Centro Cultural da UFRGS

 

                                             

                     SOBRE              AGENDA              ESPAÇO            NOTÍCIAS

OFICINAS DE ESCRITA CRIATIVA

 Oficina do Verso

Versificação com José Francisco Botelho

A oficina tem o objetivo de introduzir os alunos aos elementos da versificação como metro, ritmo, pés, pausas, estrofes, sinalefas. A turma aprenderá a diferença entre verso métrico e verso livre. Esses conhecimentos transformam inclusive a forma como lemos e escrevemos prosa, pois redespertam os movimentos ancestrais da linguagem poética que sobrevivem, inclusive, nas profundezas da fala quotidiana.

SOBRE O MINISTRANTE

José Francisco Botelho é escritor, tradutor e jornalista, e foi finalista dos maiores prêmios literários do Estado e do país. Seu livro de contos “A árvore que falava aramaico” foi indicado ao Açorianos em 2012. Recebeu dois prêmios Jabuti: um por sua tradução de “Contos da Cantuária” em 2014, e outro por sua tradução de Romeu e Julieta, de William Shakespare, em 2017. Sua obra é objeto de estudos no exterior e sua versão de Contos da Cantuária é considerada uma referência internacional. Em 2018, lançou sua tradução de Júlio César, de Shakespeare. Sua tradução de Contos da Cantuária transformou-se em peça teatral que hoje percorre o país, e suas obras e palestras internacionais têm levado um pouco da cultura da região da Campanha para outras partes do mundo. Botelho é Bacharel em Comunicação Social pela PUCRS e doutorando em Letras/Literatura pela UFRGS.

Dia e horário

18/09, das 9h30 às 11h30

Vagas

20

Local

Sala Pessegueiro, 204

 

Escrevendo para Jovens 

Ficção infantil e juvenil com Christian David

Sobre o ministrante

Christian David tem Graduação em Ciências Biológicas e Pós-graduação/Especialização em Literatura Brasileira pela UFRGS. É o atual Presidente da Associação Gaúcha de Escritores – AGES para o biênio 2017-2018. Em 2007, com outros escritores, professores e amantes da literatura, foi fundador da Confraria Reinações: Confraria da Leitura de Textos Infantis e Juvenis. É um dos organizadores da Odisseia de Literatura Fantástica. Tem participado de mesas-redondas e de encontros com alunos em escolas do Rio Grande do Sul.

Dia e horário

19/09, das 9h30 às 11h30

Vagas

12

Local

Sala Pessegueiro, 204