O desenvolvimento da energia solar no Brasil e a contribuição da academia.

Roberto Zilles, dia 17/04 as 18h30min, após a Solenidade de Abertura.

Possui graduação em Física pela UFRN (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRGS (1988), doutorado em Engenharia de Telecomunicações na especialidade Sistemas Fotovoltaicos – Universidad Politécnica de Madrid (1993) e Livre Docência na especialidade Energias Renováveis – USP (2006). Atualmente é professor titular do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Membro do Editorial Board da Revista Progress in Photovoltaics: Research and Applications e Chefe da Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético do IEE-USP. Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em sistemas fotovoltaicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas fotovoltaicos, eletrificação rural, sistemas fotovoltaicos domiciliares, sistemas fotovoltaicos de bombeamento, geração distribuída e sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

Apresentação em PDF:  Roberto Zilles 17.04

 

O caminho para a eletricidade termossolar despachável e competitiva.

Manuel Collares Pereira, dia 18/04 as 17h

 

Diretor of IIFA – Instituto de Investigação e Formação Avançada of the Universidade de Évora, Fundador e Presidente do Conselho Administrativo do IPES Instituto Portugês de Energia Solar  É fundador e presidente da SUN AID (ONG dedicada ao alívio da pobreza no mundo através do fornecimento de energia (solar)). Atualmente, seu principal tópico de pesquisa é Advanced Linear Fresnel Technology para plantas de STE com sais fundidos para armazenamento a alta temperatura (560ºC). Ele é o autor do livro “Energias Renováveis – a Opção Inadiável” e co-autor e editor de outros livros. Ele é o autor de mais de 220 artigos científicos sobre óticas não formadora de imagem, para aplicações em iluminação e em concentradores solares e fotovoltaicos (Produção de energia solar térmica e CPV), em estatísticas de radiação solar, em métodos para avaliação e previsão de desempenho de sistemas solares, em fogões solares, em fotocatálise para tratamento UV solar de água contaminada, em dessalinização, em estufas, em secagem solar, em lagoas solares e em materiais e soluções para superfícies radiativas, em particular em revestimentos seletivos. Ele também é o autor de mais de uma dúzia de patentes em óptica, em particular para coletores térmicos solares e aplicações como eletricidade solar, fotoálise e ar condicionado, bem como o autor de vários programas de ciência da TV dedicados ao tema Energia.

 

Apresentação em PDF: Manuel P I C Pereira 18.04

 

Estado Actual y Perspectivas de la Tecnología Fotovoltaica.

Eduardo Lorenzo, dia 19/04 as 17h

Eduardo Lorenzo Pigueiras é catedrático da área de Tecnologia Electrônica da Universidad Politécnica de Madrid, onde fez seus estudos de Engenharia e obteve seu doutorado em 1982. Em 1984 fundou o Grupo de investigación en Sistemas Fotovoltaicos del Instituto de Energía Solar dessa universidade, que dirige desde então. Orientou 20 teses de doutorado,publicou mais de 70 artigos em revistas internacionais indexadas, que lhe valeram um amplo reconhecimento internacional.

 

Apresentação em PDF:Eduardo Lorenzo 19.04