Graduação

Apresentação

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas contempla duas ênfases: Biologia Marinha e Costeira e Gestão Ambiental Marinha e Costeira. É projetado como um programa especial que se estrutura numa proposta de compartilhamento de experiências e esforços de duas instituições de ensino superior do estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, com a finalidade de oferecer um curso de Ciências Biológicas em duas áreas, cujas ofertas são escassas no Rio Grande do Sul e no país.

O Curso é composto de disciplinas obrigatórias, eletivas e adicionais, sendo ainda necessário para formatura o cumprimento de atividades complementares, a realização de um estágio obrigatório e a defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso.

As disciplinas estão distribuídas em 9 etapas (semestres) e um número mínimo de créditos eletivos devem ser cursados. A carga horária total do Curso é de 3.930 h e os objetivos são formar e titular alunos bacharéis na área de Ciências Biológicas, nas ênfases Biologia Marinha e Costeira e/ou Gestão Ambiental Marinha e Costeira. Capacitar profissionais que atuem em pesquisa, planejamento e gestão na área de Biologia Costeira e Marinha.

Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas Clique aqui!

Comissão de Graduação do Curso de Biologia Marinha

Maiores informações acesse aqui: http://www.ufrgs.br/comgradbiomar/

Telefone: 3308-1260 / E-mail: biomar@ufrgs.br

Componentes da Comissão de Graduação

Prof. Eduardo Guimarães Barboza – Departamento de Paleontologia e Estratigrafia/UFRGS (Coordenador)

Prof. João Fernando Prado – Departamento de Botânica/UFRGS (Coord. Substituto)

Prof. Luiz Carlos Rios Kucharski – Departamento de Fisiologia/UFRGS

Prof. Nelson J. R. Fagundes – Departamento de Genética/UFRGS

Profa. Norma Luiza Würdig – Departamento de Zoologia/UFRGS

Prof. Felipe Caron – Departamento Interdisciplinar do Litoral/UFRGS

– (Representante discente)

Marlene Jung – Secretaria/UFRGS