Especialização em Gestão Empresarial

CEAD – CENTRO DE ENSINO EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO UFRGS 


Especialização em Gestão Empresarial

ApresentaçãoDisciplinasCorpo DocenteContatoInvestimentoInscrições 2017

O curso de Especialização em Gestão Empresarial é desenhado para profissionais em atividade no mercado, que ocupam ou que tenham potencial para ocupar posições de destaque em organizações públicas e privadas. Cada empresa é um composto único de produtos, tecnologias e organização. Neste contexto, não é possível imaginar que haja “receitas” prontas para gerar o necessário aporte de valor que mantenha e amplie sua participação no mercado.

Assim, as organizações precisam estar permanentemente inovando em termos tecnológicos e organizacionais. Para tanto, é imprescindível que haja o contínuo desenvolvimento de capacidade de resolução de problemas inéditos, cujos repertórios de soluções não necessariamente estejam livremente disponíveis.

 Público-Alvo: profissionais de média e alta gerencia; profissionais com experiência na gestão organizacional; recém formados buscando aprimoramento em gestão.

Processo Seletivo: análise curricular e entrevista com o coordenador do curso.

Carga Horária: 360 horas/aula (20 meses).

Horário das Aulas:
Segunda à Quinta das 18h30min às 22h30min em semanas alternadas.
As aulas ocorrem no prédio da Escola de Administração
Rua Washington Luiz, 855 – Centro Histórico – Porto Alegre.

Módulo Internacional: um diferencial na vida profissional.
Como atividade opcional o curso vai oferecer vagas em um Seminário Internacional que acontecerá do meio ao final do curso na EADA Business School/Barcelona, onde os alunos serão acompanhados pela professora coordenadora nas atividades em ensino realizadas nesta Universidade. Os alunos serão responsáveis pelo custeio total das suas despesas individuais (seguro-saúde, transporte, estadia e alimentação da viagem) e do seminário.

Avaliações Acadêmicas: as formas de avaliação de cada disciplina serão estabelecidas pelos professores em função de conteúdos e Objetivos pedagógicos propostos. A título apenas informativo são especificadas aqui algumas formas de avaliação normalmente utilizadas:

– Testes escritos;
– Resolução de exercícios;
– Elaboração de trabalhos sobre temas selecionados;
– Apresentações orais;
– Análise e discussão de casos;
– Apresentação de fichas e resenhas de leituras;
– Trabalho de conclusão.

Disciplinas

  • Comportamento Organizacional
  • Desenvolvimento de Operações
  • Desenvolvimento de Pessoas
  • Desenvolvimento de Produto
  • Economia Empresarial
  • Empreendedorismo e Inovação Social
  • Empresa e Sustentabilidade
  • Inovação Orientada ao Mercado
  • Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva
  • Mudança, Competência e Aprendizagem
  • Pesquisa em Marketing
  • Planejamento Estratégico
  • Seminário de Trabalho de Conclusão
  • Seminários Temáticos
  • Sistemas de Informação I
  • Sistemas de Informação II

Súmulas
Comportamento Organizacional 30h/a
Comportamento organizacional como resultado dos modos de trabalhar e das práticas de gestão do cotidiano do trabalho. Categorias de análise: trabalho imaterial, gestão, controle, espaço-temporalidade, subjetividade, gênero, assédio moral no trabalho, dilemas e sofrimento psíquico a deflagrarem comportamentos organizacionais

Desenvolvimento de Operações – 30h/a
A Importância de uma Visão Estratégica no Desenvolvimento das Operações; Estratégia de Desenvolvimento de Operações: Conceitos e Processo de Formulação; O Sistema de Produção Enxuta; Teoria das Restrições; Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

Desenvolvimento de Pessoas – 30h/a
A disciplina visa discutir o papel da aprendizagem na construção do conhecimento organizacional e as alternativas para o desenvolvimento de competências frente ao atual contexto. Apresenta os princípios, conceitos e métodos associados aos processos de aprendizagem formais e informais na construção do conhecimento nas organizações. Examina as oportunidades e obstáculos que se colocam aos processos de aprendizagem em espaços organizacionais, sua repercussão no desenvolvimento dos indivíduos e de suas competências.

Desenvolvimento de Produto – 30h/a
Produto: principais conceitos e componentes; Os produtos e a estratégia de marketing; Administração de produtos: linhas de produtos; Gestão de novos produtos; Posicionamento de produto: conceito e opções; Marca: conceitos, estratégias, brand equity; Marketing de Serviços

Economia Empresarial 30h/a
Antecedentes: firma, mercado, o fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico, o empresário inovador e a destruição criadora Entrando na Firma: risco, incerteza e lucro, a natureza da firma, produção e transação, o coordenador-gestor.
Entrando no Mercado: instituições, transações, governança, contratos
Entrando na Firma… mais uma vez…: rotina, seleção e mutação, capacidade e capacitação tecnológica, paradigmas e trajetórias tecnológicas, evolução. Organizações e Organizações: informação e propriedade, teoria da agência, visão baseada em recursos, interdependência, relações inter-firmas, Competição e cooperação

Empreendedorismo e Inovação Social 15h/a
A discussão sobre inovação é cada vez mais importante para qualquer tipo de sociedade. Porém, hoje a inovação não pode ser vista somente do ponto de vista tecnológico, ou seja, a natureza complexa dos problemas organizacionais e sociais demandam soluções cada vez mais sistêmicas, o que enaltece a importância das inovações não tecnológicas (organizacionais, sociais, ambientais). A inovação tem uma relação intrínseca com o empreendedorismo na geração de novos empreendimentos. E, o empreendedorismo pode ser visto não somente do ponto de vista individual, como tradicionalmente aparece na literatura, mas também do ponto de vista coletivo e social, que tanto pode contribuir para a inclusão e sucesso de novos empreendedores.

Empresa e Sustentabilidade 30h/a
Discute-se, inicialmente, o papel das organizações na interação entre indivíduo-organização-sociedade. Num segundo momento, partindo-se da premissa, que as organizações atualmente, numa lógica competitiva, privilegiam a dimensão econômica nas suas estratégias, procura-se discutir na disciplina como poderia se pensar a lógica da Sustentabilidade nas estratégias das organizações e nas suas relações com os stakeholders. Finalmente, foca-se na inovação como elemento estratégico capaz de articular as estratégias organizacionais com as necessidades da sociedade, numa lógica sustentável

Inovação Orientada ao Mercado 15h/a
Disciplina teórico-prática com foco na inovação orientada para o mercado.
Conteúdo Programático: Globalização e Tendências; Conceitos centrais de inovação e tecnologia; Documentário e Exercício; Sistemas de Inovação; Orientação para o mercado; Estudo de Caso; Desenvolvimento e Pesquisa de Novos Produtos; Atividade prática; Brainstorming; Finalização e apresentação do trabalho final 

Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva 15h/a
Definição de Inteligência com ênfase na antecipação e no processo coletivo de interpretação. Conceito de Antecipação. Diferenças e complementariedades com outros tipos de Inteligência. Utilidade e papel da Inteligência Antecipativa no ambiente corporativo. Tipologia da informação. Sinais Fracos. Fluxos informacionais. Valorização de diferentes tipos de sistemas de informação. Papel da tecnologia da informação. Equipe Projeto. Animação. Operacionalização do processo de Inteligência Antecipativa através do Método L.E.SCAnning©. Interpretação coletiva e Criação de Sentido. Casos.

Mudança, Competência e Aprendizagem – 30h/a
Desenvolver e explorar a noção de competência gerencial e de recursos de competência, apresentar exemplos práticos desses conceitos e estimular sua aplicação relativamente à experiência prática dos participantes. Finalmente, desenvolver alguns dos conceitos e práticas de aprendizagem nas organizações, através das quais se entende possível desenvolver competências gerenciais. (Gestão Contemporânea: fatores de mudança; Impactos do Ambiente Econômico sobre as empresas; Nova Competência dos Gestores; Noção de Competências Gerenciais; Recursos de Competências; Exemplos de Competências Gerenciais e de Recursos de Competências; Aplicação dos conceitos nas atividades gerenciais dos participantes; Desenvolvimento de competências e Aprendizagem nas Organizações)

Pesquisa em Marketing 30h/a
Abordagem dos aspectos teóricos e práticos da pesquisa como instrumentos de apoio à tomada de decisão em Marketing
Conteúdo Programático: Evolução e posicionamento da pesquisa dentro da área de Marketing; Esquema geral de pesquisa; Tipos de estudos: Exploratórios, Estudos Descritivos e Estudos de relação de causa e efeito; Coleta de dados: técnicas e desenvolvimento de um instrumento de coleta de dados. Amostragem; Análise de dados.

Planejamento Estratégico – 30h/a
Estratégia: principais conceitos: Tipologias de estratégias; As escolas do pensamento estratégico; Formulação e implementação de estratégias; Planejamento e plano estratégico.

Seminário Trabalho de Conclusão 15h/a
Esta disciplina objetiva orientar os alunos na elaboração do trabalho de conclusão de curso, promovendo reflexão sobre o processo de revisão teórica e planejamento de pesquisa na produção do conhecimento científico.
1. Produção de conhecimento científico e o conhecimento especializado;
2. A lógica e as etapas da investigação científica;
3. Relação entre tema, problema e objetivos de pesquisa;
4. Abrangências e limitações da pesquisa;
4. O papel da revisão teórica e da relevância temática para a investigação científica;
5. Planejamento do método e das estratégias de pesquisa: instrumentos, técnicas de coleta e técnicas de análise de dados;
6. A escrita científica e a aplicabilidade do conhecimento na prática profissional;
7. Postura ética na pesquisa científica.

Seminários Temáticos – 15h/a
Painéis e palestras de especialistas convidados tratando de temas relevantes para a formação dos alunos.

Sistema de Informação I – 15h/a
fornecer aos participantes conhecimentos sobre Sistemas de Informações (SI) e Tecnologia de Informação (TI): evolução do uso da TI nas organizações; conceitos básicos sobre informações e indicadores de monitoramento do negócio (balanced scorecard); elementos do processo decisório; gestão do conhecimento; tipologia dos SI e integração de processos e informações (ERP); questões de implementabilidade dos sistemas integrados; planejamento e alinhamento estratégico entre negócio e TI; aplicações web como Intranet, BI (business intelligencè); tópicos de gestão da TI como governança.
1. Evolução da TI nas Organizações; 2. Gestão da Informação e Indicadores de Desempenho: metodologia BSC; 3. Sistemas de Informação (SI) e Gestão Integrada das Informações: conceitos e tipologias (SAD, ERP, CRM, SCM, outros); 4. Aplicações Estratégicas: Ferramentas de BI/BSC na prática; 5. Planejamento e Alinhamento Estratégico entre Negócio e de TI; 6. Gestão da TI: Governança de TI na Governança Corporativa

Sistemas de Informação II – 15h/a
A disciplina tem como propósito fornecer aos alunos de pós-graduação latu sensu os conhecimentos sobre a governança, gestão e qualidade da INFORMAÇÃO (big data) e os impactos dos investimentos em Tecnologia de Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações e no usuário baseado em métricas multidimensionais, por exemplo: na estratégia de negócio, no valor para o negócio e usuário, na cadeia de suprimentos e logística. O desempenho organizacional e do usuário que tomam decisões baseados em tecnologias integradas, móveis e nuvem.

Coordenadora do Curso
Profª. Drª. Marcia Dutra de Barcellos
Telefone: +51 3308.3812
E-mail: mdbarcellos@ea.ufrgs.br

Gerente do Curso
Marco Benites
Telefone: 51.3308.3698
E-mail: masbenites@ea.ufrgs.br

Secretaria CEAD
Horário de Atendimento ao Público

Segunda a Quinta-feira 13:30h às 19:30 h e Sexta-feira das 13:30h as 18h
Telefone: +51 3308.3646 – 51.3308.3698
Escola de Administração
Rua Washington Luiz, 855 – 2º andar

Investimento em 2017
Valor Total: R$ 19.890,00
Parcelamento em 20 x R$ 994,50

Descontos
Pagamento à vista 10%;
Ex-aluno da UFRGS 10%;
Empresas Conveniadas 10%

Empresas Conveniadas
– Aspet
– Bacharéis e Tecnólogos registrados no CRA-RS
– Copesul
– Clube de Vantagens do Correio do Povo
– Dell Computadores
– DM9 Sul Publicidade
– Estagiar RS
– Embretec: Empresa Brasileira de Tecnologia e Administração de Convênios
– Ferramentas Gerais e empresas do grupo SLC
– Funcionários do Sindilojas, associados efetivos, colaboradores e seus dependentes
– Gerdau S/A
– GetNet (Toque e Fale)
– Hospital de Clinicas Porto Alegre
– Lojas Renner
– Lojas Quero-Quero
– Oi
– Qualidade RS – PGQP
– SEPRORGS
– Sicredi
– Springer Carrier
– Sistema Fiergs/Fecomércio/SESC
– Yara Brasil Fertilizantes

PRÓXIMA EDIÇÃO :  ABRIL 2018

Para realizar sua inscrição envie a ficha de inscrição prenchida para especializacao@ea.ufrgs.br:
 Ficha de Inscrição (obrigatória)
– Curriculum Vitae (opcional)
Após, você será chamado para a entrevista presencial. Neste dia, deverão ser entregues os seguintes documentos:
– Cópia da Identidade e CPF
– Cópia de comprovante de residência
– Cópia do histórico da graduação
– Cópia do diploma da graduação (autenticada em cartório)
– 02 Fotos 3×4
– Cópia do comprovante do pagamento da taxa de inscrição R$ 50,00 (doc será enviado por e-mail)

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