Alunos e professores da UFRGS embarcam no 2º Cruzeiro de Ensino a bordo do Laboratório de Ensino Flutuante Ciências do Mar 1 (CM-1)

Entre os dias 20 a 24 de agosto estarão embarcados no navio Ciências do Mar 1, do Ministério da Educação (MEC), quatro professores (Fábio Lameiro, Guilherme Tavares, Carla Menegola e Felipe Caron) e 13 alunos dos cursos de Ciências Biológicas (ênfase em Biologia Marinha e Gestão Ambiental Marinha e Costeira) da UFRGS/UERGS e Geologia da UFRGS. Durante o período de cinco dias, os alunos irão vivenciar na prática, a experiência de embarcar em um navio equipado com a última geração de instrumentos e equipamentos oceanográficos. Neste cruzeiro de ensino, os alunos terão aulas práticas de navegação, coleta, processamento e armazenamento de amostras e dados físicos, químicos, biológicos e geológicos. A equipe irá embarcar e desembarcar em Rio Grande, realizando estações oceanográficas em profundidades de 25 a 100 metros.

A disciplina de Práticas e Técnicas em Equipamentos Oceanográficos é oferecida pelo Departamento Interdisciplinar (Campus Litoral Norte/UFRGS) para o curso de Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha e Gestão Ambiental Marinha e Costeira, pertencente ao Instituto de Biociências (IBIO/UFRGS), e também ao curso de Geologia do Instituto de Geologia (IGEO/UFRGS).

Histórico

O projeto “Laboratórios de Ensino Flutuantes (LEF)”, idealizado e elaborado pelo Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar), ação desenvolvida no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), veio preencher uma lacuna com relação à formação e a capacitação de recursos humanos em Ciências do Mar. O navio “Ciências do Mar 1” (primeiro a ficar pronto, de uma série de quatro navios) começou a ser construído em 2014 e foi entregue em novembro de 2017, pelo MEC, à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que ficou responsável pela sua gestão. Este navio é compartilhado ao longo de cronogramas semestrais, por sete instituições de ensino superior da região sul, que possuem cursos de graduação e pós-graduação em Ciências do Mar (FURG, UFRGS/UERGS, UDESC, UFSC, UNIVALI, UNIOESTE e UFPR). A UFRGS possui duas cotas anuais para utilização do Ciências do Mar 1, capacitando um total 26 alunos nas práticas e técnicas em cruzeiros oceanográficos.

A UFRGS iniciou sua participação em cruzeiros no Ciências do Mar 1, em 2019, com a capacitação e padronização de oito docentes que compõem o colegiado da disciplina (fevereiro) e com a realização do 1º cruzeiro de ensino, onde embarcaram 13 alunos entre os dias 14 e 19 de abril.

Para mais informações, contatar o professor Fabio Lameiro Rodrigues (51 3267 1309) responsável pela disciplina Práticas e Técnicas em Embarques Científicos.