Sarau e lançamento do livro Histórias de Baixa Visão acontecem no Centro Cultural

O Centro Cultural da UFRGS recebe o sarau e lançamento da segunda edição da obra Histórias de Baixa Visão, revista e ampliada, da jornalista e técnica administrativa Mariana Baierle. Selecionado pelo Edital nº 001/2018, o evento acontece no dia 29 de maio, das 19h às 22h. A atividade é aberta ao público.

Histórias de Baixa Visão é uma coletânea escrita por 23 autores com deficiência visual. O evento de lançamento contará com a presença de 12 autores da obra: Adilso Corlassoli, André Boone, Eliane Santiago, Franciele Brandão, Gabriel Pessoa Ribeiro, Grazieli Dahmer, Maicon Tadler, Mariana Baierle, Rafael Giguer e Rafael Martins dos Santos. Na ocasião, haverá um sarau para apresentação de trechos do livro, bate-papo com os participantes e sessão de autógrafos, além da venda de exemplares.

Sobre a obra

A obra Histórias de Baixa Visão, organizada pela jornalista e técnica administrativa da UFRGS Mariana Baierle, trata-se de uma coletânea escrita por 23 autores com deficiência visual. Os autores são pessoas cegas ou com baixa visão que contam suas experiências e trajetórias de vida em textos no formato de crônicas e relatos autobiográficos. Não se constitui de um livro acadêmico ou técnico sobre o tema, sendo o foco principal as vivências e situações empíricas trazidas pela voz de quem se relaciona com o mundo sem poder contar plenamente com o sentido da visão e em diferentes contextos: escola, família, grupo de amigos, vida profissional, formação acadêmica, relacionamentos, enfrentamento de barreiras de toda ordem, preconceito e desconhecimento por parte da sociedade. 
A publicação conta com o apoio da Associação de Cegos do RS (ACERGS), sendo publicada pela primeira vez em 2017 de forma alusiva ao aniversário de 50 anos da entidade. Em 2018 lançamos a 2ª edição – Revista e Ampliada, com o acréscimo de seis novos autores, durante o VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, ocorrido na Universidade Federal de São Carlos (UfsCar). A 2ª edição ainda não foi lançada em Porto Alegre, sendo a atividade no Centro Cultural da UFRGS uma oportunidade única para trocas, tanto para os autores quanto para a comunidade universitária. Nosso objetivo não é apenas levar o livro até diferentes espaços e ambientes, mas principalmente promover momentos onde os autores possam contar sobre suas histórias, participação no livro e promover o diálogo com o público, mobilizando e sensibilizando a população para nossas demandas. Queremos evidenciar o protagonismo das pessoas com deficiência e a necessidade constante da sociedade, Universidade e todos os meios sociais estarem preparados em termos de acessibilidade e acolhimento para receber bem, dar as devidas oportunidades e condições de ser e estar no mundo àqueles que, por qualquer razão, fogem aos padrões da dita “normalidade”.
Para aquisição do livro físico ou versão digital para tabletes e smartphones acesse o: www.editoracrv.com.br. A versão digital é compatível com leitor de tela e zoom para pessoas com deficiência visual.

SERVIÇO
O quê: Sarau e Lançamento da obra Histórias de Baixa Visão – 2ª Edição Revista e Ampliada
Quando: 29 de maio de 2019 (quarta-feira)
Horário: das 19h às 22h
Local: Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *