Fauna Marinha RS

O projeto de extensão “Fauna Marinha RS” foi idealizado em 2013 e, desde então, vem produzindo uma série de materiais educativos sobre a fauna marinha e costeira do litoral gaúcho. Inicialmente o projeto chamava-se “Conhecendo a Fauna Marinha e Costeira do Litoral Norte do Rio Grande do Sul”. Em 2013, foi criada uma página do projeto no Facebook para criar um canal de comunicação entre a comunidade e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2014, uma exposição itinerante também foi montada para ilustrar a biodiversidade de organismos de fauna marinha e costeira do litoral gaúcho, tendo sido exposta em várias Universidades gaúchas e no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, além de eventos ambientais regionais. Posteriormente, em 2016, o projeto criou um perfil no Instagram para ampliar o alcance das postagens. Desde 2017, o projeto vem capacitando os guarda-vidas que trabalham na operação golfinho durante o veraneio, a fim de que os mesmos adquiram informações pertinentes sobre os principais animais que aparecem encalhados na orla gaúcha. Para o ano de 2020, o projeto se propôs a iniciar uma série de vídeos educativos sobre o tema. Nesse sentido, um canal foi criado no YouTube, exclusivamente para publicar os vídeos produzidos. Os vídeos informam as pessoas sobre características das espécies de forma divertida e são narrados por adultos e crianças.  Em 2021, o projeto ampliou a equipe realizando uma seleção pública para estágio voluntário e adicionando vários integrantes novos, oriundos de vários estados brasileiros. Também no ano de 2021 foi criado um canal no Telegram e divulgação dos vídeos educativos no formato de podcast em várias plataformas digitais. São duas playlists diferentes, uma chamada “Conhecendo os animais do litoral gaúcho” e a outra “Fauna Marinha explica”.

 

Coordenador: Maurício Tavares
Contato: fauna_marinha@ufrgs.br

Equipe atual: Bianca Darski, Bruna Bertagni de Camargo, Estela Dibo Soares, Gabriela Lenz dos Santos, Gean Araujo, Giovanna Rosa Moreira, Hainny Roque Silvestre, Isabela Martins, Janira Prichula, João Victor Oliveira Sousa, Júlia Pereira de Barros, Leonardo Marques Costa, Lucas Antonio Morates, Manuela Távora Dutra, Maicon Pegoraro de Lara, Nathan Gonçalves Rosa Reis e Renato Guiducci da Silva.

Bolsistas PROREXT: Bruna Maldaner (2013), Gabriela Haubert (2013 e 2014), Bruna Santos de Barros (2015), Júlia Jacoby de Souza (2016), Henrique Maciel da Silva (2016), Manuela Távora Dutra (2021).

Alunos colaboradores: Alice Pereira, Júlia Jacoby de Souza e Maicon Pegoraro de Lara.

Colaboradores CECLIMAR: Cariane Campos Trigo, Carla Penna Ozorio, Derek Blaese de Amorim, Ignacio Benites Moreno, Janaína Carrion Wickert.

Colaboradores externos: Márcio Borges-Martins, Patrick Coelho.

Parceiros: NEMA-RS, ICMbio-Torres, GEMARS, Projeto Baleias na Serra (LEAC/UESC), Projeto Tuco-Tuco, Projeto Toninhas, COANA – Argentina, The Natural Media. 

Escolas e professoras colaboradoras em 2020: Casa Escola Estrelinha do Mar, Capão da Canoa, RS (Enaira Fernandes e Carla Ramires); Escola Municipal de Ensino Fundamental São Tomé, Viamão, RS (professoras Ariane Vieira, Cássia Leite e Denise Camargo).

Identidade Visual e apoio nas artes gráficas: Fernando Lenhart Lopes – Go!Design

Confira algumas reportagens sobre o projeto:​

Confira o áudio da entrevista sobre a nova desova da Tartaruga-de-couro para Jovem Pan Litoral:

Confira aqui alguns vídeos do nosso canal:​

Confira a seguir os materiais educativos produzidos pelo projeto e que estão à disposição para download em PDF.