Grupos de Extensão da Faculdade de Direito

EDUCAAR

O Projeto EDUCAAR nasceu como uma ideia no fim do ano de 2018 e vem tomando forma desde então. Essa ideia tinha suas bases na vontade de alguns estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de ajudarem a formar uma sociedade mais justa e plural, por meio do estudo e da conscientização. Juntando suas vivências e experiências, aliada ao empenho em fazer esta iniciativa ganhar vida, os fundadores e coordenadores do EDUCAAR juntaram-se e desenvolveram o protótipo do que viria a ser, no futuro, este projeto. O EDUCAAR tem, basicamente, como objetivo levar informações a respeito da universidade pública para os alunos que vivem e estudam em zonas de vulnerabilidade socioeconômica. Busca-se mostrar a esses jovens estudantes a importância do aprendizado para as suas formações futuras – seja profissional, seja cívica -, motivando-os a seguirem o caminho do estudo e do conhecimento.

Tratar-se, com os alunos, desde assuntos práticos, relativos, por exemplo, às formas de ingresso nas universidades (SISU e vestibular), às ações afirmativas, às isenções direcionadas às pessoas de baixa renda, aos benefícios PRAE (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis), entre outros. Contudo, também são abordados assuntos não tão pragmáticos, mas relacionados à importância do ensino para a formação humana de cada indivíduo. Entre os tópicos abordados estão: o ambiente escolar, a valorização do professor e do estudo, os índices de evasão escolar e um panorama sobre o ensino superior, com o intuito de despertar a curiosidade desses jovens para esse mundo futuro que os espera.

O Projeto EDUCAAR busca, acima de tudo, mostrar aos estudantes da rede pública de Porto Alegre e da região metropolitana que visar uma formação acadêmica vale e é um futuro possível. Portanto, mostrar a esses jovens que a educação é a mais importante ferramenta para uma vida honesta e digna é o nosso objetivo.

facebook.com/educaar

instagram.com/educaar

contatoeducaar@gmail.com

 

GRUPO DE DEBATES E ORATÓRIA

O grupo de debates e oratória (GDO) é um grupo de extensão que surgiu em agosto de 2016 com a iniciativa de estudantes da Faculdade de Direito da UFRGS, tendo como propósito principal proporcionar um ambiente para desenvolvimento da oratória e da capacidade argumentativa da comunidade acadêmica.

Os debates constituem a principal atividade prática do grupo, sendo que os membros são divididos em 4 Casas, compostas por número equiparado de membros e lideradas cada uma por dois membros da gestão. Além dos debates, o grupo também realiza módulos – com o objetivo do ensino teórico sobre debates, argumentação, oratória, entre outros –, organiza encontros de casas para integrar seus membros e participa de campeonatos de debates pelo Brasil.

Para ser membro do GDO, é preciso realizar um processo seletivo que ocorre semestralmente, sendo composto pelo preenchimento do formulário de inscrição online e pela realização de uma entrevista presencial.

ufrgs.br/gdo

https://www.facebook.com/gdoufrgs

Assessoria Jurídica Hernani Estrela

Inspirado no nome de um dos maiores professores de Direito Comercial da nossa faculdade, a AJHE, Assessoria Jurídica Hernani Estrella, foi fundada em 2011 e é um Grupo de Assessoria Jurídica Empresarial solidária e gratuita.

A AJHE está estruturada em 5 grupos temáticos de estudo (Direito Contratual, Societário, Tributário, Trabalhista e Propriedade Intelectual) e também em um Núcleo de Contencioso, composto por membros dos diversos grupos, de forma que os horários dos encontros variam para cada grupo.

Além dos grupos de estudo, a AJHE ainda atuam no auxílio jurídico à comunidade hipossuficiente, auxiliando preventivamente e de modo contencioso nas áreas que compõe o grupo.

A AJHE é voltada a acadêmicos de Direito que se interessem por qualquer uma das áreas, estando aberta à participação de graduandos calouros! A forma de ingresso é semestral, mediante edital de seleção. 

 

https://www.facebook.com/ajhe.ufrgs

Núcleo de Extensão em Direito, Economia e Políticas Públicas

O NEDEP – Núcleo de Extensão em Direito, Economia e Políticas Públicas – é um grupo de extensão que tem como base diversas discussões e estudos acerca de temáticas nacionais e internacionais da atualidade, em uma análise interdisciplinar nas áreas de Direito, Economia e Políticas Públicas.

O NEDEP tem como principal projeto os debates, de forma que o grupo semanalmente se reúne para debater temas específicos, previamente estabelecidos e apresentados por um relator, sempre com uma temática envolvendo temas de políticas públicas brasileiras ou estrangeiras. Dessa forma, o envolvimento dos participantes é extremamente importante! Além disso, o grupo realiza seminários, debates, pesquisas e eventos externos lidando com questões atuais relativas ao tema central do projeto.

 O grupo busca a pluralidade de formações acadêmicas no âmbito universitário, contando com estudantes de diversos cursos. São abertas as seleções para novos membros no início de todos os semestres!

https://www.facebook.com/nedep.ufrgs/

Serviço de Assessoria Jurídica Universiária

O SAJU – Serviço de Assessoria Jurídica Universitária – foi fundado em 1950 por estudantes do Direito e, desde então, cresceu bastante, surgindo novos grupos, de diferentes temáticas, e com a integração de pessoas das mais diversas áreas, como psicologia e serviço social. Dessa forma, atualmente, ele é um dos maiores projetos de extensão da Universidade, congregando estudantes e profissionais de diferentes áreas!

O SAJU funciona através de grupos temáticos, autônomos entre si, sendo que cada um tem seu horário diverso de funcionamento e é responsável pelos atendimentos e demais atividades de sua temática.

Ele é um projeto que tem como objetivo proporcionar acesso à justiça às populações hipossuficientes, defendendo os direitos humanos e colaborando para a promoção da cidadania. Por isso, ele é o grupo de extensão para aqueles estudantes que desejam estender o conhecimento construído na sala de aula para a sociedade e aprender com ela.

Desde sua fundação, ele tem como principal característica a horizontalidade e o protagonismo estudantil – assim, os estudantes têm o poder de coordenar suas ações e canalizar seus conhecimentos para uma atividade jurídica de cunho social, reflexivo, crítico e transformador da realidade.

Além da assessoria às demandas jurídicas dos assistidos, o SAJU também desenvolve alguns projetos que têm como objetivo comum emancipar, por meio da conscientização de direitos e deveres, pessoas que, devido a algum fator, acabam, não concretizando os seus direitos.

Para integrar o SAJU, é necessário participar da Seleção Unificada, que acontece ao início de cada semestre e de acordo com a necessidade de cada grupo. Além disso, fica a critério de cada grupo quantos profissionais e estudantes serão selecionados.

https://www.facebook.com/saju.daufrgs

  www.ufrgs.br/saju/

Núcleo de Assistência Jurídica às Famílias de Crianças com Transtorno do Espectro Autista

O NATEA é um projeto de extensão universitária da Faculdade de Direito da UFRGS, o qual tem como objetivo orientar, auxiliar e assessorar juridicamente os familiares de crianças autistas da comunidade de Porto Alegre e Região Metropolitana e, em especial, aquelas que são atendidas na Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS.

Atualmente, o grupo conta com a participação de estudantes, advogados/as, psicólogos/as, assistentes sociais e demais indivíduos da comunidade com interesse na finalidade proposta, sendo a participação de cada integrante fundamental para os estudos coletivos, de ordem teórica e prática; para o fomento da atividade de extensão; e, sobretudo, para o melhor e mais célere atendimento de todas as demandas dos familiares, público-alvo do NATEA.

As reuniões do Núcleo têm periodicidade quinzenal, ocorrendo as segundas-feiras, iniciando às 11h15min nas dependências da Faculdade de Direito da UFRGS. Os encontros podem contar com palestras de profissionais especializados e/ou de indivíduos que lidam diretamente com o TEA, e sempre contam com o debate estratégico para cada caso assistido pelo Núcleo.

A entrada de novos integrantes ocorre a partir de seleção conforme a necessidade do grupo. 

 

https://www.facebook.com/AssessoriaTEA/

Núcleo de Estudos em Direito Internacional Público

A partir de 2017, o Núcleo de Extensão em Tribunal Simulados (NETS), após um período de reestruturação, expandiu seu escopo de atuação e se firmou como o Núcleo de Estudos em Direito Internacional Público (NEDIP) da Faculdade de Direito da UFRGS.
O NEDIP, para além de selecionar a equipe e preparar estudantes da Faculdade de Direito para competições de tribunais simulados (moot courts) em diferentes áreas do direito internacional, estabelece-se como um ponto focal para aqueles estudantes interessados em conhecer mais sobre direito internacional público e se aprofundar no estudo do tema. Nos encontros periódicos do Núcleo, os alunos debatem tópicos de direito internacional com base no estudo de casos de tribunais internacionais (ICJ, ICC, dentre outros) e de importantes textos doutrinários da área. Ainda, os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos participando de moot courts, sendo o principal deles o Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition.
A reestruturação do NETS em NEDIP tem como principal objetivo ampliar, na Faculdade de Direito da UFRGS, os espaços onde estudantes que se interessam pelo estudo do direito internacional público possam conhecer melhor a área e aprofundar seus conhecimentos no tema. Da mesma forma, assim como o antigo NETS, o NEDIP busca fomentar a participação de estudantes da Faculdade de Direito em moot courts de direito internacional, especialmente como um exercício de aplicação dos conhecimentos adquiridos na área e de desenvolvimento de habilidades essenciais à prática jurídica.

 

https://www.facebook.com/nedipufrgs/

Programa de Estudos e Prática em Negociação

O Programa de Estudos e Prática em Negociação (PREPNU) é um projeto de extensão universitário organizado por alunos da Faculdade de Direito da UFRGS, com início de suas atividades no primeiro semestre de 2018. O grupo possui foco nessa modalidade ‘alternativa’ de resolução de conflitos (a negociação), realiza workshops e participa também de competições disso.

https://www.facebook.com/PREPNU/

Núcleo de Estudos de Direito Falimentar e Recuperação de Empresas

O NEF – Núcleo de Estudos de Direito Falimentar e Recuperação de Empresas – é um grupo de extensão que atua sob a coordenação do Professor Gerson Luiz Carlos Branco.

O grupo se reúne em encontros semanais na Faculdade de Direito, sendo suas principais atividades:

  • Leitura e debates de temas de Direito Empresarial;
  • Acompanhamento de processos judiciais administrados pelo NEF;
  • Orientação para Projeto de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Mestrado e Doutorado.

Não há processo de seleção necessário para entrar no grupo, que é aberto aos interessados em aprofundar os conhecimentos na área de Direito Empresarial.

Para mais informações, entre em contato com o NEF pelo e-mail nef.ufrgs@gmail.com!

Associação Atlética Advogados do Diabo

A AAAD – Associação Atlética Advogados do Diabo – representa os alunos da Faculdade de Direito da UFRGS no âmbito esportivo e busca sua integração social e esportiva por meio da realização de treinos de diversas modalidades, festas e eventos esportivos. Na nossa Atlética, há as modalidades de handebol de quadra e de areia, vôlei de quadra e de areia, futebol 7, futsal, basquete, futevôlei, atletismo, rugby, tênis de campo, tênis de mesa, xadrez e jiu-jitsu. Ao longo do ano, a AAAD participa de competições como o Interatléticas, os Jogos Jurídicos do Sul e o Universipraia Além disso, a Atlética realiza campanhas sociais e eventos festivos e tem uma linha de produtos exclusivos!

www.facebook.com/aaad.ufrgs/ 

instagram: @aaad.ufrgs

A Toga

O jornal A Toga é uma publicação do Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR), com viés informativo, acadêmico, científico, cultural e crítico. Seus objetivos são estabelecer uma publicação periódica dirigida e editorada por estudantes, promovendo um espaço permanente de discussões e de publicação de textos, artigos, opiniões, charges e demais manifestações do corpo discente da Faculdade de Direito da UFRGS.

atogacontato@gmail.com