REDE DE CIDADES E UNIVERSIDADES AUGM

A AUGM, como uma rede de universidades públicas e de acordo com seus princípios constituintes e com seus objetivos – especialmente o de articular as funções universitárias com as demandas e necessidades sociais –, decidiu constituir um espaço de articulação, proposta, planejamento, e implementação de atividades conjuntas com os governos locais, reconhecendo-os como os responsáveis ​​pela definição e implementação de políticas públicas e reconhecendo nas universidades públicas o papel de assessores no aporte de conhecimento e compromisso social.

Esta ideia, transformada em ação, associa fortemente o conhecimento com os aspectos cotidianos dos cidadãos e das sociedades desenvolvidos nos municípios.  

A Mercocidades, como rede de municípios da América do Sul, comprometida com a integração regional que reverta para o desenvolvimento local, entende que a construção de políticas conjuntas entre governos locais e universidades possui o natural efeito de fortalecimento mútuo. 

Assim, propomos trabalhar em rede, universidades da AUGM com os governos locais (nucleados na Rede Mercocidades), como uma contrapartida para a cidade. Este trabalho em rede pressupõe um desafio de construção metodológica e formal de duas instituições que concordam em trabalhar juntas, com suas diferenças funcionais, de construção, política e organizacional.

Nesse sentido o desafio é governar uma estrutura complexa como a que estamos formando. O reforço das sinergias existentes e o carácter regional (e não apenas local), no entanto, dão um valor acrescentado de grande importância. 

O Encontro de Cidades e Universidades se realiza a cada dois anos e tem como objetivo fortalecer e dinamizar os processos de vinculação, cooperação, transferência e gestão tecnológica entre o sistema universitário e o sistema urbano regional. Este encontro tem entre seus objetivos: difundir o trabalho conjunto entre os governos locais e as universidades, em que estas últimas fornecem respostas para as necessidades e desafios colocados pelos primeiros; sistematizar o trabalho realizado entre as partes e partilhar boas práticas. 

Fruto do trabalho articulado entre ambas as Redes, surge o Observatório Urbano de Transferências de Inovações Tecnológico-Sociais, que tem entre seus objetivos divulgar e partilhar experiências de boas práticas de trabalho articulados entre universidades e governos locais. 

O Encontro desenvolve paralelamente atividades culturais, com o fim de promover e proteger a cultura regional e cidadã como bem social inestimável na área de influência de tais redes. Estas actividades recebem a contribuição das diversas experiências culturais acumuladas entre outras, na Comissão Permanente de Produção Artística e Cultural AUGM.

A Prefeitura de Porto Alegre é uma das fundadoras da rede Mercocidades, organização com 20 anos e que atinge 300 municípios em seis países da América do Sul. O Município está comprometido com um processo de integração regional que seja direcionado para o desenvolvimento local e que leve em conta as particularidades das cidades da região.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma das 31 Instituições membros da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu, que agrupa acadêmicos de seis países do Mercosul. É com imenso prazer que receberemos o Encontro de Cidades e Universidades, cuja proposta é aproximar as práticas acadêmicas em vigor nas universidades da AUGM das experiências de gestão das Prefeituras do Mercosul nas quais elas se localizam. Por serem ancoradas em seu território, as universidades dependem intrinsicamente da gestão local: transporte público, normas de construção civil, sistema hídrico, saneamento, atividades culturais e saúde pública. Esses são apenas alguns exemplos de políticas unindo as cidades, gestores e as Universidades. A partir desta relação entende-se que as universidades são loc de produção de conhecimento, de tecnologia, e de cultura, refletindo nas temáticas de interesse para os gestores das cidades e formando os cidadãos que participam da vida urbana. Promover um fórum para que se encontrem os gestores das cidades e os acadêmicos das universidades é o objetivo deste encontro. Todos são bem-vindos para ouvir e compartilhar. Venha contribuir!

 

UFRGS - AUGM - Preifeitura de POA

11 de Abril

09:00 às 12:00

 

1. PASSEIOS ARTÍSTICOS

Local: Salão de Atos UFRGS

  

1.1 Nas margens da cidade em transição

+ Informações e Inscrições

 

1.2 Cidade Invisível

+ Informações e Inscrições

 

1.3 Campus como Espaço Público

+ Informações e Inscrições

 

 

13:00

 

ABERTURA DO CREDENCIAMENTO

Local: Salão de Atos UFRGS

 

 

15:00

 

2. ABERTURA EXPOSIÇÃO "EXPERIÊNCIA URBANA"

Local: Estacionamento ao lado do Museu da UFRGS

 

Exposição coletiva a céu aberto, tendo por tema a experiência urbana contemporânea. A ação terá coordenação e curadoria de Elaine Tedesco, professora do Instituto de Artes da UFRGS.

+ Informações

 

 

15:30

 

3. ABERTURA EXPOSIÇÃO "NA PORTO ALEGRE DA COPA, OS RITMOS DE UMA CONSTRUÇÃO DESTRUTIVA OU DESTRUIÇÃO CONSTRUTIVA"

Local: Saguão do Prédio da Reitoria

 

Exposição é resultado da oficina de formação em pesquisa com suportes audiovisuais desenvolvida pelo Núcleo de Antropologia Visual da UFRGS entre 2013 e 2014 com o objetivo de etnografar os processos de transformações urbanas em Porto Alegre (RS).

 + Informações

 

 

16:00 às 18:00 

 

CICLO DE FILMES - CIDADES E UNIVERSIDADES

Local: Sala Redenção

+ Informações e Inscrição

 

   

18:30 às 19:30

 

ABERTURA OFICIAL

Local: Sala II - Salão de Atos da UFRGS

 

Conferência - Lidia Brito
Diretora da Oficina Regional de Ciência da UNESCO para America Latina e Caribe

+ Informações

   

 

20:00 

 

INTERVENÇÃO CÊNICA - "CIDADE PROIBIDA"

Local: Praça ao lado do Instituto de Educação

 

O projeto propõe a realização de intervenções cênicas em locais públicos que tornam-se proibidos durante a noite, perante a ameaça da violência potencial. Em uma composição afetiva com a cidade,  propõe o resgate poético-social desses espaços através de ações artísticas. 

+ Informações

12 de Abril

9:00 às 11:00

 

1. MESA - ARTE, CULTURA E ESPAÇO PÚBLICO: Acervos e Projetos - Arte e Cidade

 Local: Sala II - Salão de Atos da UFRGS

Coordenação e Mediação: Maria Ivone dos Santos (UFRGS)

 

Participantes: Cristina Freire (USP), Renata Marquez (UFMG), Sebastián Alonso (UDELAR), Fernando Davis (UNLP), Maria Ivone dos Santos (UFRGS)

 

 

9:00 às 12:30

 

2. SESSÕES 

Apresentação e avaliação de experiências e sistemas de cooperação e vinculação tecnológica entre governos locais e o sistema universitário.

 

9:00 às 12:30 

 

2.1 Desenvolvimento Cultural 

Local: Salão de Festas - 2º andar da Reitoria da UFRGS

 

9:00 às 10:30

 

2.2 Governo Digital

Local: Sala Fahrion - Segundo andar da Reitoria da UFRGS 

Mesa:

Celio Piovesan (Prefeitura de Canoas)

Lisiane Coredeiro (Prefeitura de Porto Alegre)

 

Lautaro Lorenzo (Municipalidad de Francisco Javier Ibarra)

 

11:00 às 12:30

 

2.3 Observatórios

Local: Sala Fahrion - Segundo andar da Reitoria da UFRGS

Mesa:

Hugo Arrillaga (UdelaR)

 

 

12:00  

 

INTERVALO

 

 

14:00 às 17:00

 

3. SESSÕES 

Apresentação e avaliação de experiências e sistemas de cooperação e vinculação tecnológica entre governos locais e o sistema universitário.

  

3.1 Desenvolvimento Local |  Meio Ambiente e Gestão de Risco

Local: Sala Fahrion -  2º andar da Reitoria da UFRGS

Mesa: 

David Carbonari (Escola de Administração da UFRGS)

  

14:00 às 17:00

 

4. MESA DE FRONTEIRA - Desenvolvimento da Fronteira para uma Integração mais Inclusiva

Local: Salão de Festas - 2º andar da Reitoria da UFRGS

Painel com a presença da Cônsul do Uruguai e do Cônsul da Argentina, Prefeitura de Porto Alegre e municípios da Mercocidades.

 

 

17:00

 

5. LANÇAMENTO DO LIVRO "Democracia nas Cidades e as Grandes Transformações Urbanas"

Local: Segundo andar da Reitoria da UFRGS

Seminário com a presença dos autores dos artigos e organizadores do livro.

 

20:00

 

6. Espetáculo teatral - "Alice no País das Maravilhas"

Local: Salão de Atos UFRGS

Com um elenco composto por atores surdos, a peça é apresentada em Lín­gua Brasileira de Sinais (libras) pelo Signatores – único grupo composto por atores surdos na região Sul do Brasil. A peça é destinada a todos os públicos – até mesmo aqueles que não sabem libras – pois há o acompanhamento de dois atores, que fazem a narração dos acontecimentos e das falas.

+ Informações

13 de Abril

9:00 às 12:00

 

1. SESSÕES 

Apresentação e avaliação de experiências e sistemas de cooperação e vinculação tecnológica entre governos locais e o sistema universitário

 

1.1 Inclusão Social

Local: Salão de Festas - 2º andar da Reitoria da UFRGS

 

1.2 Planejamento Territorial

Local: Sala Fahrion - 2º andar da Reitoria da UFRGS

 

  

13:00

 

 4. ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO DO III ENCONTRO DE CIDADES E UNIVERSIDADES

 Local: Museu da UFRGS

 

5. ABERTURA DA EXPOSIÇÃO - Acervo da Pinacoteca de Santo Ângelo

 Local: Museu da UFRGS 

DESENVOLVIMENTO LOCAL

TÍTULO

AUTORES

CIDADE

INSTITUIÇÃO

DOWNLOAD

Plan Maestro Laguna de Rocha

Daniel Alejandro Numerosky Càtedra Carnicer: Arquitectura 5 / Facultad Arquitectura y Urbanismo - UNBA

Buenos Aires

FADU / UNBA

-

Criação do Pólo Tecnológico Metropolitano.

Ana B. Gorini da Veiga (coordenadora)

Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

-

Fórum Permanente de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre (Fórum das IES/POA) no âmbito da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Ana Paula Matei; Manolo Silveiro Cachafeiro; Raquel Santos Mauler; Filipe Ramos Barroso; Rita Carnevale; Rafael Schmit; Gabriela C. Ferreira; Nei Marçal, Fernanda Bermudez.

Porto Alegre, RS - Brasil

UFRGS

-

Transferencia Integral en conocimientos y gestión en complejidades sociales; respuestas y herramientas. Experiencia de Posgrado en Universidad de Gestión Pública.

Ps. Gustavo Rigoni, Ps. Hernán Cornejo

Rosario, Santa Fe - Argentina

UNR

-

Herramientas para el fortalecimiento de la capacidad estatal a nivel local

Alejandro Belmonte; Sergio Vergara

Municipalidad de Maipú, Chile

Universidad Nacional de Cuyo

-

MERCOCIUDADES: Asesoría a la Secretaría Ejecutiva da la RedMercociudadesen la Gestiónde laMunicipalidad de Porto Alegre

Prof.a Dra. Joséli Fiorin Gomes (coordinadora)

Porto Alegre

Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER)

-

Aportes de la Extensión Universitaria en procesos de fortalecimiento y desarrollo de Gobiernos Locales.

Téc. Carolina Sanchis - Lic. Ivana Morelli

Santa Fe - Argentina

UNL

-

Inclusión educativa: roles y aportes desde distintos actores territoriales

Carolina Sanchis, Lic. Ivana Morelli

Santa Fe, Argentina

UNL

-

Sistema de Informação Geográfica para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Rio Claro SP

Rodrigo Buchianeri Numa de Oliveira, Maria Isabel C. de Freitas, Francielle Calixto Sodelli

São Paulo, SP

UNESP

-

INCLUSÃO SOCIAL

TÍTULO

AUTORES

CIDADE

INSTITUIÇÃO

DOWNLOAD

El Trabajo Social en las Cooperativas de Trabajo de la Cuenca Matanza – Riachuelo

Javier Nascone

Monte Grande, Bs. As. - Argentina

UBA

-

Trabajo dirigido como modelo de apoyo universitario a municipios menores

Gastón Gallardo Dávila- Eric Rivero Linares-Max Arnsdorff Hidalgo

Gobierno Autónomo Municipal de Reyes, Bolivia

UMSA

-

Mejoramiento de la calidad de vida de las madres solteras e hijos

Meza Cabañas, Valeria Steffi

Asunción del Paraguay - Paraguai

Universidad Nacional de Asuncion

-

E-BASURA: Un proyecto sustentable de extensión universitaria para las Mercociudades.

Díaz, F. J.; Ambrosi, V. M.; Castro, N. E.

La Plata - Argentina

U.N.L.P. - Municipio La Plata

-

Con la TRATA no hay TRATO

Coduri, Yael Antonela. Hummel, Ianara. Milocco, Mailen Noelia

Municipalidad Ciudad de Rosario

Municipalidad de rosario - UNR

-

Curso de Aperfeiçoamento docencia na Escola de Tempo Integral

Marta Rosa Borin, Fabiane Adela Tonetto Costas, Neida Maria Camponogara de Freitas

Santa Maria, RS - Brasil

Universidad Federal de SantaMaria

-

Gestão e informatização do patrimõnio cultural do Museu de Arte Sacra de Santa Maria - RS

Marta Rosa Borin; Henrique Gabriel Gularte Pereira; Luciana de Aguilar Belizio; Thiago Alves Torres.

Santa Maria, RS - Brasil

Universidade Federal de Santa Maria

-

G.A.M.E. Grupo de Apoio em Megaeventos – Voluntariado Internacional para a Inclusão e Proteção de Crianças e Adolescentes e Enfrentamento a Exploração Sexual e Comercial durante Megaeventos

Carlos Fernando Simões Filho, Andrea Patrícia Ramos, Ramiro Maximiliano Gómez, Jeferson Magaiver, Julio Cesar Faria, Bruna Cardoso, Bruna Oliveira, Franciele Biscarra, Gabriel Jacques, Gustavo Volkweis e Gislaina Capeletti

Porto Alegre

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

-

Programa de fortalecimiento de las condiciones de empleabilidad destinado a madres de las niñas y niños de los jardines municipales

Municipalidad de Santa Fe – Universidad Nacional del Litoral

Santa Fe

UNL

-

DESENVOLVIMENTO CULTURAL

TÍTULO

AUTORES

CIDADE

INSTITUIÇÃO

DOWNLOAD

Patrimônio Histórico, Gestão Documental, Memória e Preservação

Maria Medianeira Padoin (coordenadora),

Santa Maria, RS - Brasil

Universidade Federal de Santa Maria

-

Gestão Municipal no Desenvolvimento da Economia Criativa

Araujo,M.P.

Porto Alegre, RS - Brasil

Centro Universitário Unilasalle

-

Inclusión educativa: roles y aportes desde distintos actores territoriales

Carolina Sanchis; Ivana Morelli

Santa Fe - Argentina

UNL

-

MEIO AMBIENTE E GESTÃO DE RISCO

TÍTULO

AUTORES

CIDADE

INSTITUIÇÃO

DOWNLOAD

Los Bienes Comunales. Confianza, reputacion y reciprocidad em el proceso de integracion. El caso del acuífero Guarani.

Lucuix Maria Beatriz

Cidades localizadas sobre o Aquífero Guaraní

UBA

-

GOVERNO DIGITAL

TÍTULO

AUTORES

CIDADE

INSTITUIÇÃO

DOWNLOAD

El estudio sobre gobierno electrónico en Mercociudades, realizado com o apoio do BID

Prefeitura de Montevidéu, Uruguai

Montevidéu, Uruguai

-

OBSERVATÓRIOS

TÍTULO

AUTORES

CIDADE

INSTITUIÇÃO

DOWNLOAD

El Obseratorio del Conurbano Bonaerense, um instrumiento de produccion y circulación de conocimiento de sobre la región.

Adriana Rofman

Conurbano Bonaerense - Argentina

Universidad Nacional de Gral. Sarmiento

-

Experiencia de formalización de recolectores Urbanos Municipio Esteban Echeverria

Roberto Ariel Devoto

Buenos Aires

UBA

-

PLANEJAMENTO TERRITORIAL

TÍTULO

AUTORES

CIDADE

INSTITUIÇÃO

DOWNLOAD

Pre- Inventario de Edificios y Paisajes de Valor Patrimonial / FADU-UNL / Municipalidad de Santa Fe

María Laura Bertuzzi

Santa Fe - Argentina

UNL

-

Ecoturismo Praia de Paquetá: da sustentabilidade à transdisciplinaridade

Marzulo, Eber Pires

Canoas, RS - Argentina

UFRGS

-

Diretrizes para Requalificação da Praça Dr. Alcides Marques e do Largo da Bandeira em Jaguarão – RS

Carvalho, Agatha Muller de

Jaguarão, RS - Brasil

UFRGS

-

Primer Censo del Arbolado Público del Partido de Avellaneda

Iris Bejarano

Avellaneda, Bs. As. - Argentina

Univ. Nacional de Avellaneda

-

Observatório das Metrópoles – transformações na Ordem Urbana no Brasil (1980-2010)

Paulo Roberto Rodrigues Soares

Porto Alegre

UFRGS - Porto Alegre

-

Lineamientos para el ordenamiento urbano ambiental de concepcion del Yaguaraté Corá - Corrientes

Roibón, María José - Zorrilla, Mario Miguel - Valdés, Paula

Concepción del Yaguareté Cora, Corrientes - Argentina

Universidad Nacional del Nordeste

-

Construyamos El Territorio Departamental Entre Todos. Una experiencia de planificación participativa en Maldonado, Uruguay

Instituto de Teoría de Arquitectura y Urbanismo, Facultad de Arquitectura, Universidad de la Republica

Maldonado - Uruguai

Universidad de la Republica

-

Mapeamento Participativo e Integrado de Vulnerabilidades de Áreas Suscetíveis aInundações e Deslizamentos: A Experiência do Município de Novo Hamburgo

Humberto Damilano, Alexandra Passuello, Eloisa Giazzon, Ivana Figueiredo, Luiz Carlos Pintoda Silva Filho.

Novo Hamburgo, RS - Brasil

UFRGS

-

Faça sua inscrição de participação no III  Encontro Universidades e Cidades.
Todos os interessados em participar do evento, seja assistindo à apresentação de trabalhos, participando de alguma intervenção artística ou de toda a programação, precisa realizar sua inscrição individual, de acordo com as modalidades abaixo, são elas: 

Participantes para assistir as apresentações de trabalhos nos Eixos Temáticos: 

Desenvolvimento Cultural
Desenvolvimento Local
Governo Digital
Inclusão Social
Meio Ambiente e Gestão de Risco
Observatórios
Planejamento Territorial

A inscrição garante o credenciamento, certificação digital e participação como ouvinte na Programação Geral do evento: Conferências de abertura e encerramento, nas apresentações de trabalhos nos eixos temáticos e Mesas-Redondas. 

Porto Alegre fica no Extremo Sul do Brasil e é o centro geográfico do Mercosul. O Lago Guaíba recorta a capital gaúcha de sul a norte, em uma orla de 72 km de extensão que foi o porto de entrada dos casais portugueses açorianos que iniciaram a colonização, em 1752. Nos séculos seguintes, a cidade acolheu imigrantes de todo mundo, e esse conjunto de múltiplas expressões e origens étnicas e religiosas fez de Porto Alegre uma cidade multicultural por natureza, um raro espaço onde a diferença é sempre bem-vinda.

Hoje, com 1.415.237 habitantes, a capital gaúcha é um polo de comércio de bens e serviços por excelência e de avançada tecnologia. Ligada por fibra ótica, a cidade oferece a maior rede de WiFi Zones do Brasil que permite a conexão sem fio totalmente gratuita com a web a partir de prédios e parques públicos e seus entornos, incluindo bares, restaurantes e hotéis.

Centro econômico, financeiro, político, cultural e administrativo das 31 cidades-satélites da Região Metropolitana de Porto Alegre, de 3,9milhões de habitantes, acima de tudo Porto Alegre tem uma das melhores qualidades de vida do Brasil.

O que visitar:

Há muito para se ver e fazer em Porto Alegre, metrópole global e completa que não perdeu de vista a qualidade de vida. E há coisas imperdíveis para quem quiser conhecer o melhor da capital gaúcha, como o histórico Mercado Público Central, movimentadíssimo espaço de compras e gastronomia, os 72 km da orla do Lago Guaíba e seu consagrado por do sol e o cardápio de diversidade oferecido pela noite porto-alegrense, capaz de atender variados gostos, do sofisticado ao mais irreverente.

Entre as cidades mais arborizadas do país e segunda capital com a maior área rural preservada, Porto Alegre também é ideal para o turismo rural e para quem curte a vida ao ar livre. Acesse este link para visualizar a seleção de pontos turísticos que a prefeitura local organizou para quem está visitando a Capital.

Onde se hospedar:

Uma lista de hotéis sugeridos pela organização do evento está disponível nesta página. Há também informações de contato, mapa de localização e distância até a Universidade de cada um deles.

Chegando em Porto Alegre:

Quem chega à cidade pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho dispõe de duas opções de transporte:

Por táxi - Basta se deslocar até a saída, pelo piso térreo do aeroporto, e pegar um táxi branco. Até o centro da cidade, o custo é de aproximadamente R$ 30,00. É possível ter uma estimativa de preço neste site, informando os pontos de partida e de chegada.

Por ônibus - Também na área externa do piso térreo do aeroporto, é possível pegar a linha de ônibus T5. Descendo na esquina da Rua Santo Antônio com a Avenida Osvaldo Aranha, são cerca de 500m até o local do evento.

Veja no mapa a localização do aeroporto e do Salão de Atos da UFRGS, onde ocorre o Seminário:

Quatro Estrelas:

EVEREST PORTO ALEGRE

Endereço: Rua Duque de Caxias, 1357 – Centro

Site: http://bit.ly/1AysGlV

Distância até o local do evento:

  • a pé: 16 minutos.
  • de carro: 10 minutos.

EMBAIXADOR

Endereço: Rua Jerônimo Coelho, 354 – Centro

Site: http://bit.ly/1tZVOOz

Distância até o local do evento:

  • a pé: 15 minutos.
  • de carro: 5 minutos.

CONTINENTAL PORTO ALEGRE

Endereço: Largo Vespasiano Veppo, 77 – Centro

Site: http://bit.ly/WN2Ond

Distância até o local do evento:

  • a pé: 20 minutos.
  • de carro: 5 minutos.

Três estrelas:

HARBOR REGENT SUITES

Endereço: Rua Vigário José Inácio, 700 – Centro

Telefone: (51) 3025-3200

Site: http://bit.ly/1nI1Fax

Distância até o local do evento:

  • a pé: 15 minutos.
  • de carro: 5 minutos.

BLUE TREE PORTO ALEGRE

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 3120 – Praia de Belas

Site: http://bit.ly/1uGIjY3

Distância até o local do evento:

  • a pé: 38 minutos.
  • de carro: 10 minutos.

MASTER PALACE EXPRESS E SUITES

Endereço: Rua Senhor dos Passos, 221 – Centro

Site: http://bit.ly/1n2KnzQ

Distância até o local do evento:

  • a pé: 15 minutos.
  • de carro: 5 minutos.

EXPRESS GRANDE HOTEL

Endereço:Rua Riachuelo, 1070 – Centro

Site: http://bit.ly/1pF85no

Distância até o local do evento:

  • a pé: 20 minutos.
  • de carro: 5 minutos.

EXPRESS PERIMETRAL

Endereço: Av. Loureiro da Silva, 1840 – Cidade Baixa

Site: http://bit.ly/1nI9WLL

Distância até o local do evento:

  • a pé: 10 minutos.
  • de carro: 5 minutos.

Duas estrelas

EXPRESS CIDADE BAIXA

Endereço: Rua Sarmento Leite, 865 – Cidade Baixa

Site: http://bit.ly/1xz4Xh7

Distância até o local do evento:

  • a pé: 8 minutos.
  • de carro: 6 minutos.

EXPRESS ALBERTO BINS

Endereço: Av. Alberto Bins, 618 – Centro

Site: http://bit.ly/WN2DYW

Distância até o local do evento:

  • a pé: 15 minutos.
  • de carro: 5 minutos.