UNAPI – Universidade Aberta para Pessoas Idosas

UNAPI - Universidade Aberta para Pessoas Idosas

A UNAPI – Universidade Aberta para Pessoas Idosas é um projeto parceiro do Centro Cultural da UFRGS. Com participantes de ambos os sexos e com idade superior a 60 anos, os interessados podem realizar oficinas e cursos; ir a palestras e encontros; presenciar espetáculos e apresentações em geral, dentre diversas outras atividades que os órgãos dos quais a UNAPI é parceira oferecem. 

Em todas as centenas de eventos produzidos ou sediados pelo Centro Cultural da UFRGS, SEIS vagas são oferecidas exclusivamente para os participantes da UNAPI. Basta entrar em contato com a equipe da UNAPI para fazer a sua inscrição no projeto (veja os contatos nos links abaixo) e ficar por dentro da programação diária!

Horário de atendimento em janeiro e fevereiro

De segunda a sexta-feira das 9h às 13h no mezanino do Salão de Atos da UFRGS. 

Contatos (clique nas imagens)

(51) 3308-3020

Sobre a UNAPI

O projeto UNAPI (Universidade Aberta para Pessoas Idosas) tem como princípios norteadores estudos realizados sobre velhice, envelhecimento e longevidade que dão conta que os idosos são cada vez mais numerosos e já buscam ocupar espaços significativos na sociedade contemporânea. Isto porque se recupera a imagem do idoso como produtor e com potencial para exercer atividades específicas importantes.

O Projeto UNAPI é uma proposta intergeracional, pois participam da sua equipe estagiários, bolsistas de extensão e de iniciação científica da PROPESQ e PROPESQ/CNPq. O projeto em pauta vem proporcionando uma revisão no processo de socialização de pessoas idosas, permitindo e oferecendo experiências de aprendizagens sobre o ritmo e a sequência das mudanças evolutivas do curso de vida. Normas e papéis sociais, assumidos ou atribuídos, funcionando como agenda social aparecem como evidências que regulam as possibilidades de mudanças de estereótipos e visão do mundo, da dita terceira idade.

São participantes do Projeto UNAPI idosos da comunidade de ambos os sexos, com idade a partir de 60 anos. A proposta do Projeto comporta, sempre que necessário, modificações e adaptações de acordo com os últimos estudos e pesquisas que vêm acontecendo no Brasil. Sua dinâmica é interdisciplinar e instituinte. São características importantes do Projeto UNAPI cultivar o empreendedorismo, a inovação e a construção do conhecimento sobre a temática do envelhecimento e longevidade.

X