Karine dos Santos

          Professora Adjunta da área de Educação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2015); Mestre em Educação pela mesma Universidade (2007). Estágio sanduíche pela Universidade Autônoma de Barcelona no departamento de Pedagogia Sistemática e Social sob a orientação do Prof Dr. Xavier Úcar (2014/2015). Licenciada em Pedagogia com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (2004). Desenvolve estudos relacionados à Educação Social, Pedagogia Social e Educação Popular. Experiência profissional e de pesquisa com os seguintes temas: ONGs, infância e juventude, direitos, educação de jovens e adultos e formação de educadores sociais e professores.

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Marilene Alves Lemes

          Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Feevale (1998), mestrado (2010)  e doutorado (2017) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua como pedagoga da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae Ivoti. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no campo da Educação Social.

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Levi Nauter de Mira

          Doutor e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Letras – língua portuguesa e literatura (ULBRA) e em Pedagogia (UNINTER). Estuda e desenvolve pesquisas em Educação Popular, Educação Social Crítica, Pedagogia Social, EJA e Produção Textual. Servidor público na área da educação em Gravataí/RS.

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Roberta Soares da Rosa

 

          Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2008/2) e Mestrado em Educação em 2015/2 pela mesma Universidade. Realizou estágio no Laboratório de Educação Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: trilhas, interpretação ambiental e percepção ambiental. Estagiou e realizou Trabalho de Conclusão de Curso no Laboratório de Ecologia da Restauração. Atuou como bióloga colaboradora no Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá) por dois anos, onde desenvolveu atividades na área de educação ambiental. Realizou estágio por dois anos na OSCIP Instituto Martim Pescador. Colaborou como coordenadora do Programa de Desenvolvimento Local do Círculo Operário Leopoldense por três anos. Atualmente exerce função de supervisão de agentes de combate a endemias no "Convênio Dengue" firmado entre a Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.

 

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Priscilla Boschi Bol

 

          Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (2010). Atua como pedagoga na gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social no município de Sapucaia do Sul, integrando a equipe técnica da Proteção Social Básica.

 

Santiago Pavani Dias

 

          Educador Social. Atualmente trabalha como instrutor de cursos de aprendizagem socioprofissional na Fundação O Pão dos Pobres. Coordenador e instrutor do curso de capacitação para Educadoras(es) Sociais da Coopas (Cooperativa das[os] Trabalhadoras[es] da Àrea Social). Participante do Fórum Municipal de Educadoras(es) Sociais de Porto Alegre. Sociólogo, mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Estuda Pedagogia Social; Educação Social; Sociologia do Trabalho e das Profissões. Também gosta de tocar violão, de cantar, do Inter, de jogar video-game e de prosear com as(os) amigas(os).

 

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Tamires Pinto Alves

 

          Pedagoga (Unisinos), Coordenadora da Instituição de Acolhimento: Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (ACAPASS), integrante do Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (CEPOPES), atuou como Bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS / PROBITI), Realizou estágios em Escolas de Educação Infantil; Técnica em Gestão Cultural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense);

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Juliana dos Santos Rocha

 

          Doutora e Mestra em Educação (PUCRS). Bacharel em Psicopedagogia. Atuou como Educadora Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Experiência profissional e de pesquisa com formação de Educadores Sociais, Educação Social, Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Subjetividade. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI/PUCRS), do Grupo de Pesquisa sobre Formação docente, Inclusão e Processos de Aprendizagem (FIPA/PUCRS), ambos coordenados pela Profª Dra. Marlene Rozek, e do Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (CEPOPES/UFRGS), coordenado pela profª Dra. Karine Santos.

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Júlio Sá

 

          Educador Social. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Sociólogo da Associação Arte Cultura para Paz Isaura Maia – AAPPIM, de São Leopoldo. organização que executa ações voltadas à infância e juventude, como o Programa de Acolhimento Institucional e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Lia Andrade

 

          Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil – Canoas/RS (2011/02). Atuante no campo da educação social e arte educação, com experiência na direção e coordenação pedagógica em instituições de atendimento voltadas a crianças e jovens.

Raíne Silva

 

          Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia (UFRGS), oriunda dos cursos pré-vestibular populares Afirmação e Território Popular. Em sua trajetória acadêmica, busca pautar a necessidade da Educação estar presente em ambientes de aprendizagem plurais, inclusivos e democráticos.

 

 

Marta de Borba Paulo

 

          Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Feevale/Novo Hamburgo.

É Pedagoga na Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, atuando no campo da educação social.

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Binô Mauiará Zwetsch

 

          Filho de indigenistas, nasci na Aldeia Indígena Maronáua, do povo Kulina, no Estado do Acre. Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004-2009). Especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011-2013). Mestrando em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (2018). Vinculado ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS) da UFPEL e ao Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (CEPOPES) da UFRGS. Membro do Serviço de Paz (SERPAZ) e do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). Em Novo Hamburgo/RS, sou educador social concursado, conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), do Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN), do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua (Comitê Pop Rua NH), assim como, membro do mesmo Comitê em âmbito Estadual (Comitê Estadual Pop Rua RS). Atuo e pesquiso principalmente nos seguintes temas: população em situação de rua, educação sobre drogas, educação social, participação social, saúde coletiva, direitos humanos e cultura de paz.

TCE

 

Fernanda Peres Corrêa

 

          Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), advinda das cotas sociais. Durante a graduação atuou como bolsista nas disciplinas de Educação Musical e Educação de Jovens e Adultos como monitora. Tendo como temática de TCC, “Vale a pena teu trabalho com eles?”: as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza. Atualmente é docente de Educação Infantil na rede privada de Porto Alegre. Busca através de seus estudos levar aos demais educadores um olhar mais sensível sobre a trajetória e vida dos diversos indivíduos que compõem a sociedade em especial com as crianças. Experiência profissional e de pesquisa com os seguintes temas: infância e juventude e vida adulta, direitos, direitos humanos, educação de jovens e adultos, arte educação e educação especial.

Henrique Luis Engel

 

          Nascido na zona rural de Santo Cristo/RS.  Possui graduação em Filosofia - Licenciatura pela UFRGS (2014), produziu seu TCC com a seguinte temática:  EDUCAÇÃO NO PRESENTE PARA O FUTURO: Reflexões sobre a contribuição do ensino de filosofia política para o exercício da cidadania. Participou, em 2016, como voluntário, na construção da Cidade Escola Ayni em Guaporé/RS. É entusiasta da cultura alemã e acredita numa educação integral para o ser humano, tendo como base os 4 pilares para a educação da UNESCO: aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a fazer. Atualmente é acadêmico de Pedagogia na UFRGS e bolsista do CEPOPES.

Morghana Vasconcelos

 

         Pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Para além da formação acadêmica proporcionada pela Universidade, busca no CEPOPES os (des)encontros entre Educação e Assistência Social. Foi bolsista de iniciação científica PROPESQ na área de Educação Social, sob orientação da Professora Doutora Karine Santos, na pesquisa "O que dizem que fazem e o que fazem de fato: um estudo dos efeitos das práticas educativas de ONGs". Apresentaram juntas em 2017 o trabalho "Concepções freirianas presentes nas orientações do profissional educador social atuante no SCFV", no XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Atualmente cursa especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.

 

Orlando de Oliveira Pinheiro

 

          Educador, formado em Pedagogia – Séries Iniciais do Ensino Fundamental – crianças, jovens e adultos, pela UERGS – 2006. Componente do Departamento de Pedagogia<>Educação Social, em Novo Hamburgo/RS; Componente do Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social – CEPOPES, UFRGS; Conselheiro de Assistência Social em Novo Hamburgo/RS, componente da mesa diretora – 2013 a 2015 e 2015 a 2017; Gerente da Proteção Social Especial de Média Complexidade em Novo Hamburgo/RS– 2012 a 2016; Coordenou a implementação do trabalho com população em situação de rua em Novo Hamburgo de 2009 a 2011; Orientador Pedagógico do Sistema de Acolhimento Institucional de NH – 2008 a 2009; Educador Social no Serviço de Acolhimento, Casa de Passagem Anjo da Guarda e Lar do Menino em NH – 2005 a 2008; Educador Social de Jovens a Adultos, em Sapiranga pelo Programa Integrar/RS – 1997 a 2003; Membro da Juventude Operária Cristã – JOC, 1992 a 1997; Membro do Grupo JUNAC, ligado a Pastoral da Juventude, 1988 a 1992;

Tatiane de Oliveira

 

          Educadora Social no município de Novo Hamburgo. Especialista em Educação pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense. Licenciada em Educação Física pela Universidade Feevale.

Alex Seixas

 

          Possuo Graduação em Jornalismo pela Universidade Feevale e durante a minha caminhada profissional tive a oportunidade de trabalhar em diferentes setores, entre eles o comércio e o setor público (na esfera social) e privado (em uma organização educacional). Estas três etapas destacadas foram importantes para obter diferentes conhecimentos e experiências, além de proporcionar um trabalho com públicos diversificados e com tarefas variadas.

                     Atualmente tenho executado projetos como freelancer, com destaque a criação do logo do Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social - CEPOPES, vinculado a UFRGS; o logo do Núcleo de Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social – NUPEPES, vinculado a Universidade Federal de Ponta Grossa; e o logo e Manual de Identidade Visual da Associação Brasileira de Educação Social e Pedagogia Social – EDUSO Brasil.

Vitória Rabello López

 

          Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estagiou na Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Novo Hamburgo, onde pesquisou como a Política de Assistência Social se ocupa da juventude. Atualmente é bolsista de extensão do CEPOPES e pretende seguir pesquisando nessa área, com foco nas juventudes.

Melissa Lemos

 

          Pedagoga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), direcionou sua formação para a área da educação social através de estudos e estágios. Possui experiência com trabalhos em ONGs e projetos, como o projeto Boquinha Livre, no qual atuou durante parte da sua graduação. O tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso foi pesquisar: Qual o papel da Pedagoga na Educação Social?" para que desta forma pudesse entender e afirmar a importância da atuação do profissional de pedagogia têm em ambientes de Educação Social e dar inicio a uma pesquisa que liga a Pedagogia e Educação Social.