O livro “Consumo do Audiovisual no Brasil: tendências nacionais e dinâmicas regionais” é resultado da cooperação estabelecida entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa que fundamentou a publicação partiu da constatação de que há um interesse crescente em melhor dimensionar os impactos econômicos dos setores culturais e criativos (SCC).

No Brasil, o setor audiovisual -  que congrega a produção de conteúdo para cinema, televisão e vídeo sob demanda (VoD), dentre outras plataformas - apresentou, durante a última década, um crescimento superior à média dos demais setores produtivos, tanto na produção de conteúdo audiovisual nacional, particularmente o cinema, quanto na geração de valor adicionado. E isso se deu em meio a importantes transformações no padrão de consumo, com destaque para o avanço do acesso à internet banda larga, que se combinou com a expansão acelerada de plataformas VoD como Netflix e Amazon; bem como o aumento do número de salas de cinema e da veiculação de conteúdo com produção nacional na televisão.

O objetivo geral da pesquisa foi delimitado em desenvolver e aplicar métricas de avaliação da demanda por produtos audiovisuais. No primeiro eixo de análise observou-se os mercados nacional e regionais no Brasil, com a comparação frente aos padrões internacionais. No segundo, analisou-se as especificidades do consumo de conteúdo audiovisual em salas de cinema, televisão (aberta e a cabo) e vídeo sob demanda (VoD). No terceiro, atentou-se para aspectos como distribuição, exibição e consumo.

Tais objetivos se desdobraram em oito capítulos que compõe a publicação. Consolidando esforços anteriores de análise e avançando na compreensão da organização do setor audiovisual no Brasil, o estudo abre novas questões sobre as transformações nas dinâmicas de mercado dos diferentes segmentos do audiovisual. Temas como os padrões de regulação e as políticas de fomento do audiovisual em diferentes realidades institucionais e de mercado, bem como a mensuração dos efeitos da digitalização em suas diversas manifestações, indicam a renovação dos desafios no setor.



Autor: VALIATI, Leandro; CUNHA, André Moreira; CAUZZI, Camila Lohmann; MÖLLER, Gustavo.
Ano: 2017
Tipo de Publicação: Livro


Download publicação
Contato
Ferramentas

Sipesq
DGP
Moodle CEGOV
Bizagi

Notícias

Notícias
Eventos

Projetos

Projetos

Publicações

Todas
Livros
Relatórios

Contato


Centro de Estudos
Internacionais Sobre Governo

Faculdade de Ciências Econômicas, Anexo
Av. João Pessoa, 52
Porto Alegre - RS, Brasil
CEP 90040-000
+55 51 33084715
imprensa@cegov.ufrgs.br


Centro de Estudos Internacionais sobre Governo
Faculdade de Ciências Econômicas, Anexo - Campus Centro

Av. João Pessoa, 52 - Porto Alegre - RS, Brasil, CEP 90040-000

+55 51 3308-4715 | imprensa@cegov.ufrgs.br