Livros

Livros sobre temas africanos, escritos e publicados pelos pesquisadores do centro.

África Occidental: Crisis vs. Estabilidad Política

Yoslán Silverio González| Editora Palmarinca, 2018

Neste livro, o autor propõe a análise das principais crises políticas e conflitos armados ocorridos na África Ocidental entre 2010 e 2017. Além do enfoque histórico que permite a compreensão específica de cada um dos casos estudados, o texto apresenta um debate teórico para abordar as problemáticas políticas africanas. E, ainda, os fatores desestabilizadores presentes nos mais variados tipos de conflitos, bem como questões relacionadas à segurança são analisadas nesta obra.

 

Política Externa na África Austral: Guerra, Construção do Estado e Ordem Regional

Igor Castellano da Silva | Editora Século XXI, 2017

Livro_Africa-AustralO livro desenvolve, com base em pesquisas de campo, uma análise bem fundamentada sobre a política externa dos países da África Austral, sustentando que os mesmos não são “pólos pacíficos” nas relações internacionais, como é frequentemente sugerido, mas sim atores bastante ativos, desenvolvendo um sistema internacional interafricano, influenciado pelas dinâmicas de construção dos Estados e pelas estruturas da ordem regional.

O Grande Brasil e os Pequenos PALOP

Kamilla Raquel Rizzi | Editora Século XXI, 2014

Livro_Africa-e-as-PotenciasTrata-se de uma Tese de Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem por objetivo analisar, durante o período compreendido entre 1974 e 2010, os conteúdos político, econômico, cultural e cooperativo da política externa brasileira em três países africanos cujo idioma oficial é o português, a dizer: Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

África e as Potências Emergentes

Paulo Fagundes Visentini & Equipe Cebrafrica | Editora Século XXI, 2013

Livro_Africa-e-as-PotenciasA obra analisa a atuação e os interesses de potências emergentes como China, Brasil e Índia, bem como Rússia, Cuba, Turquia, Irã e nações árabes do Golfo no continente africano. Essa nova forma de interação tem como base as alterações na política mundial, que legitimam a Cooperação Sul-Sul e a construção de um sistema multipolar, que avança junto com o desenvolvimento da periferia.

Congo, a Guerra Mundial Africana: Conflitos Armados, Construção do Estado e Alternativas para a Paz

Igor Castellano da Silva | Editora Século XXI, 2012

Livro_Africa-e-as-PotenciasO autor questiona as razões para a continuidade dos conflitos armados no Congo, país africano palco de duas guerras civis, sendo a última conhecida como “Guerra Mundial Africana”. Diante das consequências políticas, econômicas e sociais à nação, o autor propõe respostas intrigantes a essa problemática, relacionadas à construção dos Estados africanos.

Os Países Africanos: Diversidade de um Continente

Paulo Fagundes Visentini & Equipe Cebrafrica | Editora Século XXI, 2012

Livro_Africa-e-as-PotenciasO livro resgata a enorme diversidade do vasto continente africano. Para tanto, analisa os 54 países que compõem a África a partir de quatro tópicos principais: Geografia e População, História, Política/ Diplomacia e Economia.

África do Sul: A rede de Ativismo Transnacional contra o Apartheid

Paulo de Rezende Saturnino Braga | Editora FUNAG, 2011

Livro_Africa-e-as-PotenciasO livro resgata a história do regime segregacionista sul-africano, o Apartheid. Posteriormente, destaca os principais atores transnacionais que se voltaram contra o regime racista, possibilitando maior clareza em relação aos papeis exercidos por determinados Estados e organismos internacionais. Download

África do Sul: História, Estado e Sociedade

Paulo Fagundes Visentini e Analúcia Danilevicz Pereira | Editora FUNAG, 2011

Livro_Africa-e-as-PotenciasA obra analisa as contradições e potencialidades da África do Sul, nação africana que comemorou, em 2010, seu primeiro século de independência. Os contrastes sul-africanos entre modernidade-prosperidade e pobreza-arcaísmo, bem como sua pujança econômica e natural demarcam um novo ciclo de desenvolvimento ao país, em conjunto com o restante do continente africano. Download

O Brasil e a África do Sul: o Arco Atlântico da Política Externa Brasileira (1918-2000)

Pio Pena Filho | Editora FUNAG, 2008

Livro_Africa-e-as-PotenciasObra escrita com base em tese de doutorado defendida na Universidade de Brasília (Unb). Valendo-se de extensa documentação primária e bibliográfica, bem como em entrevistas, procura esclarecer a história das relações entre Brasil e África do Sul, tendo em vista ser este um dos relacionamentos mais controvertidos e ocultos da política externa brasileira. Download

A África do Sul e o IBAS: Segurança Humana

Francis Kornegay e Jabulani Dada | Editora FUNAG, 2007

Livro_Africa-e-as-PotenciasA obra reúne os materiais dos textos e transcrições de um seminário realizado na África do Sul em junho de 2006. O evento, promovido pelo Centre for Policy Studies de Joanesburgo, abordou o tema “O Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul – IBAS e a Segurança Humana”, dentro de uma perspectiva sul-africana. Download

Breve História da África

Paulo Fagundes Visentini, Luiz Dario Ribeiro e Analúcia Danilevicz Pereira | Editora Século XXI, 2007

Livro_Africa-e-as-PotenciasA obra procura apresentar a história africana de forma acessível, construindo uma visão ampla da formação do continente e das civilizações que ali foram constituídas. Assim, descreve desde a geologia e o meio ambiente africanos até o impacto da globalização sobre o desenvolvimento da África e as relações estabelecidas entre nações africanas e o Brasil.