionadas aos/às alunos/as, professores/as e técnicos/as-administrativos/as vinculados à unidade que será avaliada e elaborar um relatório a partir dos resultados dessa avaliação, encaminhado-o à SAI (Secretaria de Avaliação da Instituição – órgão vinculado à reitoria). As avaliações realizadas envolvem toda a situação acadêmica presente na Unidade – desde a situação das classes, da biblioteca ou banheiros até a qualidade das disciplinas, de todos os programas de extensão e os de pesquisa. Inclui, até mesmo, uma autoavaliação para que o avaliador possa refletir criticamente sobre o cumprimento de seu papel na Unidade. O NAU é um órgão representativo, formado por representantes docentes, técnicos-administrativos e discentes.

Atualmente, o NAU de nossa unidade (Faculdade de Direito) encontra-se desativado, por falta de professor/a coordenador/a. O CAAR, no entanto, está pleiteando a indicação de novo/a coordenador/a e a reativação imediata das atividades.

Avaliações realizadas pelo CAAR

O CAAR também realiza, semestralmente, Avaliações Individuais dos/as Professores/as, baseadas nas diretrizes acadêmicas que acreditamos serem essenciais para a manutenção da qualidade do ensino em nossa Faculdade, as quais encaminhamos aos Departamentos no início de nossa gestão (e que está disponível também em nosso site).

Elas são criadas para serem respondidas em duas etapas: primeiramente, uma avaliação de caráter misto (objetivo e subjetivo) sobre a atuação e atitude do professor é respondida por todos os alunos que cursaram a disciplina; em um segundo momento, os representantes de turma elaboram uma avaliação dissertativa, abrangendo pontos mais amplos e aprofundados. Essas avaliações são juntadas pelo CAAR e entregues aos Departamentos e a cada professor/a.

Embora as Avaliações Individuais dos/as Professores/as tenham grande legitimidade, pecam em importância na visão dos órgãos avaliativos – justamente por não serem as alternativas oficiais e universais. Portanto, ressaltamos a importância do representante em incentivar a cultura de utilizar-se dos meios oficiais de avaliação docente para somar-se aos nossos esforços para a melhoria de nossas aulas.