Centro Cultural recebe oficina Dança, Criação e Educação Somática

Dança, Criação e Educação Somática é um dos projetos selecionados pelo 1º edital do Centro Cultural/2019. A atividade é coordenada pela Profa. Dra. Cibele Sastre com a colaboração de Laura Backes, professora cedida pelo Centro Municipal de Dança. O projeto é destinado para 20 participantes e ocorre às segundas e sextas, de 1 de abril a 1 de julho, das 9h às 11h, na sala Pessegueiro do Centro Cultural da UFRGS.

A atividade é uma prática corporal aberta a qualquer pessoa que queira experimentar-se e perceber-se através do movimento expressivo do corpo-voz, a partir de abordagens somáticas. A exploração sensível da movimentação corporal e vocal conduz a um processo de criação coletivo, proporcionando o autoconhecimento a partir do movimento.

A proposta de criação pretende vincular-se com o projeto Global Water Dances – GWD – promovido pelo LIMS/NY, que se caracteriza pela preocupação com questões ambientais relacionadas a qualidade de água potável no planeta, proporcionando um encontro virtual de diferentes cidades que dançam esta questão em todo mundo.

A oficina tem como referências a arte do movimento de Rudolf Laban e a Análise Laban/Bartenieff de movimento, LMA/BF ™ bem como princípios vocais desenvolvidos por Bartenieff e Bonnie Cohen, e pela técnica das vozes estendidas na linha Roy Hart.

A oficina é uma realização da ESEFID e do Centro Cultural da UFRGS em parceria com o Centro de Dança/SMC/PMPA.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de março, através de carta de intenção e breve currículo que deverá ser enviado para desc.extensao@gmail.com.

Os nomes sorteados serão divulgados no dia 28 de março, sexta-feira, no site do Centro Cultural.


3 comentários em “Centro Cultural recebe oficina Dança, Criação e Educação Somática

  1. Silvania Vasques Santos Responder

    Prezada Joyce Rocha,
    A oficina é destinada às pessoas com experiencia ou vivencia em dança?
    Sou educadora e aluna da Licenciatura Ciências da Natureza Educação do Campo, UFRGS. Posso me inscrever?
    Grata,
    Silvania V. Santos

    • João Vitor Cassela Novoa Responder

      Oi, Silvania, tudo bem? Podes se inscrever sem problemas. O sistema de vagas ocorrerá mediante sorteio. O único critério para a permanência, caso seja escolhida, é a frequência. Abs

  2. Eda Luciane Bueno Zanatta Responder

    Tenho muito interesse em continuar nas aulas de DESC(atividade fantástica e professora maravilhoooosa!!💓🙏),apesar de que não sou da área!! Participei anos atrás do projeto de dança do ventre com a professora Daniela Braga, excelente profissional!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *