Programação

PROJETOS PERMANENTES

Cenas mínimas

Tem como foco – como o próprio nome já indica – produções de pequeno formato. Para além das desafios que surgem em atuações de elencos reduzidos e na não espetacularidade dos recursos, o que está em jogo aqui é a própria relação entre atores e espectadores na situação da performance. As apresentações acontecerão nas segundas semanas de cada mês, às segundas e terças-feiras.

Espaço aberto

O Centro Cultural da UFRGS está aberto aos sábados, das 9h às 17h, para práticas e processos de criação artísticas – estudos de cenas, musicais, coreográficos, ensaios e preparações. A ocupação dos diferentes espaços será feita por ordem de chegada, sujeita à disponibilidade de salas e às atividades previamente programadas através de edital ou parcerias. 

Oficinas

O Centro Cultural oferece uma programação de oficinas abertas para a comunidade interna e externa em diversas áreas como música, dança e artes visuais. Confira a programação nas redes sociais ou nas notícias do site. A seleção dos participantes será através de sorteio ou a partir de outros tipos de seleção, determinados pelos proponentes das oficinas.

 

Sexta Degrau

Projeto de música ao vivo realizado nas escadarias do Centro Cultural na primeira sexta-feira de cada mês. Nascido através de uma parceria entre o Departamento de Difusão Cultural e o Instituto de Artes da Universidade, o projeto terá apresentações mensais ocorrendo até o fim do ano, com músicos da cena alternativa e independente de Porto Alegre e região.

sextadegrau
cartaz site 1

Confraria da Ilustração

A Confraria da ilustração, como o próprio nome diz, é uma reunião de pessoas, “confrades”, em torno da ilustração no seu sentido mais amplo. A cada mês um convidado ou convidada abordará a ilustração feita para crianças, jovens ou adultos. Segmentos da ilustração serão contemplados em abordagens diversas, tais como: livros de literatura infantil, juvenil e adulta, livros ilustrados, livros de imagem, livros de artista, livros científicos, histórias em quadrinhos, fanzines. O projeto é uma parceria entre o Instituto de Artes da UFRGS e o Centro Cultural-UFRGS.

Edital de Ocupação

O Centro Cultural da UFRGS convida a comunidade interna e externa para compor, através de um processo seletivo, uma programação repleta de projetos e ações culturais. Os projetos selecionados poderão ocorrer em diversos formatos. Eles devem ser enquadrar em um dentre os seguintes segmentos: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, humanidades ou educação. As atividades inscritas devem ser gratuitas e abertas ao público em geral.

Centro Cultural da UFRGS-20x30 19 - Rochele Zandavalli

AGENDA

X