O grupo de pesquisa Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social – CEPOPES teve seu primeiro encontro em setembro de 2015. Surgiu da motivação de educadorxs sociais, estudantes de pós-graduação, em instituir um espaço colaborativo de estudos e pesquisas em Educação Social e Políticas Públicas.

Definimo-nos como pesquisadorxs-práticxs e práticxs-pesquisadorxs por estarmos imersos tanto na prática quanto na reflexão dessa mesma prática. O nosso desejo é contribuir no processo de ação-reflexão-ação com todxs que atuam no campo social cotidianamente. Para isso colocamo-nos como um espaço de interlocuções entre as experiências práticas e os estudos acadêmicos da área.

A Pedagogia Social e a Educação Popular são concepções teórico-metodológicas que inspiram o fazer educativo e pedagógico das práticas no campo social. Não são concepções teórico-metodológicas que possuem definições lineares, únicas e neutras.

 

 

 

 

 

Ambas estão inscritas e produzidas em um contexto político, cultural e social multifacetado. A opção pelos estudos acerca destes referentes se dá pela emergência de um produção do conhecimento situada à realidade das práticas em curso.

O CEPOPES realiza encontros quizenais, sempre nas terças-feiras, no horário da noite, alternando encontros entre a Faculdade de Educação da UFRGS e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo.