Os Sentidos do Pão: oficina coletiva de pães no Centro Cultural

Os Sentidos do Pão, oficina de produção coletiva e artesanal de pães, é uma proposta do Centro Cultural da UFRGS que reúne a prática da manufatura do alimento e experiências pessoais. O primeiro, de sete encontros, acontece no dia 21 de maio das 19h às 21h30, na Sala Paineira do Centro Cultural da UFRGS (Rua Luiz Englert, 333) com o tema “Pão e Universidade”. Durante o primeiro dia de atividade, a vice-reitora Jane Tutikian, a pró-reitora de extensão Sandra de Deus e o aluno do Instituto de Artes Vini Gato Preto ensinam uma receita para a produção conjunta com a turma de participantes.

A cada mês, de maio a novembro de 2019, convidados de diferentes áreas do saber ensinarão formas de produção de pães a partir de receitas e ingredientes aos quais estão habituados. O projeto também propõe a degustação dos pães produzidos durante a oficina e a troca de experiências entre os participantes. Para a obtenção dos insumos, Os Sentidos do Pão firmou uma parceria com a Feira de Orgânicos Mulheres da Terra, para a venda dos ingredientes específicos de cada receita. Os kits de ingredientes servirão como base para a produção de mais de um pão, por isso, os participantes poderão dividir os insumos entre os colegas.

Para cada uma das datas do evento, serão oferecidas 45 vagas abertas a comunidade. Os interessados em participar da primeira atividade devem realizar inscrição através do formulário eletrônico: https://forms.gle/ak447o448eYXjuBt8.

Sobre a oficina
Farinha, água e fogo; algumas vezes, fermento. É o que basta para fazermos um dos alimentos mais antigos e populares do planeta: o pão. Ao longo do tempo, diferentes culturas foram desenvolvendo receitas a partir de misturas, de alquimias próprias. O pão revela saberes e gestos ancestrais e que se relacionam diretamente ao nosso modo de estar no mundo e aos cultivos que desenvolvemos, às plantas que selecionamos e aos gestos que repetimos, mantemos ou modificamos ao longo da nossa caminhada como civilização humana.
São essas vivências que o Centro Cultural irá proporcionar na programação de 7 encontros ao longo de 2019, por meio do projeto Os Sentidos do Pão. Teremos, a cada mês, um encontro com convidados de diferentes áreas do saber que irão nos ensinar a fazer pão a partir de receitas e de ingredientes aos quais estão habituados. São convidados que têm relações de amor muito diversas com esse fazer.
A cada encontro, além de fazer o pão, vamos comê-lo, degustá-lo coletivamente, estando juntos. O trigo, o milho, o centeio, a araruta, a mandioca, os azeites, as leveduras, o uso de insumos preferencialmente orgânicos e as histórias de cada encontro, irão nos nutrir. Sinta-se convidado a participar e a se alimentar dos sentidos com os quais o pão é feito!

Cláudia Zanatta – coordenadora do projeto

1º ENCONTRO: 21 DE MAIO
“Pão e Universidade”
Instalado no prédio do antigo Instituto de Química Industrial, construído em 1924 e restaurado entre 2015 e 2018 o Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul se constitui como um marco na história da UFRGS e da sociedade gaúcha. O seu objetivo é promover a circulação de conhecimentos e o debate de ideias e oferecer à comunidade uma intensa programação que estimule e preserve a cultura e a arte nas suas mais variadas manifestações. Além disso, possibilita a execução de projetos ligados às artes visuais, teatro, dança, música, literatura e educação, oferecendo locais para a realização de eventos corporativos, acadêmicos, exposições, palestras, debates, oficinas, cursos, ensaios e apresentações artísticas, além de ações educativas e projetos especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *