Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BICT

O que é um Bacharelado Interdisciplinar?

É um curso de graduação no qual o estudante pode construir sua trajetória educacional. Reúne diferentes disciplinas, ofertadas de forma a dar suporte teórico e prático para que o estudante crie uma visão crítica, reflexiva e humanística. A versatilidade do curso propicia ao estudante o trânsito entre diversas áreas de conhecimento, uma formação generalista e o habilita a entender os problemas e desafios do mundo.

No Campus Litoral Norte da UFRGS é oferecido o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), com ingresso através do Vestibular e SISU. As disciplinas propostas estão classificadas em três áreas do conhecimento: Humanas, Tecnológicas e Interdisciplinares.

Como é o curso?

O BICT, como um Bacharelado Interdisciplinar, permite o trânsito do estudante por áreas de interesse. São três anos, dos quais as disciplinas obrigatórias (24 créditos) concentram-se na primeira etapa do curso. Nas demais etapas, o estudante constrói seu currículo de acordo com seu interesse, sendo necessário apenas atentar a um máximo de 2/3 das disciplinas em cada área do conhecimento proposta (Humanas, Tecnológicas e Interdisciplinares) e para os 16 créditos complementares necessários.

Duração do curso: três anos (06 semestres)

Área de formação: Ciência e Tecnologia

Titulação: Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Conheça aqui a Grade Curricular do curso. 

Conheça aqui o Projeto Pedagógico do Curso.

Conheça aqui as normas para Créditos Complementares no BICT.

No que o Bacharel em Ciência e Tecnologia pode trabalhar?

Devido ao caráter interdisciplinar de sua formação, o Bacharel em Ciência e Tecnologia pode atuar em diferentes áreas. Apesar de o BICT não ser considerado um curso de graduação profissionalizante, ele habilita o estudante a identificar os problemas e desafios do mundo contemporâneo através de uma visão crítica, podendo propor soluções inovadoras. O BICT promove no estudante a capacidade de atuar ativamente em equipes multidisciplinares, pois é um curso que permeia os diversos ramos do conhecimento.

E, caso o estudante tenha interesse, poderá cursar uma das Terminalidades oferecidas no Campus Litoral Norte.

Mas, o que são as Terminalidades?

Ao concluir o BICT o estudante poderá optar por permanecer na UFRGS através do ingresso em uma das Terminalidades oferecidas. Elas funcionam como um segundo curso de graduação. Possuem ingresso apenas para os formados no BICT, tendo duração variável. Também chamadas de “segundo ciclo”, pois as disciplinas que compõe as Terminalidades estão disponíveis aos estudantes do BICT, desde que cumpridos os pré-requisitos. Assim, caso o estudante queira cursar uma Terminalidade, poderá fazer escolhas conscientes voltadas para a sua formação posterior.

A análise do currículo e a escolha das disciplinas nem sempre é fácil. Assim, o Campus Litoral Norte possui um quadro de profissionais qualificados para dar suporte ao estudante durante suas escolhas, acompanhar seu desempenho estudantil e auxiliá-lo na construção de seu currículo.

O Campus Litoral Norte da UFRGS possui quatro Terminalidades para o BICT. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

COMGRAD BICT
Dilermando Cattaneo da SilveiraRepresentante Docente
Everton da Silveira FariasRepresentante Docente
Felipe Amorim BeruttiRepresentante Docente - Coordenador
Felipe José ComunelloRepresentante Docente - Coord. Subst.
Marlise Amália Reinehr Dal FornoRepresentante Docente
Monica Regina GarcezRepresentante Docente
Horrana da Silva Andreoli
Suplente: Samanta Barreto de Aguiar
Representante Discente