Participação e planejamento urbano : o processo de elaboração do plano diretor de desenvolvimento urbano ambiental de Porto Alegre

por | mar 21, 2018 | BIBLIOTECA, Dissertações e Teses

Esta dissertação trata da participação no planejamento urbano, entendida como processo de tomada de decisão aberto à cidadania envolvendo temas que afetam a vida de grupos e indivíduos no uso e apropriação do espaço urbano. Como estudo de caso, é analisado o processo de elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (PDDUA). A pesquisa identifica e caracteriza seus protagonistas e os espaços de tomada de decisão, situando essa experiência de participação no embate entre abordagens racional-compreensiva e democrático-participativa e buscando qualificá-la como expressão do planejamento urbano efetivamente praticado no país. A pergunta “quem de fato participou da elaboração do PDDUA?” orientou a realização da pesquisa, que empregou diferentes procedimentos metodológicos, quantitativos e qualitativos. A experiência do PDDUA mostrou-se rica para a análise, indicando que a vontade política e o compromisso governamental são elementos fundamentais, porém insuficientes, para a prática do planejamento democrático-participativo.

Palavras-chave

planejamento urbano; participação, planejamento urbano democrático-participativo; planejamento urbano racional-compreensivo; plano diretor de desenvolvimento urbano ambiental de Porto Alegre.

Referência

POZZOBON, Regina Maria. Participação e planejamento urbano : o processo de elaboração do plano diretor de desenvolvimento urbano ambiental de Porto Alegre. Dissertação (mestrado em Planejamento Urbano e Regional). PROPUR, UFRGS: Porto Alegre, 2008.