Especialização em Marketing

CEAD – CENTRO DE ENSINO EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO UFRGS 


Especialização em Marketing

ApresentaçãoDisciplinasCorpo DocenteContatosInvestimentoInscrições 2017

O curso de Especialização em Marketing da Escola de Administração da UFRGS pretende, por meio de uma reconhecida metodologia de excelência, capacitar profissionais de diversas áreas na aplicação de técnicas de marketing, habilitando-os, assim, a competir e liderar em um cenário profissional que exige, cada vez mais, o conhecimento profundo e uma visão crítica e perspicaz do mercado e das forças que o regem.
Para isso, contamos com uma equipe de professores formados nas melhores instituições dos EUA, Europa e Brasil e atuantes neste cenário, ensinando desde os princípios mais básicos até as problemáticas mais atuais do mercado globalizado.

Público-Alvo: profissionais de média e alta gerência; profissionais com experiência na gestão organizacional; recém formados buscando aprimoramento em Marketing.

Processo Seletivo: análise curricular e entrevista com o coordenador do curso.

Carga Horária: 360 horas/aula (20 meses).

Horário das Aulas:
Segunda à Quinta das 18h30min às 22h30min (semanas alternadas).
As aulas ocorrem no prédio da Escola de Administração
Rua Washington Luiz, 855 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS.

Módulo Internacional: um diferencial na vida profissional.
Como atividade opcional o curso vai oferecer vagas em um Seminário Internacional que acontecerá do meio ao final do curso na KEDGE – França, onde os alunos serão acompanhados pela professora coordenadora nas atividades de ensino realizadas nesta Universidade. Os alunos do curso de Marketing serão responsáveis pelo custeio total das suas despesas individuais de: seguro-saúde, transporte, estadia e alimentação da viagem e do seminário. O custo da disciplina será dividido entre os alunos das turmas de especialização da Escola de Administração que participarem.

Avaliações Acadêmicas: as formas de avaliação de cada disciplina serão estabelecidas pelos professores em função de conteúdos e Objetivos pedagógicos propostos. A título apenas informativo são especificadas aqui algumas formas de avaliação normalmente utilizadas:

– Testes escritos;
– Resolução de exercícios;
– Elaboração de trabalhos sobre temas selecionados;
– Apresentações orais;
– Análise e discussão de casos;
– Apresentação de fichas e resenhas de leituras;
– Trabalho de conclusão.

Disciplinas

  • Análise Gerencial de Custos
  • Comportamento do Consumidor I
  • Comportamento do Consumidor II
  • Comunicação Integrada em Marketing
  • Criatividade e Novas Atitudes Gerenciais
  • Estratégia de Distribuição e Logística
  • Estratégias em Mídias Digitais
  • Estruturação de Projeto
  • Formação e Relações do Mercado Comum do Sul
  • Fundamentos de Marketing
  • Inovação Orientada ao Mercado
  • Marketing e Economia
  • Marketing Estratégico
  • Pesquisa em Marketing
  • Planejamento em Marketing
  • Sistemas de Informação em Marketing

Súmulas

Análise Gerencial de Custos
O preço no composto mercadológico, a formação do preço e os fatores de influência, as estratégias de preços e resultados.

Comportamento do Consumidor I
Analisa o processo de decisão de compra do consumidor e o comportamento do consumidor organizacional. Conteúdo programático compreende: teoria sobre comportamento do consumidor e fatores de influência no processo de compra; processo decisório de compra e tipos de compra; comportamento do consumidor organizacional.

Comportamento do Consumidor II
Esta disciplina objetiva desenvolver nos alunos um entendimento dos Comportamentos do Consumidor e do Comprador Organizacional. Procura compreender Comportamento do Consumidor e do Comprador por sua perspectiva teórica e, a partir disto, oferecer a orientação necessária para a consequente ativação dos esforços dirigidos ao cliente por parte da empresa, que será estudada nas Aplicações de Comportamento do Consumidor.

Comunicação Integrada em Marketing
– Vendas no contexto estratégico de marketing
– Planejamento de vendas
– Organização de vendas
– Direção de vendas
– Controle de Vendas
– Administração da força de vendas
– Comunicação, propaganda e promoção

Criatividade e Novas Atitudes Gerenciais
Organização e Trabalho: Pressupostos do Processo de Mudança. Os Hemisférios Cerebrais. As Inteligências Múltiplas. Percepção, Imaginação e Criatividade. A Presença Psicofísica e a Inteligência Corporal em Relação ao Trabalho Criador. Relação e Integração “Eu”, “Outro” e “Ambiente”: a base do Ato Criador. Auto exploração e Autodescoberta. A Administração da Criatividade e a Criatividade da Administração.

Estratégia de Distribuição e Logística

O Conceito de Logística. Sistema Logístico: componentes, planejamento e controle. Canais de Marketing: conceito, estratégias e estruturas. Canais como Sistemas Competitivos. Seleção de Canais de Distribuição. Serviço ao Cliente. Relacionamentos Fornecedor-Cliente no Canal.

Estratégia de Mídias Digitais
A disciplina propõe uma visão sobre as práticas de comunicação no ambiente digital como parte da comunicação integrada de marketing. Para tanto, examina os fundamentos e a atualidade do ambiente online e aborda as principais ferramentas e métricas empregados pelas organizações para atingir seus objetivos no meio.

Estruturação de Projetos
Esta disciplina objetiva orientar os alunos na elaboração do trabalho de conclusão de curso, promovendo reflexão sobre o processo de revisão teórica e planejamento de pesquisa na produção do conhecimento científico.
1. Produção de conhecimento científico e o conhecimento especializado;
2. A lógica e as etapas da investigação científica;
3. Relação entre tema, problema e objetivos de pesquisa;
4. Abrangências e limitações da pesquisa;
4. O papel da revisão teórica e da relevância temática para a investigação científica;
5. Planejamento do método e das estratégias de pesquisa: instrumentos, técnicas de coleta e técnicas de análise de dados;
6. A escrita científica e a aplicabilidade do conhecimento na prática profissional;
7. Postura ética na pesquisa científica.

Formação e Relações de Mercado Comum do Sul
O objetivo principal é o de capacitar o aluno em termos conceituais com relação aos processos de integração. A formação do MERCOSUL, NAFTA e UE, bem como seus desafios de integração interblocos (ALCA; ALCSA, ACORDO QUADRO com UE) serão objeto de estudos detalhados.
Abordagem histórica, geográfica e geopolítica do MERCOSUL. O processo de integração Brasil e Argentina, Tratados e estruturas institucionais do MERCOSUL e os grandes desafios de integração hemisférica e interblocos.

Fundamentos de Marketing
A estratégia de marketing desempenha um papel fundamental nas performances de negócios bem-sucedidas em uma grande quantidade de indústrias em todo o mundo. A importância crescente da satisfação do cliente, da diversidade de mercados, das rápidas mudanças na tecnologia e dos desafios da competição global exigem estratégias de marketing eficazes para sustentar uma posição competitiva privilegiada e de ponta. A disciplina de Marketing Estratégico examina os conceitos e processos que levam as organizações a obter vantagem competitiva no mercado, ocupando-se dos temas e variáveis-chave da seleção de uma estratégia.

Inovação Orientada ao Mercado
Disciplina teórico-prática com foco na inovação orientada para o mercado. Globalização e Tendências; Conceitos centrais de inovação e tecnologia; Documentário e Exercício; Sistemas de Inovação; Orientação para o mercado; Estudo de Caso; Desenvolvimento e Pesquisa de Novos Produtos; Atividade prática; Brainstorming; Finalização e apresentação do trabalho final.

Marketing e Economia
1. Definição das principais variáveis econômicas: elementos de Contabilidade Nacional e a identidade entre renda, produto e despesa. PIB e PNB real e nominal: deflacionamento. A relação entre emprego, capacidade ociosa e renda potencial. Tipos de desemprego;
2. A determinação da renda e o modelo simples do multiplicador. O papel do governo, a tributação e a carga tributária bruta e líquida. A moeda e o mercado monetário. As políticas monetárias, cambial e fiscal;
3. Inflação: definição e principais índices calculados no Brasil. Inflação de demanda, de custo, monetária, inercial e estrutural. A teoria Quantitativa da Moeda. As relações déficit público/inflação e salários/inflação. Choque ortodoxo e choque heterodoxo. Os planos recentes de combate à inflação, em especial o Plano Real;
4. Conjuntura atual e perspectivas.

Marketing Estratégico
O aumento da competição tem forçado as empresas a uma readequação de suas posturas mercadológicas, posicionando o cliente como foco central de suas atividades. O novo ambiente competitivo e globalizado exige que as estratégia de marketing sejam adequadas a este novo cenário. Neste sentido, a constituição de um planejamento de marketing que contemple as estratégias mais adequadas passa a ser fator chave para a sobrevivência das empresas.

Pesquisa em Marketing
A disciplina “Pesquisa em Marketing” aborda aspectos teóricos e práticos da pesquisa aplicada ao marketing, bem como destaca o seu importante papel como subsistema do SIM (Sistema de Informações de Marketing) em ambientes em evolução. O papel das informações na gestão de marketing. Importância e finalidade da Pesquisa em Marketing. Método científico e pesquisa em marketing. Tipos de pesquisa. Processo de pesquisa.

Planejamento em Marketing
A disciplina aborda o tema planejamento de marketing, concentrando-se no processo e no exercício de formulação de um plano de marketing, explorando relações existentes entre o planejamento e a estratégia de marketing.
– identificação de produtos-mercados;
– análise situacional (interna e externa);
– estratégia e objetivos;
– programas de ação;
– controle e implementação.

Sistemas de Informação em Marketing
Uso da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações: evolução e mudanças de paradigma; Informação, indicadores (balanced scorecard) e processo decisório; Sistemas de Informação de Marketing: estrutura, tipologia, integração (ERP, ECR); Gestão da informação e da TI; Gestão do conhecimento; Aplicações de TI (em Marketing): Internet e Intranet, Comércio Eletrônico.

Coordenador do Curso
Profa. Dra. Daniela Callegaro
Telefone: +51 3308.3482
E-mail: daniela.callegaro@ufrgs.br

Gerente do Curso:
Marco Benites
Telefone: +51 3308.3676
E-mail: masbenites@ea.ufrgs.br

Secretaria CEAD
Horário de Atendimento ao Público

Segunda a Quinta-feira 13:30h às 19:30h e Sexta-feira das 13:30h as 18h
Telefone: +51 3308.3646 – 51.3308.3698
Escola de Administração
Rua Washington Luiz, 855 – 2º andar

Investimento 2017
Valor Total: R$19.890,00
Parcelamento em 20 x R$ 994,50

Descontos
Pagamento à vista 10%;
Ex-aluno da UFRGS 10%;
Empresas Conveniadas 10%

Empresas Conveniadas
– Aspet
– Bacharéis e Tecnólogos registrados no CRA-RS
– Copesul
– Clube de Vantagens do Correio do Povo
– Dell Computadores
– DM9 Sul Publicidade
– Estagiar RS
– Embretec: Empresa Brasileira de Tecnologia e Administração de Convênios
– Ferramentas Gerais e empresas do grupo SLC.
– Funcionarios do Sindilojas, associados efetivos, colaboradores e seus dependentes
– Gerdau S/A
– GetNet (Toque e Fale)
– Hospital de Clinicas Porto Alegre
– Lojas Renner
– Lojas Quero-Quero
– Oi
– Qualidade RS – PGQP
– SEPRORGS
– Sicredi
– Springer Carrier
– Sistema Fiergs/Fecomércio/SESC
– Yara Brasil Fertilizantes

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2018/1

Para realizar sua inscrição, envie sua ficha de inscrição para especializacao@ea.ufrgs.br:
 Ficha de Inscrição (obrigatória)
– Curriculum Vitae (opcional)
Após, você será chamado para a entrevista presencial. Neste dia, deverão ser entregues os seguintes documentos:
– Cópia da Identidade e CPF
– Cópia de comprovante de residência
– Cópia do histórico da graduação
– Cópia do diploma da graduação (autenticada em cartório)
– 02 Fotos 3×4
– Cópia do comprovante do pagamento da taxa de inscrição R$ 50,00

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